Diferenças entre bulldog francês macho e fêmea
Ficha do animal: Bulldog Inglês
O bulldog francês é tão popular atualmente que dispensa apresentações, certo? Com certeza você já viu mais de um desses cachorros gorduchos passeando pela rua e fazendo sucesso nas redes sociais. Muitas pessoas que têm interesse em adotar um cão dessa raça ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre o bulldog francês macho e fêmea, seja em relação à aparência, comportamento ou aos cuidados necessários para manter uma boa saúde.
Se você é uma dessas pessoas, saiba que chegou ao lugar certo! Neste artigo do PeritoAnimal, compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre as diferenças entre bulldog francês macho e fêmea. Continue lendo para descobrir!
Tamanho do bulldog francês macho e fêmea
Muitos tutores iniciantes se perguntam "como saber se meu bulldog francês é macho ou fêmea", principalmente quando acabam de adotar um filhote. A estratégia mais rápida e simples é prestar atenção aos traços físicos do indivíduo, já que existem várias diferenças morfológicas entre cães e cadelas que podemos detectar à primeira vista.
Obviamente, uma das diferenças mais evidentes entre bulldog macho e fêmea a nível morfológico tem a ver com a anatomia e o aspecto dos genitais. Nas fêmeas, a presença da vulva é perceptível desde as primeiras semanas de vida, assim como o pênis nos machos. Em relação aos testículos, na ampla maioria dos filhotes machos, estes deveriam descer entre a segunda e a terceira semana de vida, e um tempo maior que seis meses poderia indicar um caso de criptorquidia. Para ler mais sobre este tema, consulte o seguinte artigo: "Criptorquidismo em cães - Causas e tratamento".
Cães e cadelas também têm uma estrutura corporal diferente, já que, geralmente, os machos são mais altos e robustos que as fêmeas. Assim, o tamanho e o peso corporal são outras das diferenças entre bulldog francês macho e fêmea que chamam a atenção. Segundo o padrão da raça publicado pela Federação Cinológica Internacional (FCI), estes são os números de referência para cada sexo:
- Bulldog francês macho: a altura na cernelha varia entre 27 cm e 35 cm, enquanto um peso corporal saudável deveria estar entre 9 kg e 14 kg;
- Bulldog francês fêmea: a altura na cernelha pode ir de 24 cm até 32 cm, enquanto a variação do peso corporal considera-se saudável entre 8 e 13 kg.
Por outro lado, as variações no padrão e cores do bulldog francês não dependem do sexo, mas sim da composição genética de cada indivíduo. Cabe mencionar que não há consenso entre as associações caninas internacionais quanto a quais cores são consideradas aceitáveis ou desejáveis nesta raça de cães franceses. Enquanto a FCI menciona apenas a cor fulva ou fulva atigrada (com ou sem manchas brancas), o AKC é mais flexível, definindo como aceitáveis as seguintes cores: branco, creme, bege (de bege claro a bege avermelhado), assim como qualquer combinação dos anteriores.
Personalidade do bulldog francês macho e fêmea
Atualmente, já se sabe que a personalidade e o comportamento de um cão dependem menos de fatores genéticos, como a raça e a linhagem, do que de aspectos relacionados à sua criação, como o ambiente em que vive, a educação que recebe e as experiências vividas, principalmente durante seus primeiros meses de vida.
De fato, estudos mais recentes nos indicam que menos de 10% das variações de comportamento em cães podem ser atribuídas à genética. Portanto, as principais diferenças entre bulldog francês macho e fêmea, em termos comportamentais, podem ser atribuídas às diferenças na criação de cada indivíduo, e não aos sexos diferentes.
Temperamento geral do bulldog francês
Uma das características mais valorizadas no bulldog francês macho e fêmea é seu caráter brincalhão, dócil e sociável. São cães de companhia por excelência, que adoram receber carinho de seus tutores e brincar com as crianças. Também têm facilidade em se relacionar com outros indivíduos, geralmente convivendo pacificamente com outros cães, gatos e animais de companhia de outras espécies. Na verdade, esses cãezinhos rechonchudos demandam muita atenção e, se ficarem muito tempo sozinhos, podem desenvolver problemas de comportamento relacionados à ansiedade de separação ou até mesmo um quadro de depressão.
Um bom processo de socialização é fundamental para prevenir um comportamento possessivo ou ciumento, principalmente em relação ao seu tutor ou membros da família, o que é observado com certa frequência em indivíduos dessa raça. O ideal é que um bulldog macho ou fêmea comece a ser socializado antes de completar seu terceiro ou quarto mês de vida, que é quando termina o período sensível de socialização. Aqui explicamos como socializar um filhote de cachorro corretamente.
No entanto, é possível e necessário socializar os cães adultos para promover uma convivência harmoniosa com outros indivíduos e um comportamento mais seguro e estável, seja dentro ou fora de casa. Por isso, no PeritoAnimal também damos dicas sobre como socializar um cachorro adulto.
