Sons que apenas os cães ouvem
Ver fichas de Cachorros
Não é novidade que os cães têm um sentido de audição extremamente poderoso. É por isso que eles podem captar estímulos sonoros que passam completamente despercebidos para o ouvido humano e também sofrem muito mais com sons altos. Mas você sabia que existem sons que apenas os cães ouvem? Eles são capazes de perceber vibrações do chão, ouvir frequências ultrassônicas e até o som dos nossos passos a 20 metros de distância.
Há um amplo intervalo de frequências que a audição humana e de outros animais não consegue detectar, mas o ouvido dos cães consegue. E se você quer descobrir quais são os sons que só os cães ouvem, continue lendo este artigo do PeritoAnimal!
Sons a longas distâncias
Quando você volta para casa, tem a impressão de que seu cão sabia que você estava prestes a chegar e estava até se preparando para te receber com entusiasmo? Longe de ser uma mera invenção da sua imaginação, isso é um fato que se explica pela incrível capacidade auditiva dos cães. Não é que seu cão pressinta a sua chegada, mas sim que ele pode ouvir seus passos, o som das chaves e sentir o seu cheiro muito antes de você se aproximar da porta.
Também há vezes em que a capacidade auditiva dos cães gera situações curiosas, como quando os tutores se perguntam: “por que meu cachorro late para o nada?” ou “por que meu cão fica olhando fixamente para o nada?”. Em ambos os casos, não é necessário recorrer a fantasmas ou qualquer outro fenômeno sobrenatural para explicar esse comportamento. Na maioria das vezes, o que acontece é que o cão percebe algum estímulo e reage a essa percepção. Mas como nossos sentidos não são capazes de detectar esse estímulo, acreditamos que a reação do nosso peludo seja voltada para o nada.
E quando falamos de grandes distâncias, há vários tipos de sons que só os cães podem ouvir. Para você ter uma ideia, nossos cães podem captar sons que ocorrem a mais de 25 metros de onde eles estão, o que representa uma distância quatro vezes maior do que a que nós podemos ouvir.
Apitos ultrassônicos
Infelizmente, esses dispositivos têm sido e ainda são amplamente utilizados no adestramento canino. Seu funcionamento baseia-se na emissão de frequências ultrassônicas que são, precisamente, um dos sons que apenas os cães ouvem. Por isso, quando alguém assopra um apito ultrassônico para cães, as pessoas ao redor não ouvem nada, mas os cães sim.
De fato, uma das grandes diferenças entre a audição humana e a canina está no intervalo de frequências que cada um é capaz de detectar. Enquanto os cães podem perceber frequências sonoras de até 70.000 Hz, os humanos só podem ouvir aquelas que estão entre os 15.000 ou 16.000 Hz e os 20.000 Hz. Em termos práticos, isso significa que nossos cães ouvem sons muito mais agudos do que nós somos capazes de ouvir. O problema é que as frequências de sons muito agudos, como as emitidas por apitos ultrassônicos, são extremamente desagradáveis para os cães. Por esse motivo, nós do PeritoAnimal não incentivamos o uso de dispositivos ultrassônicos e recomendamos que você experimente outros métodos mais seguros e motivadores para seu peludo, como reforço positivo ou o uso do clicker para cães.
Além disso, há muitos outros ruídos (não necessariamente ultrassônicos) que costumam gerar desconforto ou até mesmo estresse nos cães, e que deveríamos evitar sempre que possível. Para conhecê-los um a um, não deixe de dar uma olhada no próximo artigo: “Sons que cachorros odeiam”.
Vibrações subterrâneas
É verdade que os cães e alguns outros animais podem prever desastres naturais. Embora não existam evidências científicas que comprovem essa capacidade premonitória, há estudos que mostram que os cães são capazes de detectar vibrações ou sons de alta frequência que vêm do solo nesses momentos e que estão diretamente relacionados aos movimentos sísmicos. Além disso, está comprovado que a audição dos cães pode chegar a captar até 35.000 vibrações por segundo.
Esses sons, que os cães e outros animais com audição extremamente sensível podem ouvir, permitiriam prever fenômenos naturais como terremotos, abalos sísmicos ou tsunamis, antes de seus efeitos serem perceptíveis para as pessoas. Se você tem um interesse particular nesse tema, recomendamos a leitura: “11 coisas que os cachorros podem prever".
