Partilhar

Feno para porquinho da Índia - qual o melhor?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 16 outubro 2018
Feno para porquinho da Índia - qual o melhor?

O feno é a componente principal da dieta do porquinho da Índia. Se você tem porquinhos da índia, jamais pode permitir que falte feno na gaiola ou cercadinho deles.

Para além de o fornecer em quantidade ilimitada, é importante que você saiba escolher o melhor feno, já que um feno de qualidade é a chave para a prevenção de problemas dentários, transtornos gastrointestinais e a obesidade nos porquinhos da índia.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o feno para porquinho da índia, desde a importância, os tipos que existem, como escolher e onde comprar. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Nomes para porquinhos da Índia

Importância do feno para porquinho da índia

Os porquinhos da índia são herbívoros estrictos e necessitam ingerir grandes quantidades de fibra! O feno é rico em fibra e é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo dos porquinhos da índia.

Os dentes dos porquinhos da Índia, tal como os dos coelhos, estão em constante crescimento. Isso mesmo que você leu, os dentes do seu porquinho crescem diariamente e ele precisa de os desgastar. O sobrecrescimento dentário dos porquinhos da índia é um dos problemas mais comuns observados na clínica veterinária e na maior parte das vezes é causado pela falta de ingestão de feno. Na maioria das vezes o tutor nem se dá conta do crescimento exagerado dos dentes, já que apenas consegue observar os incisivos e os molares apenas o médico veterinário consegue observar com auxílio de um otoscópio (como você pode ver na imagem). Enquanto que os dentes incisivos (aqueles que você vê na parte da frente da boca do porquinho) ele consegue desgastar com objetos de madeira, trincado a ração e outras verduras. Por outro lado, o porquinho precisa que os molares superiores e inferiores façam movimentos contínuos para o desgaste e isso apenas consegue mastigando os longos fios de feno, que demoram a ser processados. Por esse motivo a qualidade do feno é tão importante, que você pode verificar pela cor verde (não amarelo, seco), cheiro agradável e fios longos.

Feno para porquinho da Índia - qual o melhor? - Importância do feno para porquinho da índia
Fonte: guinealynx.info

Capim para porquinho da Índia

O capim pode ser muito benéfico para o seu porquinho da índia. Porém, pode ser mais difícil de arranjar e preservar que o feno seco, já que sendo fresco pode apodrecer rápido depois de colher e causar transtornos intestinais no seu porquinho.

Se você tem possibilidade de encontrar grama de boa qualidade, você pode oferecer ao seu porquinho. Algumas petshopts vendem bandejas de capim de trigo. Caso você tenha um jardim e seja seguro para os seus porquinhos da índia, deixe eles darem uns passeios e comerem essa grama fresca e sem pesticidas cuidada por você. Mas se você tenciona trazer grama de algum outro local, você tem de assegurar sempre que não tem herbicidas e outros químicos. O melhor é plantar você mesmo a sua grama de trigo para os seus porquinhos da índia.

De qualquer forma, embora o capim para porquinho da índia seja muito benéfico. Se você não tem um jardim, é pouco prático conseguir quantidades frescas e de boa qualidade para dar todos os dias para o seu porquinho. O feno seco tem a vantagem de ser de fácil armazenamento e também supre todas as necessidades do animal. Por esse motivo é mais comum comercializar a versão seca do que a fresca. O grande problema é encontrar feno de boa qualidade, porque o mercado tem muitos tipos de feno e nem todos são bons.

Feno para porquinho da Índia - qual o melhor? - Capim para porquinho da Índia

Como dar feno para porquinho da Índia

Se o seu porquinho da índia vive numa gaiola, o ideal é que tenha um suporte para o feno. Os suportes para feno são a maneira mais fácil de manter o feno limpo, evitando o contacto com as fezes e urina do porquinho da índia. De qualquer forma, os suportes vendidos no mercado não costumam ser grandes o suficiente para a quantidade de feno que os seus porquinhos da índia necessitam por dia. Por isso, você pode espalhar também um pouco de feno pela gaiola ou cercadinho dos seus porquinhos.

Outra opção complementar, é fazer você mesmo brinquedos para porquinho da índia. Peque num rolinho de papel higiênico, faça uns furos e preencha todo o interior com feno fresquinho. Os seus porquinhos da índia vão amar este brinquedo que para além de os incentivar a comer mais feno, é uma excelente forma de enriquecimento ambiental.

Nas petshops você também pode encontrar brinquedos e acessórios próprios para encher de feno e aumentar o interesse do seu porquinhos por este alimento fundamental na dieta deles.

Feno para porquinho da Índia - qual o melhor? - Como dar feno para porquinho da Índia

Tipos de feno

Timothy Hay (feno Timóteo)

O feno timothy ou feno timóteo é um dos mais comuns nas petshops. Este tipo de feno possui um alto conteúdo em fibra (ótimo para o sistema digestivo do porquinho e prevenção do sobrecrescimento dentário), sais minerais e outros nutrientes. Os valores nutricionais deste tipo de feno são: 32-34% fibra, 8-11% de proteína e 0.4-0.6% cálcio.