Outras diferenças entre bulldog francês macho e fêmea
Outra das importantes diferenças entre bulldog francês macho e fêmea está relacionada com os ciclos reprodutivos, os quais conhecemos popularmente como "cio" e que terão início quando o cão alcançar a maturidade sexual. Tratando-se de um cão de porte pequeno, estima-se que um bulldog francês alcance sua maturidade sexual por volta de seus 6 ou 8 meses de vida. No entanto, a idade exata do primeiro cio pode variar em função de fatores internos e externos ao organismo de cada indivíduo. Além disso, os machos podem demorar um pouco mais que as fêmeas para se tornarem sexualmente ativos.
A seguir, vejamos algumas diferenças entre bulldog macho e fêmea relacionadas com o cio:
- Machos: após alcançar a maturidade sexual, os cães bulldog francês machos poderão acasalar durante todo o ano e por quase toda a vida;
- Fêmeas: o cio nas cadelas divide-se em quatro fases (o proestro, o estro, o diestro e o anestro), e é apenas durante o estro que são férteis e receptivas aos machos. Geralmente, uma cadela passa por dois cios por ano, com duração de 15 a 21 dias, enquanto o estro costuma durar, no máximo, entre 6 e 9 dias. Uma fêmea pode parir até quatro filhotes por ninhada.
Os sintomas de cio em cães e cadelas também são diferentes. Embora ambos os sexos tendam a mostrar um comportamento mais inquieto, marcado pela intensificação de comportamentos sexuais como a marcação, a monta e a fuga, apenas as cadelas apresentarão o típico sangramento vaginal, acompanhado de vermelhidão e inchaço da vulva. Se deseja aprofundar neste tema, recomendamos a leitura do artigo "Cachorro no cio: sintomas e duração".
O que é melhor: bulldog francês macho ou fêmea?
Levando em consideração tudo o que vimos até aqui, você deve ter percebido que o sexo por si só não deveria ser um fator determinante na hora de decidir se é melhor adotar um bulldog macho ou fêmea. Logicamente, conhecer as diferenças entre os sexos pode orientar uma decisão mais consciente e compatível com suas expectativas e preferências. No entanto, o mais importante é que você esteja familiarizado com os cuidados do bulldog francês para avaliar se terá o tempo, os recursos financeiros e a paciência necessária para proporcionar ao seu melhor amigo uma ótima qualidade de vida.
Nesse sentido, algo que não se deve deixar de levar em conta é que existem muitas doenças comuns no bulldog francês e várias delas estão relacionadas com a intensa manipulação genética envolvida no desenvolvimento dessa raça. Sua condição braquicefálica não apenas os predispõe a dificuldades respiratórias, roncos e a chamada "síndrome braquicefálica", mas também os torna mais vulneráveis a golpes de calor. Além disso, alergias e doenças de pele são muito frequentes. E tudo isso pode - e costuma - se traduzir em um maior investimento de tempo e dinheiro em medicina preventiva e tratamentos veterinários.
No caso das fêmeas, esse investimento pode aumentar ainda mais quando consideramos os cuidados durante a gravidez e para garantir um parto seguro. Isso ocorre porque as fêmeas de bulldog francês precisam de uma cesariana para dar à luz a seus filhotes, já que a condição braquicefálica impossibilita que eles passem pelo canal do parto. Essa intervenção cirúrgica pode ser bastante cara, especialmente se for feita com urgência ou se a cadela apresentar complicações durante o procedimento.
Castração de machos e fêmeas
Dada a altíssima prevalência de doenças no bulldog francês, recomenda-se a castração dos indivíduos dessa raça. Castrar uma cadela costuma ser mais caro do que castrar um cão, pois é um procedimento cirúrgico mais complexo e demorado. Da mesma forma, caso haja complicações após a castração, elas também podem demandar um maior investimento financeiro no caso das fêmeas.
No entanto, tenha em mente que são muitos mais os benefícios de castrar um cão macho ou fêmea, tanto para sua saúde quanto para seu comportamento. Por isso, antes de nos despedirmos, queremos convidá-lo a ler mais sobre "Castração de cachorro: valor e recuperação".
Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre bulldog francês macho e fêmea, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.
- AKC. French Bulldog Breed Information and Stadard. Disponible para consulta (en inglés): https://www.akc.org/dog-breeds/french-bulldog/
- FCI. Estándar nº101: Bouledogue Français/French Bulldog. Disponible para consulta (en inglés o francés): https://www.fci.be/es/nomenclature/BULLDOG-FRANCES-101.html
- Morrill, K. et al. (2022). Ancestry-inclusive dog genomics challenges popular breed stereotypes. Disponible para consulta en: https://www.science.org/doi/10.1126/science.abk0639