Comparações

Diferenças entre pastor alemão macho e fêmea

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 11 março 2024
Diferenças entre pastor alemão macho e fêmea
Pastor alemão

Ficha do animal: Pastor alemão

O pastor alemão, também chamado de "lobo-da-alsácia" em alguns países, é uma raça canina emblemática da Alemanha que ganhou imensa popularidade em todo o mundo. Embora a beleza tenha desempenhado seu papel, tal sucesso é atribuído principalmente à versatilidade e inteligência desses cães, que, ao longo de sua história, foram desde testemunhas de guerras até estrelas de cinema e televisão. Todas essas qualidades e curiosidades históricas contribuem para manter o interesse por esta raça vivo, mas muitos interessados se perguntam se existem diferenças entre o pastor alemão macho e fêmea, tanto em termos de aparência e comportamento quanto nos cuidados necessários para preservar sua boa saúde.

Se você é um deles, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir informações fundamentais que o ajudarão a decidir entre um pastor alemão macho ou fêmea. Vamos lá?

Índice

  1. Tamanho do pastor alemão macho e fêmea
  2. Personalidade do pastor alemão macho e fêmea
  3. Outras diferenças entre pastor alemão macho e fêmea
  4. Pastor alemão macho ou fêmea: qual escolher?

Tamanho do pastor alemão macho e fêmea

As diferenças entre o pastor alemão macho e fêmea são mais evidentes quando nos concentramos na estrutura física de cada sexo, pois as fêmeas são significativamente menores que os machos. De acordo com os padrões publicados por três das principais federações caninas internacionais (FCI, AKC e Kennel Club do Reino Unido), as diferenças de tamanho são as seguintes:

  • Pastor alemão macho: a altura ideal na cernelha para pastores alemães adultos é de 60-65 centímetros nos machos. Quanto ao peso, varia entre 30 e 40 kg;
  • Pastor alemão fêmea: nelas, a altura na cernelha gira em torno de 55-60 centímetros, enquanto o peso oscila entre 22-32 kg.

Para além disso, o AKC (American Kennel Club) esclarece que os traços sexuais secundários são fortemente presentes nesta raça de cães. Ou seja, a aparência geral de um pastor alemão macho ou fêmea já denota claramente características físicas associadas à masculinidade ou feminilidade em cães. Dessa forma, elas costumam ter linhas mais delicadas que eles. No entanto, há características físicas comuns a ambos os sexos, como o corpo alongado e musculoso, a cabeça em forma de cunha, as orelhas pontiagudas eretas, o nariz preto e a poderosa mordida. A aparência geral do pastor alemão macho ou fêmea transmite elegância e nobreza, com uma presença difícil de ignorar.

Em relação aos tipos de pastor alemão, as mencionadas federações caninas reconhecem apenas a existência de duas variantes: o pastor alemão de pelo curto e o pastor alemão de pelo longo. Em ambas, logicamente, encontraremos indivíduos machos e fêmeas, que podem exibir diferentes cores em seu manto, seja sólido ou combinado com outras tonalidades. Por exemplo, a FCI define como aceitáveis as seguintes cores do pastor alemão: preto com marcas de cor marrom avermelhado, marrom e amarelo e até cinza claro; totalmente preto, cinza com sombras escuras, com manto e máscara de cor preta.

Diferenças entre pastor alemão macho e fêmea - Tamanho do pastor alemão macho e fêmea

Personalidade do pastor alemão macho e fêmea

Durante muito tempo, acreditou-se que a genética ou até mesmo o sexo de um cão poderiam determinar sua personalidade. No entanto, hoje sabemos que a influência de componentes genéticos (como raça e linhagem) no temperamento do cão concentra-se na predisposição a certos padrões de comportamento. Por exemplo, observamos que um pastor alemão macho ou fêmea tem habilidades de guarda e proteção muito mais desenvolvidas do que outras raças caninas que nunca foram empregadas nessas tarefas (por exemplo, um cocker spaniel ou um pug).

Porém, o comportamento de um cão possui um forte componente individual, pois a maneira de agir no dia a dia e de se relacionar com outros indivíduos, estímulos e ambientes depende muito mais de fatores relacionados à criação de cada indivíduo, como o ambiente em que vive e a educação que recebe, principalmente durante os primeiros meses de vida. De fato, pesquisas recentes sugerem que menos de 10% das variações comportamentais observadas nos cães - em nível individual - podem ser atribuídas a fatores genéticos.

