Dietas equilibradas

Qual a melhor comida para passarinhos?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 10 fevereiro 2023
Qual a melhor comida para passarinhos?

Os pássaros estão entre os animais mais carinhosos e inteligentes e sua plumagem, de tantas cores diferentes, nunca passa despercebida. Caracterizados por sua longevidade, os passarinhos são os companheiros perfeitos para manter um bonito vínculo. Além disso, ouvir o canto característico de um pássaro é um privilégio que aquece o coração.

Se você adotou um passarinho de estimação, como um periquito ou uma calopsita, ou recebe visitas constantes de passarinhos de rua que vivem na natureza, você certamente tem estas dúvidas: qual é a melhor comida para passarinhos e outras aves? Ou o que passarinho come? Encontrar os melhores alimentos para alimentar um pássaro é um processo que pode levantar dúvidas e preocupações, especialmente se você quiser fornecer os melhores nutrientes para seu novo companheiro. É por isso que vamos tratar deste assunto neste artigo do PeritoAnimal. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: O que filhote de passarinho come?

Índice

  1. Alpiste
  2. Sementes
  3. Ração para pássaros
  4. Alimentos úmidos
  5. Grãos, comida ideal para aves maiores
  6. Como alimentar um pássaro corretamente

Alpiste

Aliado às sementes, o alpiste forma um cardápio ideal para periquitos e canários, razão pela qual ambos os produtos devem ser uma prioridade em sua alimentação. Sua ingestão pode ocorrer tanto através de misturas de ambos os produtos quanto oferecendo os ingredientes separadamente, pois são excelentes escolhas de comida para passarinhos.

No caso específico das aves mencionadas, é importante consultar as sementes ideais que devem ser dadas com o alpiste. Para fazer isso, você pode consultar estes artigos:

Também temos um artigo que pode te inspirar com mais de 200 nomes para canários.

Qual a melhor comida para passarinhos? - Alpiste

Sementes

As sementes são um verdadeiro best-seller em lojas especializadas em aves, pois são um produto estrela em termos de vitaminas, carboidratos e nutrientes e, por isso, consideradas a melhor comida para passarinhos. Se você está procurando uma boa base alimentar, as sementes podem fazer a diferença na alimentação de um pássaro.

Entre o catálogo de produtos, podemos destacar as seguintes sementes como as mais recomendadas por especialistas quando se trata de comida para pássaros:

  • Sementes de painço.
  • Sementes de girassol.
  • Sementes de cânhamo.
  • Sementes de aveia.
Qual a melhor comida para passarinhos? - Sementes

Ração para pássaros

A ração para pássaros é considerada uma excelente opção de comida para passarinhos. Também chamada de alimentos extrusados, é nada mais, nada menos, a mistura de diferentes alimentos conseguidos por meio da moagem e que passam por um processo de cozimento industrial. É possível encontrar rações para cada espécie de ave, seja papagaio, calopsita, periquito ou outros. É importante conversar com o vendedor de uma loja especializada para que você possa escolher a melhor opção que vá garantir uma correta nutrição para o passarinho.

Também há opções de outros alimentos secos ideais como comida de passarinhos, como a aveia, o trigo e frutas desidratadas. Você pode colocá-los em um comedouro tanto para suas aves de estimação como para passarinhos de rua que visitam seu jardim.

Conheça nomes de pássaros de A a Z neste nosso outro artigo.

Alimentos úmidos

Os alimentos úmidos também são de vital importância para fornecer uma dieta rica em nutrientes e vitaminas para os agapornis e outras espécies. Há também alimentos úmidos mais acessíveis, como frutas e verduras. Dependendo da espécie de ave, você precisará consultar a lista de frutas e verduras adequadas. Como guia, recomendamos o seguinte artigo: "Frutas e verduras para periquitos".

Qual a melhor comida para passarinhos? - Alimentos úmidos

Grãos, comida ideal para aves maiores

Se você vive com uma pomba ou várias pombas visitam seu quintal ou jardim e você quer manter tais visitas, os grãos e sementes são a melhor alternativa para proporcionar uma alimentação equilibrada. Devido à sua natureza granívora, as pombas apreciarão estes nutrientes em sua dieta, por serem uma ótima opção de comida para aves.

Agora, se o que você quer é afastar tais aves, leia este artigo sobre como espantar pombos.

Como alimentar um pássaro corretamente

Agora que você sabe o que os pássaros comem e quais são as melhores comidas para passarinhos e outras aves, é natural que você se pergunte o que é preciso saber antes de alimentá-los. Há vários fatores a serem considerados ao alimentar uma ave. O primeiro deles é a qualidade, portanto, se optar por ração para pássaros, faça uma boa pesquisa para saber se de fato são de boa qualidade e recomendados.

Uma alimentação equilibrada e de qualidade é a melhor maneira de manter um pássaro saudável, garantindo seu bem-estar, seja ele de estimação ou selvagem. Entretanto, embora possa parecer óbvio, a comida para pássaros ou outras aves varia de acordo com sua espécie, tamanho e necessidades. Portanto, é necessário ter bastante claro quais são as necessidades nutricionais da ave que você pretende alimentar.

Em muitos casos, uma alimentação variada composta por vários das comidas para pássaros e outras aves descritos acima é a melhor opção. Mais uma vez, é necessário conhecer as necessidades nutricionais do pássaro para poder definir as porcentagens de cada alimento em sua dieta. Por exemplo, os periquitos australianos devem comer alpiste misturado principalmente com sementes de painço e aveia, suplementados com verduras e frutas (somente aquelas adequadas para eles). A alimentação dos agapornis deve ser composta de 40% de ração específica para a espécie, 30% de frutas e verduras e 30% de outros alimentos, como brotos ou leguminosas.

Finalmente, é importante salientar que, no caso das aves domésticas, uma alimentação correta não é a única coisa que deve ser levada em conta para proporcionar uma boa qualidade de vida. É importante garantir que a ave tenha um ambiente adaptado a todas as suas necessidades e, sobretudo, que não se limite a uma gaiola 24 horas por dia. As aves precisam voar e se exercitar, portanto a gaiola deve ser um refúgio, um lugar seguro, não seu único espaço.

Portanto, agora que você já sabe as melhores opções de comida para passarinhos e outras aves, confira nosso artigo sobre o enriquecimento ambiental para aves.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual a melhor comida para passarinhos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Qual a melhor comida para passarinhos?