Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos fazem barulho de motor? Tenho que me preocupar?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 4 janeiro 2023
Por que os gatos fazem barulho de motor? Tenho que me preocupar?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já sentiu aquela vibração no pescoço do gatinho enquanto o acariciava? Até quem nunca colocou um gato no colo já deve ter ouvido o barulho de motor que eles fazem. Esse barulho, em conjunto com a vibração, são os famosos “ronrons” dos bichanos. Mas por que os gatos ronronam? Qual o significado do ronronar felino?

Alguns pesquisadores acreditavam que o ronronar era resultado de um fluxo sanguíneo aumentado para a veia cava inferior, que carrega sangue pobre em oxigênio. Pesquisas mais recentes apontam que o barulho vem dos músculos da laringe do gato, que se movem, dilatando e contraindo a glote – parte da laringe que cerca as cordas vocais. O ar vibra quando o bichano respira, fazendo o tão agradável barulhinho[1]. Se você gostou de saber sobre essas curiosidades, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra por que os gatos fazem barulho de motor.

Índice

  1. Por que os gatos fazem barulho de motor?
  2. É normal um gato fazer barulho de motor?
  3. O que significa o barulho de motor nos gatos?
  4. Meu gato parou de ronronar. Devo me preocupar?
  5. Por que o gato faz barulho quando respira?

Por que os gatos fazem barulho de motor?

Bom, já sabemos de onde vem o som, mas o que faz o gato começar a emitir o “ronrom”, ou seja, por que os gatos ronronam? Estudos apontam que o ronronar é motivado por diversas causas, desde uma saudação amigável até um comportamento de dor. Acredita-se que o ronronar de gatos com dor extrema, por exemplo, pode ser uma maneira que o próprio animal encontrou de se acalmar[2]. Além disso, cientistas acreditam também que essas vibrações o ajudam a respirar melhor, aliviando a tensão, apresentando ainda um efeito analgésico[3].

O ronronar de um gato também é conhecido como uma forma de comunicação entre os gatos. Cada gato ronrona de maneira individual, em intensidades diferentes. Alguns não emitem som, sendo possível verificar o ronronar apenas quando se encosta a mão no seu pescoço. Há, também, os gatos que não ronronam e ainda não se sabe o porquê disso.

Outro significado para o motorzinho dos gatos ainda na comunicação, é que, por meio do ronronar, um gato pode comunicar que ele não é uma ameaça para o outro que se aproxima. Os filhotes muito jovens, com cerca de 2 dias de vida, podem se comunicar com a mãe e seus irmãos de ninhada, substituindo o miado ou o choro, ao apresentar variações de intensidade de acordo com suas urgências[4]. Os felinos selvagens ronronam bem menos, pois o som pode mostrar aos predadores onde eles estão escondidos, não sendo um bom negócio, principalmente para as fêmeas com seus filhotes ainda muito jovens.

Neste outro artigo explicamos detalhadamente por que os gatos ronronam.

É normal um gato fazer barulho de motor?

Bem, agora que você já viu diferentes possibilidades sobre o que significa quando o gato ronrona, é preciso destacar que os sons emitidos pelos gatos são divididos em três categorias principais:

  • Sons produzidos com a boca fechada;
  • Sons produzidos com a boca aberta e fechando gradualmente;
  • Sons produzidos com a boca mantida tensamente aberta na mesma posição.

Há várias razões pelas quais os gatos são tão vocais. Existem, segundo estudos na área, pelo menos quatro fatores para a evolução de repertórios vocais ricos e complexos nesta espécie: o fato de serem animais sociais que se comunicam não só para acasalamento ou disputa territorial; o hábito noturno; o longo período de convivência entre mãe e filhotes; e ainda devido a habitats com vegetação densa, onde a comunicação visual não é possível. Os três primeiros critérios se encaixam bem ao gato doméstico.

A vocalização de murmúrios corresponde à emissão de sons produzidos pelos gatos com a boca fechada. Os exemplos destes sons são o ronronado, reconhecimento/trinado, chamada e o grunhido. O ronronado é um som regular, produzido durante a passagem da corrente de ar pela laringe, fazendo com que seus músculos vibrem durante a contração e relaxamento. Geralmente, entre os principais motivos que explicam por que os gatos fazem barulho de motor estão que ele está feliz ou com fome, estressado, com dor, dando à luz ou quando está morrendo, provavelmente para indicar que o animal não representa uma ameaça.