Portanto, as possíveis diferenças entre pastor alemão macho e fêmea, em termos de comportamento e personalidade, não dependem do sexo e nem mesmo da linhagem de cada indivíduo, mas sim das experiências vividas e da educação recebida.

Temperamento geral do pastor alemão macho ou fêmea

Em linhas gerais, um pastor alemão se caracteriza por seu temperamento seguro e valente, bem como por uma grande capacidade de aprendizado e predisposição ao treinamento. A combinação dessas qualidades, sem dúvida, contribuiu para sua posição entre as cinco raças de cães mais inteligentes, desempenhando-se de forma otimizada em uma variedade de esportes caninos, funções de guarda, terapia, busca e resgate, e, claro, como companhia. E não esqueçamos que o pastor alemão é considerado uma das melhores raças de cães policiais em todo o mundo.

Muitas pessoas se perguntam se o pastor alemão é um cão agressivo, mas a realidade é que a agressividade não é uma característica comportamental de nenhum cão, seja ele de raça pura ou não. A agressividade em cães é um problema de comportamento complexo relacionado a várias causas, incluindo problemas de saúde que causam dor ou estresse nos cães. Por isso, quando um cão se torna agressivo, o primeiro e mais importante passo é consultar um veterinário (preferencialmente um veterinário etólogo) para avaliar sua saúde e tentar identificar os fatores que podem estar desencadeando as reações defensivas ou diretamente agressivas.

Para deixar claro, o pastor alemão macho e fêmea possui um temperamento muito confiável por natureza, mas também é nossa responsabilidade, como tutores, criar condições para que seu comportamento permaneça estável ao longo de sua vida. Para isso, é essencial ensinar-lhes comandos básicos de obediência desde sua chegada ao lar (preferencialmente a partir de seus primeiros meses de vida), não negligenciar sua atividade física e mental, além de trabalhar na socialização precoce do pastor alemão para permitir que ele desenvolva plenamente sua confiança e uma maior adaptabilidade a diferentes indivíduos, estímulos e ambientes. Se precisar de ajuda, no PeritoAnimal temos um artigo com informações sobre como adestrar um pastor alemão.

Diferenças entre pastor alemão macho e fêmea - Personalidade do pastor alemão macho e fêmea

Outras diferenças entre pastor alemão macho e fêmea

Outra diferença importante entre o pastor alemão macho e fêmea está nos ciclos reprodutivos, conhecidos popularmente como "cio", que começarão quando o cão atingir a maturidade sexual. Para um cão de porte médio, estima-se que um pastor alemão atinja a maturidade sexual entre 6 e 12 meses de vida, sendo que os machos tendem a ser um pouco mais tardios que as fêmeas. No entanto, a idade exata do primeiro cio pode variar dependendo das características individuais de cada cão, bem como de alguns fatores ambientais.

Uma vez atingida a maturidade sexual, os machos estarão dispostos a acasalar durante todo o ano ao longo de quase toda a sua vida. Por sua vez, o cio nas fêmeas é dividido em quatro fases (pró-estro, estro, diestro e anestro), e é apenas durante o estro que elas são férteis e receptivas aos machos. Geralmente, uma cadela passa por dois cios ao ano, com duração total de 15 a 21 dias, enquanto o estro costuma durar, no máximo, de 6 a 9 dias.

Ao prestar atenção nos sintomas do cio, também podemos observar algumas diferenças entre o pastor alemão macho e fêmea. Para começar, apenas as fêmeas terão o típico sangramento vaginal, geralmente acompanhado de uma visível inflamação na vulva. Elas também tendem a ficar mais carinhosas quando estão no cio, principalmente durante o pró-estro, enquanto os machos ficam muito ansiosos ou nervosos sempre que perceberem a presença de fêmeas no cio nas proximidades. No entanto, ambos os sexos têm uma maior propensão à fuga com fins reprodutivos, ou seja, é muito provável que um pastor alemão macho ou fêmea, quando estiver no cio, queira escapar de casa para acasalar.

Marcação

A marcação em cães não está associada apenas ao instinto reprodutivo ou à necessidade de marcar território. Ambos os sexos marcam para se comunicar com seus congêneres, para criar um odor comum ou em resposta a certas emoções. Embora não seja o único método, a marcação com urina é a que mais costuma causar preocupações aos tutores e é infinitamente mais comum em cães machos e fêmeas não castrados. Nos machos, esse comportamento é facilmente identificável, pois o cão levantará a pata e irá expelir pequenos jatos de urina sobre superfícies ou objetos. No entanto, as fêmeas também marcam com urina e tendem a fazê-lo com mais frequência quando estão no cio.

