Dietas caseiras

Gato pode comer abobrinha?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 8 janeiro 2025
Gato pode comer abobrinha?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A proximidade entre gatos e pessoas trouxe muitos benefícios para as duas espécies, mas alguns problemas também foram aparecendo com o tempo e a convivência. Um deles é o hábito de compartilharem a mesma dieta, já que o gato é um animal carnívoro e as pessoas são onívoras. Apesar de serem animais bastante seletivos no que diz respeito à alimentação, os gatos são seres curiosos e gostam de experimentar novos sabores. E é nesse momento que o tutor precisa ter muito cuidado com o que oferece ao bichano, para que sua dieta não fique desbalanceada e ocorram deficiências nutricionais.

Alguns nutrientes são essenciais para os gatos, ou seja, eles não conseguem produzi-los sozinhos e, por isso, precisam que eles estejam na sua alimentação. Esse é o caso da taurina, um aminoácido essencial para o gato e que está presente na carne. O uso de outros alimentos além da carne para o gato pode gerar dúvidas, mas quando introduzidos corretamente e de forma balanceada, esses alimentos naturais formam uma dieta completa e saudável aos pets, trazendo benefícios à saúde, além de ser uma opção atrativa e palatável para eles.

Vários legumes e verduras podem ser adicionados à alimentação do gato, mas todos devem estar em quantidades corretas, para que não ocorra um desequilíbrio nutricional no gato. Legumes como a abobrinha têm sido utilizados principalmente nas dietas naturais para gatos e cachorros. Mas será que gatos podem comer abobrinha? Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas, o PeritoAnimal elaborou este artigo.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer maçã?
Índice
  1. Gato pode comer abobrinha?
  2. Benefícios da abobrinha para gatos
  3. Outros vegetais que gatos podem comer

Gato pode comer abobrinha?

A abobrinha é um vegetal rico em vitaminas, minerais e fibras, com muitos benefícios nutricionais para os gatos. Ele pertence à família Curcubitaceae, assim como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora. E se a sua dúvida é se os gatos podem comer abobrinha, a resposta é sim!

No entanto, o vegetal deverá ser oferecido ao bichano da forma correta e sem exageros, para que ele não deixe de comer outros alimentos necessários para o bom funcionamento do seu organismo. E lembre-se sempre: a abobrinha não pode substituir as refeições principais do gato, sendo utilizada somente como um complemento ou petisco.

Benefícios da abobrinha para gatos

Em pessoas, alguns estudos já demonstraram os benefícios da abobrinha na prevenção e tratamento de doenças como diabetes, anemia, problemas de pele, distúrbios cerebrais e parasitários. Para os gatos, a abobrinha é uma opção muito nutritiva para complementar a sua alimentação, pois seu valor calórico é baixíssimo, é rico em fibras, auxilia na digestão e evita problemas intestinais, como a constipação.

Sua quantidade de água contribui para manter a hidratação do animal, principalmente para os gatos, que têm o hábito de beber pouca água. Gatos com problemas de obesidade podem se beneficiar do uso da abobrinha, já que ela pode ser utilizada como petisco, fornecendo ainda nutrientes como potássio e vitaminas C e K.

A abobrinha também é uma rica fonte de nutrientes essenciais como ferro, ômega 3 e ômega 6. Ela pode ainda ajudar a proteger o fígado e o pâncreas contra lesões, reduzir os níveis de açúcar no sangue e aumentar os níveis de insulina. Isso é bom para evitar diabetes nos gatos. Alguns estudos mostraram que a ingestão de sementes de abóbora com casca foi eficaz no combate à infecção por vermes intestinais.

Gato pode comer abobrinha? - Benefícios da abobrinha para gatos

Outros vegetais que gatos podem comer

Legumes como a cenoura e o brócolis são fontes de vitaminas e minerais essenciais para o organismo dos animais, além de possuírem muitas fibras, que ajudam na digestão.

A abóbora e a batata-doce são fontes de carboidratos complexos que ajudam a manter a saciedade e a fornecer energia. Como fonte de proteínas vegetais, temos a ervilha e o feijão, que também podem ser incluídas na dieta.

O espinafre, por sua vez, é uma excelente fonte de ferro e ácido fólico, mas em excesso pode causar diarreia. Já a beterraba é rica em antioxidantes, como o betacaroteno e a vitamina C, além de conter ácido fólico e fibras que ajudam a regular o intestino.

O espinafre e o agrião, por exemplo, são fontes de vitaminas A e C, que ajudam na manutenção da visão e do sistema imunológico dos animais. A alface e o repolho são fontes de água e ajudam a manter a hidratação.

A couve contém compostos bioativos, como os glicosinolatos, que têm propriedades anti-inflamatórias. Além desses, vários outros legumes e verduras podem ser acrescentados à dieta do gato, mas em quantidades pequenas, para que ele não deixe de comer outros alimentos essenciais para a sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gato pode comer abobrinha?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Dinis Júnior, A., Blaitt, R.M.N.A. Ingredientes alternativos e naturais na nutrição de cães e gatos. Pubvet, 2023. Disponível em https://repositorio.uniso.br/server/api/core/bitstreams/f1f3b19f-24e8-45ab-838d-34108ef12212/content. Acesso em 29/11/2024.
  • Abobrinha: conheça seus benefícios e propriedades. Disponível em https://www.ecycle.com.br/abobrinha/. Acesso em 29/11/2024.
  • Gato pode comer abobrinha? Blog Petz, 2024. Disponível em https://www.petz.com.br/blog/pets/gatos/gato-pode-comer-abobrinha/#:~:text=A%20abobrinha%20%C3%A9%20uma%20op%C3%A7%C3%A3o,de%20problemas%20comuns%2C%20como%20constipa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 29/11/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Gato pode comer abobrinha?