Curiosidades do mundo animal

Gato ronronando no colo - Significados

 
Miren Azurmendi
Por Miren Azurmendi. 7 setembro 2023
Gato ronronando no colo - Significados
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você nos acompanha, já sabe que os gatos ronronam para mostrar sua satisfação, liberar tensões e se acalmar em situações dolorosas ou estressantes. Mas você sabe por que o gato ronrona em cima de você? A escolha dele não é casual, isto é, assim como nada do que eles fazem. Ao contrário dos grandes felinos, os gatos ronronam tanto ao inspirar quanto ao expirar. Neste post do PeritoAnimal, mostramos tudo sobre sobre as causas e significados de um gato ronronando no colo.

O ronronar ainda é um mistério, pois os bichanos fazem disso em situações de bem-estar e também em outras menos agradáveis, como durante a agonia. As gatas protegem seus filhotes, recém-nascidos, surdos e cegos, com essa vibração contínua para orientá-los na amamentação. Os gatinhos se cumprimentam e se chamam para brincar através do ronronar. Além disso, isso lhes permite reparar seus ossos e músculos.

Índice

  1. Por afeto
  2. Por segurança
  3. Por conforto
  4. Por marcação territorial
  5. Para chamar sua atenção
  6. Por hábito
  7. Por estarem doentes

Por afeto

A causa mais clara e frequente que explica por que um gato ronronando no colo tem a ver com o afeto que ele sente por você. Na verdade, é uma das manifestações mais inequívocas de que ele está feliz. Você atende a todas as suas necessidades, e ao seu lado, ele se sente acompanhado e amado. Portanto, é natural que, quando ele te vê, ele ronroneie ou suba em seu colo, esfregando-se para amassar e expressar o quanto ele te ama. Não deixe de reforçar esse afeto com carícias e recompensas.

Consulte o seguinte artigo com "10 sinais que mostram que seu gato te ama".

Gato ronronando no colo - Significados - Por afeto

Por segurança

O instinto de preservação está muito presente em todas as interações e decisões dos gatos. Manter o controle e ter rotas de fuga disponíveis é algo inato a estes animais. Nesse contexto, o fato de o gato permitir que a glote se expanda e contraia para produzir essa ressonância - o ronronar - está relacionado à sua necessidade de preservar o status quo quando se encontra em uma posição elevada em relação ao chão. Você oferece a ele uma visão panorâmica com boa visibilidade aquilo que é familiar para ele.

Por conforto

Além de estar elevada, a anatomia do seu corpo é macia para o seu gato, o que explica por que, por exemplo, ele se lambe enquanto ronrona, preparando-se para dormir em cima de você. A motivação para esse comportamento é semelhante àquela que o leva a se deitar no seu colo, ou quando você se pergunta por que o seu gato se deita no seu peito. É simples: você fornece a ele uma superfície quente, elevada e macia, ao mesmo tempo em que ele pode relaxar sem se preocupar com possíveis ameaças durante o seu descanso.

Por marcação territorial

Os gatos têm vários recursos de marcação territorial que nem sempre sabemos interpretar corretamente. Estamos falando de quando, por exemplo, eles urinam em você. Estamos mais familiarizados, porque nos é mais agradável, com a marcação através do toque ou lambida. De qualquer forma, se o gato fica ronronando no seu colo enquanto realiza qualquer uma dessas atividades rotineiras, ele está reconhecendo você como parte do seu círculo de confiança.

Gato ronronando no colo - Significados - Por marcação territorial

Para chamar sua atenção

Não deve ser algo surpreendente ver o gato ronronando no colo enquanto você faz carinho nele para pedir comida ou para brincar. Como mencionamos anteriormente, eles fazem isso entre si, especialmente quando são jovens e com os membros da mesma espécie com os quais convivem e têm um vínculo saudável. Não será difícil identificar isso, pois é muito provável que ele o acompanhe com um miado agudo e breve. Não hesite em corresponder às suas solicitações para não diminuir a confiança dele em você.

Além disso, confira no PeritoAnimal o artigo "Meu gato mia quando me vê, por quê?".

Por hábito

Às vezes, o significado de um gato ronronando no seu colo é mais simples do que imaginamos, especialmente se você o recompensa habitualmente com carícias, palavras carinhosas ou com o seu petisco favorito. Não pare de fazer isso. É sabido que não apenas eles se beneficiam dessa vibração terapêutica, mas os humanos, por sua vez, experimentam uma redução na frequência cardíaca, o que protege o coração e previne o estresse.

Por estarem doentes

Outra das causas que explicam por que o gato ronrona no seu colo pode não ser tão inofensiva. Estamos falando da possibilidade de uma doença, seja física ou psicológica. Seu gato pode estar tentando aliviar esse desconforto e dor através do ronronar e buscando aquela sensação reconfortante que apenas seu humano de referência pode fornecer. Por isso, recomendamos que o leve o mais rápido possível ao veterinário.

Após um exame geral, o veterinário poderá dar um diagnóstico e encaminhá-lo para o tratamento correspondente. No caso do gatilho ser uma condição de natureza psicológica, como estresse ou depressão, ele pode consultar um etólogo. Problemas médicos geralmente resultam de mudanças abruptas na rotina e falta de estímulo, e costumam piorar quando os gatos foram separados precocemente de suas mães ou não foram socializados corretamente.

Se você notou que ele está menos ativo, não está comendo e bebendo como de costume, ou está começando a negligenciar a higiene, é hora de procurar o veterinário, pois ao buscar ajuda ao notar os primeiros sintomas anormais ou suspeitos de alguma doença ajudará a evitar que a situação se torne crônica. Por isso, nem sempre um gato ronronando em cima de você pode ser algo positivo.

Você já sabia desses significados que explicam um gato ronronando no colo? Aguardamos seus comentários! E não perca nosso artigo no qual falamos sobre os "10 sinais de dor em gatos" neste artigo do PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato ronronando no colo - Significados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Gato ronronando no colo - Significados