Algumas pesquisas indicam que as pessoas podem diferenciar alguns tipos de ronronado, sendo que um ronronar normal parece mais rápido e menos prazeroso que um alegre. Talvez a ocorrência mais inusitada do ronronar seja bem conhecida dos veterinários, que relatam que os gatos ocasionalmente ronronam quando estão com dores extremas. Foi sugerido, mas ainda sem comprovação, que esta é a tentativa do gato de reduzir seu próprio estresse, assim como os humanos podem reduzir a percepção da dor concentrando-se em pensamentos agradáveis.

Então, para saber se o barulhinho de motor do seu gato é normal ou não, você precisará analisar o ambiente e o estado geral do bichano: se parece tranquilo, sem dor, bem alimentado e relaxado. Caso tudo esteja bem, o ronronar é de bem-estar e você poderá ficar tranquilo e aproveitar com ele o barulho relaxante.

Por que os gatos fazem barulho de motor? Tenho que me preocupar? - É normal um gato fazer barulho de motor?

O que significa o barulho de motor nos gatos?

Várias são as situações nas quais os gatos são flagrados ronronando, sendo seus possíveis significados:

  1. Felicidade: o gato pode estar muito contente dentro de uma caixa de papelão ou mesmo em cima de um tapete, o que o fará emitir o som do motorzinho;
  2. Fome: o bichano pode estar faminto e se sentir estressado com isso, emitindo o som para se acalmar até que alguém o alimente;
  3. Dor: alguns veterinários relatam que os gatos podem ronronar quando estão com muita dor, em uma tentativa de amenizá-la e sinalizar aos outros gatos que não oferecem qualquer perigo a eles.
  4. Trabalho de parto: algumas gatas ronronam durante o parto para aliviar o estresse, a dor e como uma primeira forma de comunicação com seus filhotes recém-nascidos.

Meu gato parou de ronronar. Devo me preocupar?

Você não precisa se preocupar se o seu amigo bigodudo parar de ronronar. Alguns gatos simplesmente não ronronam, e não há qualquer problema de saúde com eles. O bichano pode simplesmente parar de ronronar porque não está muito adaptado ao ambiente ou relaxado o suficiente.

No vídeo a seguir detalhamos os motivos e explicamos o que fazer se o gato não ronrona:

Por que o gato faz barulho quando respira?

O som suave que a respiração do gato emite deve ser diferenciado de outros sons respiratórios que possam significar alguma doença. O ar inspirado e expirado pelo bichano costuma fazer um ruído baixo e tênue, devido a alguns obstáculos naturais que encontra durante seu trajeto até os pulmões.

No entanto, quando o barulho fica mais alto, o tutor deve prestar mais atenção, pois o gatinho pode estar com o nariz entupido ou com algum problema pulmonar, sendo indicada uma avaliação por um médico veterinário.

Agora que você já sabe por que os gatos fazem barulho de motor e conheceu os diferentes significados para o ronronar dos felinos, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre 11 sons dos gatos e seus significados!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos fazem barulho de motor? Tenho que me preocupar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Por que os gatos ronronam? Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-45594223>. Acesso em 03/01/2023.
  2. Scholten, A.D. Particularidades comportamentais do gato doméstico. 2017. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/170364>. Acesso em 03/01/2023.
  3. Quatro motivos pelos quais os gatos ronronam. Disponível em <https://meupet.elanco.com/pt-br/novos-tutores/quatro-motivos-pelos-quais-os-gatos-ronronam/>. Acesso em 03/01/2023.
  4. Ronronar – O que sabemos afinal? Disponível em <https://www.improveinternational.com/ambassador/2019/07/17/ronronar-o-que-sabemos-afinal/>. Acesso em 03/01/2023.
Bibliografia
  • Fermo, J.L. Vocalizações adicionais ao miado do gato doméstico frente à situação aversiva ou positiva. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/188496/Vocaliza%C3%A7%C3%B5es%20Adicionais%20ao%20Miado%20do%20Gato%20Dom%C3%A9stico.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 03/01/2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que os gatos fazem barulho de motor? Tenho que me preocupar?