Ensinando o cachorro a não subir no sofá

Ensinando o cachorro a não subir no sofá

Quando o nosso cão é filhote é frequente deixá-lo dormir e brincar no sofá. À medida que crescem e dependendo do seu tamanho, este hábito pode começar a criar conflitos em casa. Por isso, é importante que desde pequeno dedique tempo à sua educação.

Mas é possível educar o seu cachorro a não subir no sofá. Definindo algumas regras de comportamento e sendo constante, conseguirá que o seu cachorro se deite tranquilamente na sua cama e deixe o sofá para os humanos.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe como ensinar o cachorro a não subir no sofá e, lembre-se que quanto melhor for a relação com o seu cachorro, melhores e mais rápidos serão os resultados.

Decida se poderá subir ou não no sofá

É muito importante decidir se vai deixá-lo subir no sofá em algum momento ou nunca. A educação do cachorro vai depender muito disso. Se, por norma, não deixa o seu cachorro subir no sofá mas um membro da família sempre o convida a subir, isto pode confundir o cachorro. Por este motivo, é importante que toda a família que vive com o cachorro se encarregue de definir os limites e de os respeitar.

  • Não quero que o meu cachorro suba no sofá: Se não quer que ele suba no sofá nunca o deverá deixar fazer. É fundamental que seja constante e não desista, mesmo que ao início ele o ignore. Não faça exceções, diga-lhe para ir para baixo sempre que tentar subir.
  • Quero que ele suba às vezes: Pode educar o seu cachorro para que apenas suba no sofá quando você o convidar. Pode ser difícil ao início mas se for constante pode consegui-lo. Não o faça durante o período de adestramento, pois pode confundi-lo muito. Convide-o uma vez para subir no sofá e mande-o sair e voltar para a sua cama quando você sair.
  • Pode subir no sofá: Se permitir que o seu cachorro se deite consigo no sofá, vejam filmes juntos e fique dormindo no seu sofá quando for embora significa que vai permitir-lhe subir sempre que quiser. Para o seu cachorro o sofá é uma zona de ambos. Por isso, o seu cachorro não entenderá se quando tiver uma visita em casa não o deixar subir.

    Não pretenda que de repente o seu cachorro se comporte sob regras que nunca conheceu. Por isso, o mais recomendável é que o eduque a subir no sofá apenas quando você o convidar.

Se deixar o seu cachorro subir para o sofá, deve se lembrar que depois de cada passeio que fizer com o seu cachorro deverá limpar as suas patas, especialmente se estiver chovendo. Não é preciso dar-lhe todas as vezes um banho com sabão, limpe apenas regularmente a sujidade que se acumular nas patas.

Como evitar que ele suba quando estou em casa

Não deixe que ele suba em nenhum momento na sua presença. Se for preciso insistir e fazê-lo várias vezes, faça-o. Deve ser constante e manter as regras que definir. Utilize palavras como "Não" ou "Para baixo", diga-as de forma energética e olhando para ele. Pode recompensá-lo quando baixar mas não é recomendável. Utilize este recurso se o seu cachorro for especialmente caprichoso com o sofá.

Cada vez que o vir no sofá, diga-lhe para ir para a sua cama, assim ele vai perceber que é a sua zona de estar e não o sofá.

Se alguns cachorros tiverem sido educados desde pequenos a puderem subir no sofá, depois fica mais difícil fazê-los entender que já não podem. Se o seu cachorro é adotado ou vem de outra casa com estes hábitos, tenha paciência e leve o tempo que for preciso para o reeducar. Nunca utilize a violência, é sempre mais produtivo o reforço positivo quando o encontrar na sua caminha.

  • Ofereça-lhe a sua própria cama: Um dos motivos pelos quais gostam de subir no sofá é porque cheira a nós. Além disso, normalmente quando são filhotes permitimos que subam para o nosso colo para estarem ao nosso lado. E não se esqueça do conforto, é sempre melhor uma almofada macia que uma no solo, e eles sabem bem disso.

Se colocar uma cama para cachorros ao lado do sofá, ele irá sentir-se mais próximo de si sem sentir a necessidade de subir no sofá. Se conseguir alcançá-lo com a mão, melhor ainda, umas carícias de reconhecimento nas primeiras vezes que utilizar a cama são perfeitas durante o seu adestramento.

Escolha uma boa cama, confortável para ele e na qual possa dormir. Embora não durma de noite nesse cômodo é conveniente que tenha o seu próprio sítio para o acompanhar enquanto vê televisão ou lê no sofá.

Quando o cachorro estiver sozinho em casa

Pode ser que tenha conseguido que ele não suba no sofá à sua frente, mas quando volta para casa encontra-o dormindo nele ou descendo rapidamente quando você entra em casa. Este é um problema que muitos donos têm e não é fácil de resolver.

A única coisa que podemos fazer é impedi-lo fisicamente. Ou seja, colocando objetos como uma cadeira deitada ou algumas bolsas de plástico. Assim já não será confortável nem agradável para ele subir no sofá. É uma medida que com o tempo poderá ir eliminando.

Se o cachorro tem a sua própria cama no mesmo cômodo e você o ensinou a não subir à sua frente, pouco a pouco deixará de subir. Existem à venda repelentes para sofá e móveis que o podem ajudar mas se dedicar algum tempo à sua educação não será necessário utilizá-los.

Uma casa diferente, regras diferentes

Como vê, com uma série de regras e constância conseguirá que o seu cachorro respeite o sofá. Quando o seu cão estiver educado é muito gratificante passar tempo com ele dentro de casa. Defina as regras e faça com que ele as cumpra sempre.

No dia a dia de uma casa pode ser um conflito o fato do seu cachorro não sair do sofá e se transformar no dono dele. Por isso, a simples regra de não subir no sofá vai melhorar a vossa convivência, evitando discussões e conflitos em casa. Toda a família deve participar na educação do cachorro desde que chega a casa, seja filhote ou um cão adulto.

Se decidiu que o seu cachorro pode subir ocasionalmente no sofá, utilize protetores ou capas laváveis e mantenha uma correta higiene após os passeios diários. Cada casa e cada dono deve decidir como quer que o seu cachorro se comporte e o que lhe permite ou não fazer.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinando o cachorro a não subir no sofá, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.