menu
Partilhar

Por que os gatos comem grama?

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 23 dezembro 2020
Por que os gatos comem grama?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais estritamente carnívoros, portanto, a base de sua nutrição é a proteína animal, como a carne de vitela ou bovina, frango, peru ou peixe. No entanto, os felinos também podem ser beneficiados pelo consumo de frutas e vegetais bons para sua saúde. Muitos de nós ficamos até surpresos ao constatar que nossos gatinhos escolheram comer plantas por sua própria vontade.

Em tais circunstâncias, não são poucos os tutores que se fazem perguntas como: "por que meu gato come grama?" ou "meu gato está doente se come plantas?". Neste artigo de PeritoAnimal, explicaremos por que os os gatos comem grama e por que felinos são forçados a introduzir eventualmente vegetais e plantas em sua alimentação, te ajudando a identificar quando esse comportamento é motivo de preocupação. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos enterram a comida?

Por que o gato come grama e vomita?

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, e divulgada em agosto de 2019, na Noruega, revelou o que tutores do mundo inteiro se perguntavam há muitos e muitos anos: por que afinal os gatos comem grama?

Segundo o estudo, realizado com mais de 1.000 tutores que acompanharam atentamente o comportamento de seus companheiros felinos, os gatos comem grama para que ela funcione prioritariamente como uma espécie de vermífugo e para acelerar seu trânsito intestinal, melhorando sua digestão.[1]

É algo instintivo dos felinos. As plantas proporcionam uma alta ingestão de fibras ao seu organismo e, eventualmente, você poderá observar a presença de grama em suas fezes. A pesquisa estaduniense mostrou que 71% de todos os gatos observados ingeriram grama pelo menos seis vezes ao longo da vida e que 91% ficaram muito bem depois de comer grama ou seja, não vomitaram.

Acreditava-se, até então, que o principal motivo que levava um gato a comer grama para provocar o vômito após a ingestão de algo tóxico ou que não fez bem ao pet. Mas, como vemos a partir da pesquisa, esse ato vai além disso.

Por isso, se você observa que seu gatinho está vomitando, tem sintomas de problemas digestivos ou de intoxicação, e se é um caso de gato com dor de barriga, não hesite em levá-lo rapidamente ao veterinário para verificar seu estado de saúde.

Por que os gatos comem grama? - Por que o gato come grama e vomita?

Seu gato come grama por causa de deficiências nutricionais?

Se ele não conta com uma nutrição completa e equilibrada, o gato comendo grama pode ser um indício de que ele está fazendo isso para complementar sua dieta e combater essas deficiências nutricionais. Além de serem ricas em fibras, as plantas são fontes de ácido fólico, uma vitamina do complexo B que participa na formação das células e tecidos, melhora a circulação sanguínea, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne a anemia e muitas outras doenças.

Lembre-se de que a alimentação do gato é um aspecto fundamental para sua saúde e o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, emotivas e sociais. Portanto, recomendamos contar sempre com a orientação de um veterinário para oferecer a melhor dieta para seu gatinho, considerando sua idade, tamanho, saúde e as necessidades específicas do seu organismo.

Os gatos comem grama como laxante?

O alto conteúdo de fibra das plantas estimula o trânsito intestinal, ajudando a combater e prevenir a prisão de ventre nos gatos. Se seu gato tem dificuldade para defecar com regularidade ou suas fezes estão muito duras e difíceis de evacuar, é possível que ele coma grama para aliviar os sintomas incômodos e a dor que sente ao estar constipado.

O normal é que os gatos defequem todos os dias e suas fezes não estejam nem secas nem moles. De modo geral, você pode considerar que seu felino está sofrendo com prisão de ventre se ele passar 2 ou mais dias sem evacuar. Portanto, se você observa que seu gato não tem evacuado em 2 ou 3 dias, não hesite em levá-lo ao veterinário.

Por que os gatos comem grama? - Os gatos comem grama como laxante?

Comer grama faz mal para os gatos?

À princípio, comer grama não é algo ruim ou prejudicial para a saúde dos felinos. Muitos tutores se perguntam o que acontece com um gato que come grama. Os vegetais são fontes naturais de fibra, vitaminas e alguns minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico de nossos gatinhos, melhoram sua digestão e previnem a constipação. O organismo do gato está preparado para consumir grama em situações específicas para proteger seu bem-estar e conservar o equilíbrio de seu metabolismo.

