Primeiros socorros

Meu cachorro comeu veneno de rato, o que fazer?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 9 setembro 2022
Meu cachorro comeu veneno de rato, o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Venenos de rato são produtos extremamente perigosos, tanto para cães e gatos quanto para pessoas. Devido à grande facilidade de aquisição desses agentes de controle de roedores, não são raros os casos de envenenamento de animais de companhia.

Mas e se meu cachorro comer veneno de rato, o que fazer? Existe algum remédio que eu possa dar de imediato ou devo levá-lo rapidamente ao veterinário? Se você também possui essas dúvidas, continue lendo este artigo do Perito Animal.

Também lhe pode interessar: Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer?

Índice

  1. Composição do veneno de rato
  2. Por que o veneno de rato é tão perigoso para o cachorro?
  3. Meu cachorro comeu veneno de rato, o que fazer?
  4. Remédios caseiros para desintoxicar cachorros
  5. Outros produtos que temos em casa e que podem envenenar cães

Composição do veneno de rato

A maioria dos venenos de rato comercializados no Brasil são cumarínicos, anticoagulantes derivados da 4-hidroxicumarina, tendo como derivados a varfarina, brodifacoum, bromodiolona e deifenacoum. O brodifacoum é o cumarínico mais comumente empregado e também o mais tóxico.

Os nomes comerciais mais conhecidos dos rodenticidas com venda permitida são: Racumin, Ratum, Klerat, Mouser, Ratak, Rodend e Ratokill. São encontrados em tabletes, compostos sólidos, granulados coloridos, iscas e bloco parafinado. Alguns venenos de rato foram considerados ilegais devido à alta toxicidade, como o chumbinho, a estricnina, o fluoracetato de sódio e o arsênico.

O aldicarb, nome comercial Temik, é um agente anticolinesterásico carbamato vulgarmente conhecido como chumbinho, sendo considerado um dos praguicidas mais tóxicos disponíveis comercialmente. Embora seja registrado para uso exclusivamente agrícola no Brasil, tem sido frequentemente apontado como o responsável por diversos casos de intoxicação em seres humanos e animais. É vendido de forma clandestina e usado ilegalmente como raticida doméstico e no extermínio sobretudo de animais de companhia. Além disso, em muitos casos, ocorre adulteração do produto, que é misturado a grafite, milho moído, farinha de trigo ou areia, além da associação com organofosforados e anticoagulantes, agravando o quadro de intoxicação e dificultando o tratamento[2].

Os cães podem se envenenar ao ingerir o próprio veneno (isca) ou de forma secundária, ou seja, comendo animais envenenados. Os venenos podem atravessar a placenta e serem excretados no leite materno, colocando os filhotes que são amamentados em perigo. Uma dose elevada ou pequenas doses repetidas podem ocasionar o aparecimento da síndrome hemorrágica[1].

Por que o veneno de rato é tão perigoso para o cachorro?

Os rodenticidas do grupo cumarínico são inibidores competitivos da vitamina K, interferindo na coagulação do sangue, o que resulta em hemorragias de graus variados, a depender da dose ingerida. Quando absorvidos, causam uma anormalidade na coagulação sanguínea, inibindo a síntese hepática dos fatores de coagulação II, VII, IX e X, dependentes de vitamina K. Além disso, ocorre o bloqueio da enzima vitamina K epóxido redutase, que converte a vitamina K epóxido em vitamina K1 (forma ativa).

Diante de todas essas alterações causadas pelos cumarínicos, ocorre uma vasodilatação e ingurgitamento dos vasos sanguíneos, aumentando a fragilidade destes. Os distúrbios hemorrágicos iniciam-se após a degradação dos fatores de coagulação já produzidos pelo corpo e que estão circulando (cerca de 12 a 24 horas). Ainda, atuam deprimindo a capacidade de agregação plaquetária, mesmo sem a ocorrência de queda no número de plaquetas no sangue.

Sintomas de um cachorro intoxicado com veneno de rato

Os principais sinais clínicos de um cachorro que comeu veneno de rato e, portanto, está intoxicado, são:

  • Hemorragias
  • Anemia
  • Hematoma
  • Melena (sangue nas fezes)
  • Hemotórax (sangue na cavidade torácica)
  • Hifema (hemorragia na câmara anterior do olho)
  • Sangramento nasal
  • Expectoração de sangue (hemorragia pulmonar)
  • Fraqueza
  • Ataxia
  • Cólicas abdominais
  • Dispneia
Meu cachorro comeu veneno de rato, o que fazer? - Por que o veneno de rato é tão perigoso para o cachorro?

