Comparações

Diferenças entre husky macho e husky fêmea

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 26 abril 2024
Diferenças entre husky macho e husky fêmea
Husky Siberiano

Ficha do animal: Husky Siberiano

O Husky Siberiano é uma raça de cão muito popular, que se destaca principalmente pela sua aparência física, muito semelhante à de um lobo. É um cão de trabalho, ágil, forte e que requer bastante estimulação, tanto física quanto mental, devido ao seu elevado nível de energia e inteligência. Os huskies são sociáveis e brincalhões, mas também são caracterizados por serem um pouco teimosos e independentes, por isso é necessário ter conhecimentos atualizados em educação canina antes de adotar um cão com essas características.

Se você acha que tem o tempo e a experiência necessários para compartilhar sua vida com um husky, é possível que esteja considerando adotar um e, nesse caso, pode estar se perguntando se é melhor ter uma fêmea ou um macho. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos responder às suas dúvidas e contar quais são as principais diferenças entre um husky macho e uma fêmea, não perca!

Também lhe pode interessar: Diferenças entre pitbull macho e fêmea
Índice
  1. Tamanho do husky macho e e da husky fêmea
  2. Características do husky macho e da husky fêmea
  3. Outras diferenças entre o husky macho e a husky fêmea
  4. O que é melhor, um husky macho ou uma husky fêmea?

Tamanho do husky macho e e da husky fêmea

Embora seu corpo robusto e sua pelagem densa possam fazê-lo parecer maior do que é, o Husky Siberiano é considerado um cão de porte médio, pois o padrão de sua raça indica que esses animais não devem exceder 28 quilos de peso. Este dado pode surpreender alguns, pois há uma tendência em confundir o Husky com o Malamute do Alasca, uma raça de aparência similar, porém de maior tamanho, cujos exemplares machos podem facilmente ultrapassar os 40 quilos de peso.

Portanto, o peso médio do Husky é o seguinte:

  • Husky macho: varia entre 20,5 e 28 quilos. Quanto à altura na cernelha, os machos são maiores, geralmente medindo entre 53,5 e 60 cm.
  • Husky fêmea: são um pouco mais leves, pesando entre 16 e 23 quilos. Elas medem entre 50,5 e 56 cm de altura.

Os pesos e alturas dos Huskies podem variar dependendo de sua linhagem genética, pois alguns criadores podem se concentrar em obter animais de trabalho mais fortes e grandes, enquanto outros podem optar por criar cães mais esbeltos e leves. Em qualquer caso, é importante manter o animal sempre dentro de uma faixa de peso saudável, prestando especial atenção para evitar os problemas de obesidade.

Diferenças entre husky macho e husky fêmea - Tamanho do husky macho e e da husky fêmea

Características do husky macho e da husky fêmea

O caráter de um cão depende de uma grande variedade de fatores, entre os quais o sexo é pouco relevante, não havendo evidências de grandes diferenças entre o temperamento de um Husky macho e uma Husky fêmea. O fato de um cão ser mais ou menos carinhoso, obediente, tranquilo, sociável, tolerante, etc., é consequência, por um lado, de sua própria genética (onde a raça desempenha um papel fundamental) e, por outro lado, do ambiente em que foi criado e das experiências que viveu. Portanto, no que diz respeito ao temperamento, escolher um cão macho ou fêmea não é tão importante quanto garantir-lhe uma socialização correta, proporcionar-lhe experiências agradáveis, educá-lo de maneira positiva e satisfazer adequadamente todas as suas necessidades físicas, sociais e emocionais.

Temperamento geral do husky siberiano

Se nos concentrarmos na raça em si, os Huskies (tanto machos quanto fêmeas) costumam ser cães afáveis, sociáveis e tolerantes com outros animais e crianças, desde que tenham sido corretamente socializados. Apresentam um nível de energia muito alto, necessitando de estímulo e exercício diário. São cães bastante ruidosos, atentos e vigilantes, que frequentemente mostram certa desconfiança com estranhos, mas não tendem a ser agressivos. Sua educação pode ser um desafio em alguns aspectos, já que os Huskies tendem a ser um pouco teimosos.

Se você gostaria de conhecer mais detalhadamente as principais características do temperamento geral desta raça, recomendamos a leitura deste outro artigo, onde encontrará um guia detalhado com tudo o que precisa saber sobre o Husky Siberiano: "Curiosidades sobre o husky siberiano".

Outras diferenças entre o husky macho e a husky fêmea

Embora o sexo em si não seja capaz de justificar diferenças significativas no caráter dos Huskies, existem uma série de comportamentos que podem diferir entre machos e fêmeas. Entre esses comportamentos, destacam-se aqueles que dependem, em grande parte, da disposição hormonal do cachorro, pois nesse aspecto encontramos diferenças claras entre machos e fêmeas:

  • Fêmeas: os hormônios sexuais femininos (os estrogênios e a progesterona) são responsáveis pelo aparecimento do cio nas cadelas, período durante o qual podem ocorrer mudanças comportamentais. O instinto de buscar um macho para acasalar pode fazer com que as Huskies fêmeas se tornem mais escapistas, demandantes de atenção ou até mesmo apresentem comportamentos ameaçadores, especialmente em relação a outras fêmeas
  • Machos: de forma semelhante, a testosterona dos machos pode fazer com que eles se comportem de maneira mais territorial, marquem com urina diferentes pontos da casa ou desenvolvam comportamentos agressivos, especialmente em relação a outros machos.

No entanto, cada animal é único, e as diferenças individuais entre eles fazem com que não haja uma regra universal para explicar o comportamento dos Huskies machos e fêmeas.

O que é melhor, um husky macho ou uma husky fêmea?

Depois de conhecer as principais diferenças entre o Husky macho e a Husky fêmea, chega o momento de escolher qual sexo melhor se adapta ao seu estilo de vida. Como já mencionamos, além do tamanho e de algumas diferenças comportamentais, não existem, à primeira vista, grandes distinções entre um Husky macho e uma Husky fêmea, portanto, a decisão se baseia principalmente em preferências pessoais e nas características do ambiente em que o animal vai viver. Por exemplo, se você já tem outros cães em casa, deve considerar como seus cães se relacionam com animais de sexo diferente, pois em algumas ocasiões a convivência entre dois machos ou duas fêmeas pode ser incompatível.

Recomendamos, antes de tomar a decisão, perguntar aos responsáveis pelos animais (funcionários do abrigo, tutores anteriores, etc.) sobre seu temperamento, hábitos e experiências anteriores, pois isso lhe dará uma ideia mais aproximada do caráter do animal, seja macho ou fêmea.

Diferenças entre husky macho e husky fêmea - O que é melhor, um husky macho ou uma husky fêmea?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre husky macho e husky fêmea, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Diferenças entre husky macho e husky fêmea