Orchard Grass (feno de capim)

Outro tipo de feno de ótima qualidade para os porquinhos da índia. A composição do feno orchard grass ou feno de capim é semelhante ao feno timothy: 34% fibra, 10% proteína e 0.33% cálcio.

Meadow (feno do prado)

O feno do prado ou feno meadow é comporto por 33% de fibra, 7% de proteína e 0.6% de cálcio. Tanto o feno meadow, como o orchar grass e o timothy hay, são fenos variedades de feno de capim, da família das gramíneas e das ciperáceas.

Oat, Wheat & Barley (feno de aveia, trigo e cevada)

Estes tipos de feno de cereais, comparativamente às variedades de feno de capim, têm um nível mais elevado de açúcar. Por esse motivo, embora sejam muito benéficos para o seus porquinhos, devem ser oferecidos apenas esporadicamente. Dietas com elevados níveis de açúcar podem causar transtornos na flora intestinal dos porquinhos da índia. Opte por comprar feno timothy, orchard o meadow e forneça este tipo de feno apenas de vez em quando! Relativamente aos valores nutricionais, o feno de aveia é constituído por 31% de fibra, 10% proteína e 0.4% de cálcio.

Feno de alfafa (Lucerna)

O feno de alfafa possui um alto conteúdo em cálcio e não está recomendada para porquinhos da índia com mais de 6 meses de idade. A alfafa é rica em hidratos de carbono, proteínas e cálcio, por isso é recomendada apenas para porquinhos da índia filhotes, porquinhas da índia grávidas ou por indicação veterinária para um porquinho da índia doente. Geralmente, este tipo de feno é composto por 28-34% fibra, 13-19% proteína e 1.1-1.4% cálcio. Este alto teor em cálcio, fornecido continuamente a um porquinho da índia adulto saudável, pode originar problemas do sistema urinário.

Feno para porquinho da Índia - qual o melhor? - Tipos de feno

Onde comprar feno para porquinho da Índia

Você consegue encontrar feno em quase todas as petshops do Brasil. Por vezes pode ser difícil encontrar um feno de boa qualidade (verde, suave e longo) mas não é impossível. Procure em agropecuárias ou petshops. Caso seja muito difícil encontrar uma loja física, você tem sempre a opção das pethops online.

Feno para porquinho da Índia - Preço

O preço do feno para porquinho da índia é muito variável. Nem sempre quanto mais caro, melhor é o feno. Mas se você compra o feno numa petshop, o preço pode ser o principal indicativo da qualidade do mesmo. De qualquer forma, numa agropecuária ou até mesmo numa fazenda de confiança, você pode encontrar um fornecedor de feno de qualidade por um preço mais acessível.

Feno para porquinho da Índia - qual o melhor? - Onde comprar feno para porquinho da Índia

O feno é a base da dieta do porquinho da Índia

Uma alimentação equilibrada do porquinho da índia deve ser composta em cerca de 80% de feno, 10% ração própria e 10% vegetais. Para além disso, cada etapa de vida do porquinho da índia tem requerimentos nutricionais específicos. Leia o nosso artigo completo sobre a alimentação do porquinho da índia.

Para além disso, você não pode esquecer de mudar diariamente a água dos seus porquinhos da índia. O feno também deve ser trocado diariamente.

Se o seu porquinho da índia deixou de comer feno, não ignore esse sintoma e acuda assim que possível ao seu médico veterinário de animais exóticos de confiança. Podem estar em causa problemas dentários, gastrointestinais e até outros mais graves. Quanto mais depressa for feito o diagnóstico e definido o tratamento, melhor o prognóstico.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Feno para porquinho da Índia - qual o melhor?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Feno para porquinho da Índia - qual o melhor?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
maria
E com pesar que infelizmente perdi hoje a minha Branca.liguei varias vezes pro vet dela e ele não estava nem tinha outro pra atende lá .ela veio a obti por volta das 6:30 da manha.e desde sexta eu procuranso o medico dela.mais queria fotos do capim certo pra eles Obrigada.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! A equipe do PeritoAnimal lamenta a sua perda. Se você tem possibilidade de encontrar grama de boa qualidade, você pode oferecer ao seu porquinho. Algumas petshopts vendem bandejas de capim de trigo. Caso você tenha um jardim e seja segura para os seus porquinhos da índia, deixe eles darem uns passeios e comerem essa grama fresca e sem pesticidas cuidada por você. Mas se você tenciona trazer grama de algum outro local, você tem de assegurar sempre que não tem herbicidas e outros químicos. O melhor é plantar você mesmo a sua grama de trigo para os seus porquinhos da índia.
A sua avaliação:
Mariana Neves
Posso dar capim fresco para porquinho da india?

Feno para porquinho da Índia - qual o melhor?
Fonte: guinealynx.info
1 de 6
Feno para porquinho da Índia - qual o melhor?

Voltar ao topo da página