Galgo Afegão
O galgo afegão ou whippet afegão é um cachorro originário do Afeganistão. É considerada uma raça muito especial por quem teve um, uma vez que a combinação de personalidade, energia e aspeto físico do galgo afegão fazem deste cachorro um exemplar único e especial. Acredita-se que é descendente do Saluki, um cachorro iraniano de características semelhantes.
O primeiro exemplar de galgo afegão data do ano 1000 a.C sendo que, na altura, o cachorro era utilizado como cão de caça e cão pastor. Contudo, o seu primeiro registo só foi feito no século XIX. O seu aspeto elegante, graciosidade e velocidade fizeram com que o galgo afegão tenha triunfado como cachorro de corrida.
- Ásia
- Afeganistão
- Grupo X
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
Aparência física
O aspeto do galgo afegão é simplesmente espetacular pois é um cachorro alto, magro e elegante nos seus movimentos. O seu pelo é comprido e sedoso e, por cobrir todo o seu corpo, confere isolamento em climas frios e inóspitos. Podemos encontrar exemplares de cor de areia com zonas mais escuras no manto, embora existam cores muito diferentes.
A cabeça é fina, longa e muito expressiva. De ambos os lados, caem as suas orelhas compridas e suaves,
Apesar da sua aparência refinada, é um cachorro com um pescoço forte, ossos proeminentes e paras resistentes e retas. Por fim, destacamos a sua cauda encaracolada ou em forma de anel.
Personalidade
O galgo afegão é, geralmente, considerado um cachorro independente. No entanto, não é por isso que deixa de ser leal, doce e carinhoso com o seu tutor. É um cachorro corajoso e energético que deve ser socializado corretamente desde a juventude para potenciar as suas qualidades.
Normalmente, falamos de exemplares tranquilos e amáveis, um pouco desconfiados com estranhos, mas não agressivos nem hostis. São sensíveis ao ambiente, pois possuem um sexto sentido para interpretar a linguagem não verbal quando é abordado.
Comportamento
É recomendado que os seus filhos sejam educados antes de brincarem com este maravilhoso exemplar, uma vez que um puxão de pelo pode fazer com que o seu galgo afegão fique nervoso e transtornado rapidamente. Deve entender que, como qualquer cachorro, o galgo afegão deve ser respeitado e tratado com o carinho que merece.
Quanto à relação com outros animais, costuma ser positiva e agradável para ele. É fundamental que, desde jovem, ele seja estimulado para se relacionar. Dessa forma, o cachorro chegará à idade adulta sendo um animal social com vontade de se divertir.
Educação
Deve fazer um esforço por se informar sobre as técnicas básicas de reforço positivo, socialização e firmeza na educação antes de tomar a decisão de adotar um. O galgo afegão deve ser educado de forma amável, firme e tranquila. Não é um cachorro para qualquer pessoa.
Possui uma grande capacidade de memória e é um cachorro muito instintivo que reage adequadamente ao que lhe é pedido se o tutor mantiver coerência e constância.
Cuidados
O galgo afegão é um cachorro que, no passado, foi usado como pastor - corria pelas montanhas e guiava as ovelhas. Por esse motivo, é fácil deduzir que se trata de um cachorro com altas necessidades de exercício físico que, caso não sejam satisfeitas, podem resultar em atitudes tímidas e nervosas.
O seu passeio diário deve ser longo (também pode dividi-lo em vários passeios) e será um excelente companheiro se desejar fazer corrida moderada. Não cumprir as suas necessidades básicas pode provocar um estresse generalizado que resulta em problemas de comportamento e relacionamento com outros cachorros ou outras pessoas. Adora desfrutar de um bom banho na praia, rio ou correr pela montanha.
A manutenção de um galgo afegão é exigente, constante e cuidadosa pois necessita de uma escovagem muito regular (no mínimo 3 vezes por semana) e um banho mensal. Adapta-se bem à vida dentro de casa, uma vez que irá evitar a sujidade ou emaranhados na sua pelagem. Recomendamos que recorra a um cabeleireiro canino quando ele necessitar uma tosa, que deve ser cuidadosa e concreta.
Saúde
No geral, é um cachorro bastante saudável que será mantido corretamente se o tutor seguir as orientações básicas como a vacinação, desparasitação, etc. Ainda assim, e como qualquer cachorro de tamanho médio/grande, o galgo afegão pode sofrer de doenças como a malformação do cotovelo ou displasia da anca. Pode tentar prevenir estes problemas evitando o exercício em excesso, o que também contribui para prevenir a obesidade, e proporcionando uma zona de descanso cômoda.
Também é importante destacar que pode ser sensível a certos produtos químicos ou determinados medicamentos (cortisona, tranquilizantes e anestesia).