Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer?

Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer?

Às vezes os animais nos surpreendem. Os cachorros são curiosos por natureza, o que pode nos causar algum incômodo ou preocupação. Pode ser um filhote ou um adulto que adora brincar, investigar com mais energia o ambiente e acabar comendo coisas que não deveriam.

Se o seu seu cachorro comeu sabonete, o que fazer? É uma emergência? Pode ser perigoso? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber mais detalhes para saber como agir nesses casos.

Identifique o tipo de sabão que o cachorro comeu

Que tipo de sabão era? Essa é a grande pergunta que fazem os veterinários quando os tutores ligam desesperados ao perceber que seu cachorro comeu sabonete. É importante entender que não é a mesma coisa comer um pouco de sabonete durante o banho do que devorar sabão da máquina de lavar, uma barra de sabão branco para lavar roupas à mão ou um sabonete de glicerina para o corpo humano. Como veremos a seguir, existem diferentes tipos e diferentes consequências para nosso animal conforme cada sabão.

  • O sabão neutro para roupas ou o que vai dentro da máquina de lavar tem substâncias químicas muito potentes como ácidos, fosfatos, enzimas industriais e uma série de substâncias que danificam a mucosa gástrica de nosso cachorro. Portanto, não importa a quantidade que tenha ingerido, causará uma maior ou menor quantidade de sintomas de intoxicação ao longo do dia;
  • Quando nos referimos ao sabonete de glicerina, podemos ter sorte. Em algumas ocasiões, há um bebê em casa e o sabonete costuma ter propriedades atóxicas para evitar danos em nossos filhos. Mas nem sempre o que não é prejudicial para nossos filhos será inofensivo para nossos animais de estimação.

Devemos levar nosso cachorro ao veterinário para avaliar as medidas que devemos seguir. É preciso considerar que se trata de uma intoxicação e é uma emergência.

Como saber se o cachorro comeu sabonete?

Quando seu cachorro come sabonete ou sabão, seja de qualquer tipo, ele sofre uma intoxicação ou envenenamento, por isso os sintomas que podemos observar serão os seguintes:

  • Vômitos e diarreia (podemos observar sangue em alguns casos);
  • Choro por dor abdominal intensa;
  • Hipersalivação, podendo formar poças de saliva;
  • Excesso de sede (poliúria);
  • Fraqueza, fadiga e/ou depressão;
  • Pupilas dilatadas;
  • Tosse e espirros, como se o cachorro quisesse "expulsar" o elemento estranho;
  • Tremores e espasmos musculares;
  • Aumento da sudorese;
  • Incoordenação, nervosismo, colapso e inconsciência, chegando ao estupor e sofrendo um coma se não for atendido a tempo;
  • Perda de apetite.

Como ajudar um cachorro que comeu sabonete

A primeira coisa que devemos fazer é ligar para o veterinário e/ou ir imediatamente quando detectamos o problema. Como qualquer intoxicação, trata-se de uma emergência.

Se o cachorro comeu sabonete, existem alguns primeiros socorros que podemos aplicar em nosso cão até a chegada ao veterinário, o que poderá melhorar o quadro. Nosso cão ter comido sabão nem sempre é letal, mas pode causar muitos problemas de saúde se não agirmos rapidamente para reverter o quadro:

  1. Podemos provocar o vômito para eliminar a maior parte do sabão ingerido. Isso é muito útil se o virmos comendo ou se tiver passado pouco tempo, caso contrário, não tem muito sentido, muito menos se ele já estiver vomitando;
  2. Guardar uma parte do sabonete ou sabão, se ainda tiver, para o veterinário, caso ele queira analisá-lo;
  3. Evite dar alimentos ou medicamentos sem orientação: não dê ao seu cachorro alimentos ou medicamentos sem orientação do veterinário. Alguns remédios caseiros podem até piorar a situação, então é melhor seguir as recomendações do veterinário para tratar seu cachorro adequadamente.
  4. Oferecer água por 2 motivos: hidratá-lo ou para que ele provoque vômito, como se fosse uma lavagem gástrica.

Com a chegada ao veterinário, as medidas típicas de intoxicação já podem ter começado a se manifestar. Pode ser necessário que ele passe a noite na clínica, já que, com soro e medicamentos, conseguirão reverter os sintomas presentes.

Como evitar que um cachorro coma sabonete outra vez

Além das recomendações que mencionei anteriormente, aqui estão algumas outras coisas que você pode fazer se o seu cachorro comeu sabonete:

  • Guarde o sabonete em local seguro: Para evitar que seu cachorro coma mais sabonete, é importante armazenar o produto em um local seguro e fora do alcance do animal.
  • Limpe o ambiente: Certifique-se de limpar o ambiente onde o cachorro comeu o sabonete, retirando quaisquer pedaços que possam ter ficado para trás. Isso pode ajudar a evitar que o cachorro coma mais sabonete ou outros objetos que não deve.
  • Monitore o cachorro: É importante monitorar o cachorro após o incidente, observando se há quaisquer sinais de problemas de saúde. Em caso de dúvida, entre em contato com o veterinário.
  • Forneça uma dieta saudável: Oferecer uma dieta saudável e balanceada pode ajudar a prevenir futuros problemas de saúde e fortalecer a imunidade do cachorro.

Lembre-se de que prevenir é sempre melhor do que remediar. Mantenha objetos potencialmente perigosos, como sabonetes e produtos químicos, fora do alcance do seu cachorro e mantenha uma supervisão adequada para evitar que ele ingira algo que não deve.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.