Outros problemas de saúde

Florais de Bach para a insônia em cães

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 julho 2023
Florais de Bach para a insônia em cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Sabia que as fases do sono canino são muito idênticas às fases do nosso sono? Tal como nós, os cães também sonham e, também pode apresentar diversos transtornos do sono, como por exemplo a insônia. No entanto, a principal diferença é que um cão não sofre de insônia crônica, mas sim esta ocorre em um determinado período e por causas específicas.

As causas da insônia em cães podem ser diversas, a falta de sono pode ser provocada por ruídos, por dor, por doenças, pelo comportamento sexual ou pela idade do cachorro, sendo habitual que os cachorros mais velhos apresentem diversas alterações nas suas fases do sono.

O mais importante, é tratar a insônia de uma forma natural e respeitosa com o organismo do nosso pet, sempre que seja possível, por isso neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar sobre os florais de Bach para a insônia em cães.

Também lhe pode interessar: Florais de Bach para animais

Índice

  1. O que são os florais de Bach?
  2. Florais de Bach para tratar a insônia em cachorros
  3. Como administrar os florais de Bach ao cachorro?
  4. Deve consultar o veterinário

O que são os florais de Bach?

Os florais de Bach são um sistema terapêutico completamente natural que se começou a desenvolver no ano de 1928 pelo Dr. Edward Bach.

Tal como acontece com a maioria das terapias alternativas, como a homeopatia, o sistema dos florais de Bach considera que a causa originária da doença reside na mente e nas emoções, quando esta primeira alteração não se cura, acaba repercutindo negativamente sobre o organismo físico.

Os florais de Bach são extratos de uma ou várias das 38 flores que Edward Bach descobriu.

Para entender o funcionamento destes extratos, deve compreender que não se trata de um extrato comum de planta medicinal (como por exemplo um extrato fluído ou uma tintura mãe), mas sim um extrato altamente diluído, tanto que não apresenta atividade farmacológica, denomina-se uma atividade energética, atuando assim sobre as emoções do animal que as recebe.

Muitas pessoas precisam de ensaios clínicos antes de utilizarem estas terapias, no entanto, devem saber com antecedência que ao se tratarem de substâncias de natureza completamente diferente, um remédio destas características não se pode submeter ao mesmo ensaio clínico que um fármaco. Por exemplo, são precisos estudos que meçam a melhoria dos sintomas e não tanto que estabeleçam um mecanismo de ação que atua sobre determinados receptores celulares.

Os florais de Bach melhoram a qualidade de vida de inúmeras pessoas e também dos seus pets, oferendo uma vantagem muito importante: são completamente inofensivos, não apresentam efeitos secundários, e podem se aplicar em qualquer caso pois cão interagem com medicamentos nem são contraproducentes contra nenhuma patologia.

Florais de Bach para a insônia em cães - O que são os florais de Bach?

Florais de Bach para tratar a insônia em cachorros

Atualmente e cada vez com mais frequência, se faz referência ao veterinário holístico, um profissional que além de ter feitos estudos de medicina veterinário, se especializou na aplicação de terapias naturais para restaurar a saúde do animal.

Se há algo necessário para as terapias naturais serem eficientes é uma completa individualização do paciente, neste sentido, a nossa recomendação é que recorra a um veterinário holístico para ele lhe indicar qual é a melhor flor ou combinações de florais de Bach para tratar a insônia do seu pet.

Os florais que se devem ter em conta inicialmente para tratar transtornos do sono são os seguintes:

  • White Chestnut: É especialmente útil para tratar a insônia em cães mais velhos que investiram os ciclos de sono em vigia. Esta flor ajuda-os a acalmar a ansiedade que muitas vezes sofrem e relaxa-os, preparando-os para um bom descanso noturno.
  • Mimulus: O seu cachorro tem muito medo de tudo? Se tem um cão que se assusta facilmente, perante o mais mínimo ruído, este é um dos melhores florais pois atua diretamente sobre esta emoção, que pode estão diretamente relacionada com a insônia.
  • Aspen: Pode utilizar-se de forma complementar com mimulus, embora neste caso estaríamos falando de uma flor muito adequado quando o cachorro, além de manifestar medo, é inquieto e parece que tem de ter todo o ambiente sob controle.
  • Vervain (Verbena): O seu cachorro tem uma grande energia e parece ser hiperativo? Quando a energia do nosso pet é demasiada e interfere nos seus padrões de sono, esta flor permite minimizar esse entusiasmo excessivo quando for descansar.
  • Agrimony: Se o seu cão sofreu experiências negativas ou mostra ansiedade, esta flor vai ajudá-lo a canalizar de uma melhor forma essas emoções, diminuindo o seu estado de inquietude e irá proporcionar-lhe um melhor descanso.

Como administrar os florais de Bach ao cachorro?

Os florais de Bach geralmente utilizam álcool como excipiente, embora em quantidades mínimas, mas a melhor opção é conseguir um extrato que não contenha este componente. Para isso, pode pedir para elaborar estes preparados em uma farmácia que conte com serviço de Florais de Bach e manipulação magistral.

Estes extratos florais podem ser administrados de duas formas:

  • Vertendo 4 gotas, 4 vezes ao dia, diretamente sobre a língua do animal, mas procurando sempre que a saliva não toque no conta-gotas para não contaminar toda a preparação.
  • Adicionando à água do pet 10 gotas diárias, tendo sempre em conta que ao mudar a água, devem ser adicionadas de novo estas gotas.

Os florais de Bach podem ser administrados desta forma, independentemente da duração do tratamento, até que o animal mostre uma completa recuperação da insônia.

Florais de Bach para a insônia em cães - Como administrar os florais de Bach ao cachorro?

Deve consultar o veterinário

Apesar dos florais de Bach serem inofensivos, a insônia pode não o ser. Como vimos na introdução deste artigo, são várias as doenças que se podem esconder atrás desta condição do sono.

Se o seu cachorro sofre de insônia, consulte o veterinário para que este realize uma avaliação do seu estado de saúde. Para além disso, deve saber que mesmo que seja prescrito um tratamento farmacológico, os florais de Bach podem ser igualmente administrados, ajudando a melhorar o estado de saúde do cachorro de uma forma mais rápida.

Neste artigo falamos sobre como cuidar de um cachorro filhote.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Florais de Bach para a insônia em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Neusa
Boa noite, poderia me informar se os florais tem algum tipo sabor?
A sua avaliação:
magda dourado
Minha cadela tem 16 anos e de um periodo ate esta data comecou a comecar a latir e fica andando e nao dorme Gostaria de uma indicacao que floral devo usar
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Magda! Os florais indicados para transtornos de sono são os seguintes: White Chestnut, Mimulus, Aspen, Vervain e Agrimony. Acima no artigo está tudo mais detalhado. Obrigada pelo seu comentário!
1 de 3
Florais de Bach para a insônia em cães