Entretanto, devemos estar atentos e reparar os motivos que levam os nossos gatos a comer grama e observar se esse comportamento é acompanhado de outros sintomas. Se seu gatinho está magro, se está sempre faminto ou se o gato está comendo grama regularmente, recomendamos consultar um veterinário especializado para constatar se sua dieta está adequada às suas necessidades nutricionais.

Por outro lado, se você percebe que seu felino não vai ao banheiro regularmente ou observa alterações nas fezes do seu felino, também será melhor levá-lo à clínica veterinária para constatar a causa da sua prisão de ventre e descartar a presença de parasitas ou bolas de pelo em seu trato gastrointestinal.

Logicamente, o consumo de plantas tóxicas para os gatos está terminantemente proibido para todos os gatinhos, em qualquer circunstância. Para garantir que seu gato possa comer grama de maneira segura, recomendamos que você tenha sempre erva de gato ou malte natural em sua casa, ou cultive alguns vegetais benéficos para os gatos, sem o uso de pesticidas ou agrotóxicos que possam intoxicar seu organismo. Oferecer a grama de gato também pode ser bastante benéfico ao seu gato.

Lembre-se que os artigos do PeritoAnimal são informativos e de nenhuma maneira substituem os cuidados veterinários especializados. Portanto, ao observar qualquer mudança no comportamento ou no aspecto do seu companheiro felino, leve-o rapidamente à clínica veterinária.

Neste vídeo você confere os efeitos e benefícios da erva para gatos:

Grama de gato

Já vimos que a grama traz benefícios aos gatos porque ajuda em seu trato intestinal e no controle das bolas de pelo. E algo que ficou bastante popular nos últimos anos é a chamada grama de gato, também chamada de mato para gato ou capim para gato.

E qual grama de gato é a ideal? Há vários tipos de grama para gato. As mais utilizadas por tutores são as gramas de aveia, trigo e milho de pipoca (não é a de microondas). Não ofereça grama para gato que contenha flores. É possível comprar as sementes mas, antes, certifique-se de elas estão livres de agrotóxicos. Você também pode comprar a grama em pet shops.

Uma outra sugestão é que você compre um vaso e plante a grama para gatos para deixá-la em seu apartamento, casa ou mesmo no quintal, à disposição do felino.

Instintivamente o gato vai comer a grama quando achar necessário e, por isso, você não deve se preocupar com quantidades. Basta deixar o vaso acessível a ele e, quando vir o gato comendo grama, você já saberá que está tudo bem em fazer isso.

Plantas boas para gatos

Além da erva de gato ou catnip e a grama de gato, os gatos podem comer plantas como a valeriana, o dente de leão, a camomila e ainda plantas mais aromáticas, como o manjericão ou o alecrim. Todas elas têm propriedades e benefícios diferentes que podem ajudá-lo a melhorar sua saúde. Entretanto, como dissemos, este tipo de vegetais nunca deve ser a base de sua dieta, são complementos adicionados a sua alimentação habitual.

E se você notou que seu gato está comendo as plantas do seu jardim e você quer impedi-lo ou ensiná-lo a ingerir apenas as plantas destinadas a ele, como a grama de gato, não perca este artigo: como afastar os gatos das plantas?

Por que os gatos comem grama? - Plantas boas para gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos comem grama?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. SMITHSONIAN MAGAZINE. Researchers Think They Know Why Cats Eat Grass. Disponível em: <https://www.smithsonianmag.com/smart-news/researchers-figure-out-why-cats-eat-grass-180972885/>. Acesso em 21 de dezembro de 2020.
Bibliografia
  • UOL. Comer grama não faz mal a cães e gatos; descubra por que eles gostam tanto. Disponível em: <https://www.uol.com.br/universa/listas/comer-grama-nao-faz-mal-a-caes-e-gatos-descubra-porque-eles-gostam-tanto.htm>. Acesso em 21 de dezembro de 2020.
  • YOUTUBE. Aprenda a plantar graminha para gatos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gpI9n7WX0Go>. Acesso em 21 de dezembro de 2020.
  • CENTRO VETERINÁRIO ALPHA CONDE. Graminha para gatos - 5 razões para ter em casa. Disponível em< https://veterinarioalphaconde.com.br/graminha-para-gatos-5-razoes-para-ter-em-casa/>. Acesso em 21 de dezembro de 2020.
  • SUPER INTERESSANTE. Por que os gatos comem grama? Novo estudo tem a resposta. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-os-gatos-comem-grama-novo-estudo-tem-a-resposta/>. Acesso em 21 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que os gatos comem grama?
1 de 4
Por que os gatos comem grama?

Voltar ao topo da página