Partilhar

Benefícios dos comedouros altos para cachorro

 
Por Maria Besteiros. 4 setembro 2020
Benefícios dos comedouros altos para cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Os comedouros elevados são uma boa opção para alimentar nossos cães. À venda você encontrará diferentes modelos para escolher, mas se você ainda não decidiu comprar um, neste artigo de PeritoAnimal explicamos todos os benefícios de um comedouro alto para cachorro. Além disso, damos-lhe as orientações para escolher o mais adequado de acordo com as características do seu cachorro. Ao final você encontrará, por último, ideias para que possa fazer em casa um comedouro alto totalmente personalizado.

Continue lendo e descubra conosco por que os comedouros altos para cães são uma boa opção e como fabricar um caseiro.

Também lhe pode interessar: Cuidados dos coelhos toy

Vantagens de elevar o comedouro para cães

O primeiro ponto que pode nos fazer optar por um comedouro elevado para nosso cão é a saúde. Um comedouro desse tipo não obriga o cachorro a abaixar a cabeça até o chão para se alimentar, permitindo que ele mantenha uma postura mais confortável e fisiológica ao engolir. Esse aspecto é especialmente importante para aqueles indivíduos que sofrem de problemas de mobilidade. Um exemplo é a artrite, mais comum em cães de idade avançada, ou transtornos à nível cervical. Esses cães agradecerão por não terem que abaixar a cabeça até o chão. Por outro lado, se nosso cachorro foi diagnosticado com megaesôfago, um comedouro alto faz parte do tratamento e o veterinário irá recomendar para nós. Essa patologia afeta a funcionalidade do esôfago e os cães se beneficiam da alimentação sem ter que abaixar a cabeça, o que ajuda que o alimento chegue ao estômago, dificultando a regurgitação.

Se você prestar atenção em como a postura do cão fica quando come no chão em comparação com a posição diante de um comedouro elevado, você pode compreender a diferença. Uma boa postura no momento da ingestão favorece todo o processo digestivo. É claro que, ao resultar mais fácil comer, os comedouros altos não são a melhor opção para exemplares que comem com demasiada ansiedade ou rapidez. Por outro lado, se seu cão for filhote, elevar o comedouro impede que ele coloque as patas nele e acabe sujando a comida ou manchando tudo; também evita que deslize por toda a casa.

Por último, ao avaliar os benefícios de um comedouro alto para cachorro, a higiene deve ser considerada. Ao não estar em contato direto com o solo, há uma menor probabilidade de que sobre ele caia poeira, pelos ou qualquer outra sujeira. Também contribuem na manutenção da limpeza do lugar de alimentação. O cão que come no alto tende a manchar menos.

Benefícios dos comedouros altos para cachorro - Vantagens de elevar o comedouro para cães

Altura ideal do comedouro para cães

Para aproveitar ao máximo os benefícios de um comedouro alto para cachorro é importante levar em consideração a altura. Logicamente, isso vai variar de acordo com o tamanho do nosso cachorro. O ideal é que seja suficiente para que o cão não tenha que se abaixar para comer. Pode-se tomar como referência à altura do seu cotovelo, que deveria coincidir, aproximadamente, com a parte de baixo do comedouro.

Outro cálculo que pode ser feito medindo o cão desde o chão até as omoplatas e subtraindo uns 15 cm. Em qualquer caso, se você tem dúvidas sobre a medida exata, escolha um comedouro de altura regulável. Dessa forma, você poderá adaptá-lo ao tamanho do seu cachorro. Esses comedouros reguláveis também são uma boa opção se o cachorro ainda for filhote, pois o comedouro regulável poderá crescer com ele.

Como escolher o melhor comedouro alto para cães

Como não existe um único comedouro elevado perfeito, mas sim um que seja ideal para cada cão em função de suas características, é conveniente prestar atenção a alguns detalhes que marcarão a diferença na hora de fazer nossa escolha. O tamanho da tigela e a altura são os primeiros aspectos importantes, pois devem se adaptar às dimensões do cachorro para que este possa se alimentar com comodidade. Quanto maior for, menor a probabilidade de que caia comida no chão.

Observe também os materiais e opte pelos mais higiênicos, resistentes e fáceis de limpar. O plástico não é recomendado porque alguns exemplares podem provocar dermatite alérgica por contato. Além disso, absorve odores e se degrada com o tempo. O aço inoxidável, por sua vez, é uma opção muito boa, resistente e fácil de limpar. A cerâmica ou o vidro são bons, mas são fáceis de quebrar.

Por outro lado, são muitos os comedouros elevados para cães que incluem um recipiente para a comida e outro para a água no mesmo suporte. Certifique-se que possam ser removidos para uma melhor higienização. Ter esses dois comedouros próximos nem sempre é uma boa ideia. Quando os cães bebem, é normal que pingue e se a água cair sobre o alimento seco pode molhá-lo, o que o torna um produto que estragará com facilidade se o cão não come rápido toda sua ração ou se está acostumado a tê-la sempre à mão.

Por último, como existem diversos modelos, por exemplo, os de suporte sobre os quais ficam penduradas as tigelas ou os tipos bandeja com patas, além de atender aos benefícios dos comedouros altos para cães, você também pode se guiar pelo seu gosto pessoal ou até pela decoração do seu lar.

Como fazer um comedouro alto para cachorro em casa

Não pense que é necessário um grande investimento para aproveitar os benefícios dos comedouros altos para cães. Se você gosta de artesanato ou bricolagem, você pode fazer em casa seu próprio comedouro elevado e também personalizá-lo. Para evitar complicações, você pode procurar um suporte pré-fabricado, como, por exemplo, o típico para vasos ou qualquer banqueta ou mesinha que se adapte à altura que seu cachorro necessita. Basta comprar um comedouro do seu agrado que encaixa. Se você escolher a opção mais fácil, que é o suporte de vasos, você apenas terá que colocá-lo no aro. Ao contrário, se você tem a superfície lisa de, por exemplo, uma mesinha, você terá que apoiar o comedouro sobre ela pela parte mais estreita e desenhar seu contorno para recortar o círculo e poder encaixar o comedouro.

Outra opção é construir você mesmo o suporte, por exemplo, com madeira. Em qualquer caso, sempre tem a possibilidade de personalizar pintando ou decorando ao seu gosto, por exemplo, com o nome do cachorro ou um desenho que você goste. Claro, use sempre tintas ou vernizes naturais, não tóxicos e laváveis. Neste vídeo, mostramos os passos a seguir.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios dos comedouros altos para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Benefícios dos comedouros altos para cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios dos comedouros altos para cachorro
1 de 2
Benefícios dos comedouros altos para cachorro

Voltar ao topo da página