Partilhar

Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 10 julho 2017
Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas

Ver fichas de  Gatos

O aparelho urinário do gato tem uma missão: eliminar os resíduos. Os responsáveis principais por esta missão são os rins, a bexiga, os ureteres e a uretra. Desta forma, podemos perceber a importância da excreção de urina nos nossos felinos, tal como nos humanos. Através da urina são expulsas as substâncias tóxicas que provêm do metabolismo e que se podem depositar na corrente circulatória. Através da urina também é eliminada a ureia, daí o nome desta doença. Outras substâncias excretadas são a creatinina, o cálcio e o oxalato. Assim, a produção de urina é essencial para a regulação da quantidade de água e minerais excretados.

Quando o aparelho urinário não está funcionando corretamente, os gatos podem ter diferentes problemas. Por esse motivo, o PeritoAnimal explica quais os sintomas e o tratamento da síndrome urológica felina (SUF).

Também lhe pode interessar: Hiperestesia felina - Sintomas e tratamento

O que é a SUF?

No Brasil, a SUF é conhecida como como síndrome urológica felina, enquanto que o nome em inglês seria FUS. Dizemos que é uma doença dos tempos modernos, porque os nossos felinos levam uma vida muito sedentária. Esta doença surge esporadicamente e tem um maneio e resolução difíceis.

Como as causas desta doença são difíceis de definir, atualmente são aceites diferentes definições para a síndrome urológica felina, sendo favorecidas por diferentes fatores:

  • Sexo: os machos castrados estão mais predispostos a contrair esta doença devido à baixa quantidade de hormonas e ao tamanho da uretra. As fêmeas também podem ser afetadas, embora não sejam casos frequentes na prática clínica.
  • Alimentação: a ração industrial de má qualidade é uma das principais causas deste problema. Os alimentos muito ricos em minerais são, sem qualquer dúvida, os grandes responsáveis. Optar por ração natural e de qualidade premium ou uma dieta caseira devidamente acompanhada por um profissional pode ajudar a prevenir a formação destes cálculos.
  • Peso: está intimamente relacionado com os hábitos urinários. Um gato com excesso de peso tem tendência para urinar menos vezes e concentrar mais a urina, um grande problema na hora de tratar esta doença. Você deve conseguir que o seu gato visite a caixinha de areia duas a três vezes por dia. Deste modo estará prevenindo que a urina tenha concentrações muito elevadas e consequentemente previne a formação de cristais. Uma reduzida ingestão de água, a caixa de areia constantemente suja e a obesidade são algumas das variáveis que agravam este quadro tão complicado.
Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas - O que é a SUF?

Síndrome urológica felina - sintomas

A chave para o tratamento é a detecção precoce do problema. Quanto mais cedo atuarmos, melhor será o prognóstico. Para isso, você deverá prestar atenção aos principais sintomas da síndrome urológica felina:

  • Dificuldade e/ou dor ao urinar
  • Cistite
  • Sangue na urina
  • Micções de pequena quantidade e/ou fora da caixa de areia
  • Apatia ou falta de interesse
  • Deterioração do estado geral
  • Perda de apetite
  • Pode existir obstrução parcial ou completa da uretra (urgência veterinária)

Se você detectar qualquer um destes sintomas, corra para o veterinário para se iniciar o tratamento o mais cedo possível.

Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas - Síndrome urológica felina - sintomas

Síndrome urológica felina - tratamento e diagnóstico

Se o seu pequeno felino está doente, a primeira coisa que você deve fazer é consultar um médico veterinário. Como explicamos antes, alguns sintomas são uma urgência veterinária e a vida do seu gato é o que mais importa.

Como se diagnostica a SUF?

O diagnóstico pode variar de acordo com o caso e a exploração de rotina do animal. Geralmente, o médico veterinário recolhe uma amostra de urina que observa ao microscópio em busca de cristais. Pode, também, realizar uma ecografia, caso o médico veterinário ache que é útil para chegar ao definitivo.

Tratamento da SUF

O médico veterinário vai avaliar a severidade do caso e decidir se é necessário administrar medicação ou não. Poderá ser necessária uma desobstrução com sonda e, em casos graves, intervenção cirúrgica.

O seu papel como tutor é assegurar que deteta qualquer alteração no comportamento do seu gato para evitar que o caso chegue ao veterinário no pior cenário.

Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas - Síndrome urológica felina - tratamento e diagnóstico

Síndrome urológica felina: medicamentos

Atualmente, existem alternativas menos convencionais à medicina veterinária tradicional, estamos falando, por exemplo, da medicina veterinária holística.

Você poderá consultar um médico veterinário especializado nesta área que receitará um correto medicamento homeopático após o diagnóstico do problema.

Os profissionais desta área costumam auxiliar-se de Florais de Bach para ajudar no tratamento, receitam uma dieta completa para uma alimentação saudável. Em alguns casos, eles até realizam algumas sessões de Reiki para evitar recaídas. A medicina veterinária holística acredita que pode tratar esta doença, entre outras, da forma mais saudável e natural possível. Se tentamos estas alternativas com os humanos, porque não tentar com os nossos animais também?

Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas - Síndrome urológica felina: medicamentos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Heloisa Mendonca
Bom dia !Gostaria de saber muito sobre calculos renais bilaterais em gata de 7 anos ,agradeco muito !
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Heloisa! Confira nosso artigo sobre cálculos renais em gatos pois pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/calculos-renais-em-gatos-sintomas-e-tratamento-21517.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria Aparecida da Silva
Quero saber como tratar ou indentificar se meu gato tem problema de hemorróida

Washington Mendes
Infecção urinária gatos

Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas
1 de 5
Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas

Voltar ao topo da página