Diferenças entre pastor alemão macho e fêmea - Outras diferenças entre pastor alemão macho e fêmea

Pastor alemão macho ou fêmea: qual escolher?

Embora seja útil conhecê-las, as diferenças entre o pastor alemão macho e fêmea estão longe de ser uma das coisas mais importantes a se considerar antes de optar por um sexo ou outro. Isso ocorre porque machos e fêmeas irão demandar a mesma disponibilidade de tempo e espaço, a mesma dedicação à sua educação, bem como um dispêndio econômico quase idêntico para fornecer uma alimentação completa e equilibrada em cada estágio de sua vida, além dos demais cuidados fundamentais com sua saúde e bem-estar. Portanto, o mais importante é que você se questione honestamente se possui as condições necessárias, se está disposto a fazer esses investimentos - materiais e não materiais – e se sua personalidade e estilo de vida são compatíveis com a forma de ser e as necessidades desta raça canina.

Nesse sentido, algo muito importante a se considerar é que existem várias doenças comuns no pastor alemão, como displasia de quadril e de cotovelo, epilepsia e problemas digestivos, entre outros. Em grande parte, essas patologias são hereditárias, e sua alta incidência está relacionada à história dessa raça, especialmente à reprodução indiscriminada a que foi submetida com fins comerciais. Portanto, um pastor alemão macho ou fêmea pode precisar de atenção extra quanto aos cuidados preventivos e, eventualmente, de gastos significativos com tratamentos veterinários.

Por outro lado, tenha em mente que um pastor alemão macho ou fêmea nunca se comportará como um "cão de colo", embora ambos os sexos sejam capazes de demonstrar extrema lealdade aos seus familiares e desfrutem muito de sua companhia. Muitos dizem que as fêmeas tendem a ser mais carinhosas que os machos, mas a realidade é que o nível de carinho e afeto que seu cão demonstrará dependerá da qualidade do vínculo que você nutre com ele ou ela. Lembre-se de que ganhar a confiança de um cão exige dedicação e muita consciência na escolha dos métodos que você aplica para educá-lo, pois castigos e uso abusivo de repreensões apenas contribuem para que seu peludo tenha medo de você e se sinta muito estressado. É por essa razão que recomendamos apostar no reforço positivo para recompensar seu amigo por seu bom comportamento e motivá-lo a continuar aprendendo constantemente.

Além disso, os pastores alemães são cães muito ativos e inteligentes, portanto, precisam exercitar seu corpo e mente todos os dias para prevenir tanto o sobrepeso quanto os problemas comportamentais associados ao sedentarismo, estresse e tédio. Para evitá-los, além de estabelecer uma boa rotina de passeios, é fundamental investir no treinamento do seu cão desde tenra idade e em seu enriquecimento ambiental.

Castração de machos e fêmeas

Como vimos, as diferenças físicas e comportamentais entre um pastor alemão macho e fêmea não deveriam influenciar na decisão de adotar um sexo ou outro. No entanto, há certos aspectos que podem fazer com que optemos por um deles, sendo a castração um fator preponderante, pois o custo da cirurgia nas fêmeas é mais elevado devido a esta ser mais complicada. Da mesma forma, os problemas de saúde que podem desenvolver caso não sejam castradas também envolvem tratamentos ou cirurgias com um custo maior.

Da mesma forma, são muitos os benefícios da castração do seu cão, seja macho ou fêmea, pois este procedimento não apenas previne gravidezes não planejadas, mas também doenças associadas a hormônios sexuais ou ao trato reprodutivo de cães e cadelas. Além disso, a castração tem um impacto significativo na atenuação ou mesmo eliminação de comportamentos sexuais, como monta, marcação e fuga. Se você quiser se aprofundar nesse tema, recomendamos a leitura do artigo "Castração de cachorro: valor e recuperação".

Por último, mas não menos importante, se você estiver avaliando os prós e contras de adotar um pastor alemão macho ou fêmea, não deixe de dar uma olhada em nosso artigo "Vantagens de ter um pastor alemão".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre pastor alemão macho e fêmea, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Diferenças entre pastor alemão macho e fêmea