Movimentos de suas presas
Embora nossos ancestrais tivessem que desenvolver habilidades de caça para sobreviver, há muitos séculos os humanos se habituaram a não ter que caçar para conseguir alimento. Entre outras consequências, isso fez com que, hoje em dia, não tenhamos um instinto caçador tão acentuado nem habilidades sensoriais tão desenvolvidas quanto outros animais, como os cães. Em um ambiente natural, os cães, assim como os lobos, deveriam ser capazes de reconhecer facilmente a presença de possíveis presas em seu entorno. Para isso, utilizariam seu olfato extremamente aguçado e sua capacidade auditiva para identificar a localização dos animais que, posteriormente, seriam caçados.
Ainda que tenham convivido por várias décadas com seres humanos em ambientes domésticos ou caseiros, os cães ainda mantêm uma série de comportamentos instintivos e muitos deles estão diretamente relacionados à caça e à estimulação sensorial envolvida nesta atividade. Portanto, mesmo que seu cão jamais tenha tido que caçar para se alimentar, sua audição é perfeitamente capaz de reconhecer até os sons mais sutis que vêm de outros animais, como gatos ou pássaros, entre outros, que poderiam ser presas no contexto de uma caçada. Além disso, tratando-se de animais que fazem tocas e/ou se movem sob a terra, como toupeiras e ratos, a capacidade que os cães têm de perceber vibrações subterrâneas também é de grande utilidade na detecção dessas presas.
No entanto, esses sons de possíveis presas nem sempre são sons que só os cães podem ouvir, pois há outros animais com habilidades auditivas e de caça bem desenvolvidas que também são capazes de percebê-los. Por exemplo, os gatos detectam com facilmente os sons que naturalmente emitem suas principais presas (geralmente ratos e pequenas aves). No entanto, os mesmos costumam ser inaudíveis para os humanos.
Sons da natureza
Além dos movimentos de suas presas, há vários outros sons que só os cães ouvem provenientes da natureza. Por exemplo, as folhas das árvores se movendo com o vento, os rios seguindo o seu curso, o zumbido de diferentes espécies de insetos, as gotas de chuva caindo sobre as pétalas das flores, o barulho que fazem aves e morcegos ao bater as asas, entre muitos outros.
Neste caso, o fato de que nem sempre conseguimos perceber tais estímulos não estão necessariamente relacionados à nossa baixa capacidade auditiva. Ou seja, há momentos em que realmente não conseguimos ouvi-los porque estão muito longe de onde estamos e não temos a mesma amplitude auditiva que os nossos cães. Mas há outras vezes em que simplesmente não prestamos atenção aos estímulos mais sutis ao nosso redor. Geralmente, isso ocorre porque vivemos quase em modo automático e as coisas mais simples acabam nos parecendo perda de tempo.
Por isso, uma das coisas que os cães nos ensinam é a nos reconectarmos com a natureza que nos cerca, que é uma fonte inexplorada de beleza. Tirar um tempo para desfrutar desses momentos simples ao ar livre não só nos ajuda a fortalecer o vínculo com nossos cães, como também nos permite levar uma vida mais ativa e nos conhecermos melhor, redescobrindo nossas habilidades sensoriais, físicas e cognitivas.
Frequência cardíaca e pulmonar
Os batimentos cardíacos são um fenômeno acústico que ocorre devido aos movimentos de abrir e fechar das válvulas do coração. Você deve ter notado que os próprios médicos especialistas na saúde deste órgão precisam usar um aparelho para amplificar esse som e descobrir se há algo anormal nele. No entanto, os cães são perfeitamente capazes de ouvir esses sons do coração sem o uso de qualquer aparelho amplificador. Na verdade, seu cão rapidamente percebe quando sua frequência cardíaca acelera e esta é uma das sinalizações que permitem saber quando você está com medo, estressado ou irritado por algum motivo. No entanto, é o seu olfato poderoso o principal responsável por detectar as alterações hormonais e fisiológicas que ocorrem em seu corpo quando você é afetado pelo medo, estresse, raiva, tristeza ou outra emoção negativa. Então, se você se pergunta se os cães podem cheirar o medo das pessoas, a resposta é: SIM!
Além disso, os cães treinados para tarefas de busca e resgate são capazes de ouvir até mesmo frequências cardíacas e pulmonares muito fracas provenientes de pessoas soterradas pela neve ou presas sob escombros, por exemplo. Isso ocorre porque o treinamento ao qual foram submetidos foi focado em amplificar ainda mais sua capacidade auditiva e maximizar sua concentração. Se você gostaria de saber mais sobre como esses cães são treinados para tais atividades, não perca nosso artigo sobre “As melhores raças de cães policiais”.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Sons que apenas os cães ouvem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.