Meu cachorro comeu veneno de rato, o que fazer?

Caso você perceba que seu cachorro tenha comido veneno de rato, o mais correto a se fazer é levá-lo imediatamente ao veterinário para que sejam aplicados vitamina K e demais medicamentos para reverter os efeitos deletérios do produto. Se possível, leve a embalagem do rodenticida, para que seja possível identificar com clareza o princípio ativo e seja instituído o tratamento mais efetivo.

Remédios caseiros para desintoxicar cachorros

Se o tutor tiver certeza de que o cachorro comeu veneno de rato, poderá utilizar alguns mecanismos para fazer o animal vomitar, prevenindo a absorção e melhorando a eliminação do agente tóxico. Lembrando que a êmese deve ser estimulada no máximo 2 a 3 horas após a ingestão do veneno. O vômito pode ser induzido com o uso de água oxigenada na concentração de 3% (nunca utilizar em uma concentração maior). Geralmente, o vômito acontece cerca de 10 minutos após a administração.

O carvão ativado é útil em ingestão recente de substâncias tóxicas, com menos de 2 horas. Tem o objetivo de adsorver os compostos ainda no estômago. No entanto, não deve ser administrado em suspeitas de perfuração gástrica ou em animais que estejam vomitando ou com náusea. A dose utilizada do carvão ativado é de 1 a 2g/kg, por via oral.

Não é recomendado o uso de chás em casos de envenenamento de cachorro, pois algumas ervas podem aumentar a absorção do agente tóxico. O tratamento para um cachorro intoxicado precisa ser prescrito pelo médico veterinário, após análise do histórico e do quadro clínico do animal, não sendo indicados remédios caseiros, como leite, clara de ovo ou borra de café (podem acelerar a absorção do veneno). E lembre-se sempre, em casos de envenenamento, cada minuto até o início do tratamento pode fazer diferença para o cachorro.

Outros produtos que temos em casa e que podem envenenar cães

Os produtos de limpeza de uso domiciliar estão frequentemente entre as cinco principais causas de intoxicação em animais domésticos – junto com pesticidas, medicamentos e rodenticidas. Vários produtos com composições químicas diversas estão disponíveis no mercado para uso doméstico, além de produtos caseiros, vendidos sem rótulos e, portanto, sem informações sobre sua composição[3].

Os animais podem se intoxicar ingerindo diretamente os produtos de limpeza ou, ao se deitarem no chão, entram em contato com os agentes, lambendo as patas e ingerindo as substâncias potencialmente tóxicas. Aqui vão algumas dicas para evitar que isso aconteça:

  1. Armazenar os produtos em locais onde os cães não tenham acesso;
  2. Retirar o cão do local durante a limpeza;
  3. Não misturar produtos de limpeza e não retirar os rótulos;
  4. Não reutilizar embalagens para guardar outros produtos, principalmente se forem alimentos;
  5. Dar preferência a produtos formulados para limpeza de ambientes com animais.

Agora que você já sabe o que fazer se seu cachorro tiver comido veneno de rato, recomendamos o vídeo a seguir sobre 11 coisas comuns que podem matar seu cachorro:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro comeu veneno de rato, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Referências
  1. Rennó, P.P., Sacoo, S.R., Barbosa, S.P. Intoxicação por cumarínicos em cães – Relato de Caso. Rev. Científica Elet. de Med. Vet., n. 08, 2007. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/BIfpCXNla5mWWjf_2013-5-21-16-45-41.pdf. Acesso em 08/09/2022.
  2. Xavier, F.G, Righi, D.A., Spinosa, H.S. Toxicologia do praguicida aldicarb (“chumbinho”): aspectos gerais, clínicos e terapêuticos em cães e gatos. Ciência Rural, v.37, n.4, p.1206-1211, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cr/a/GyGxpsm3qdfq6gwvzq56FXB/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 08/09/2022.
  3. Górniak, S.L., Waldvogel, J.F. Cuidados com os produtos de limpeza ambiental: riscos de intoxicação em cães e gatos e prevenção. PremieRpet, A Revista do Criador, 2021/2022. Disponível em: https://www.premierpet.com.br/wp-content/uploads/2021/12/af_5a-Ed-Rev-Criador_simples.pdf. Acesso em 08/09/2022.
Bibliografia
  • Barotto, A.M. Intoxicações por raticidas cumarínicos. Telessaúde de Santa Catarina. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/175499/Intoxica%C3%A7%C3%B5es%20por%20raticidas.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em 08/09/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Meu cachorro comeu veneno de rato, o que fazer?