menu
Partilhar

Vantagens de ter um pastor alemão

 
Por Maria Besteiros. 28 abril 2021
Vantagens de ter um pastor alemão

Ficha do animal: Pastor alemão

Sem dúvida o pastor alemão é um dos cachorros mais conhecidos mundialmente. Suas excelentes capacidades o permitem que, além de ser um bom cachorro de companhia, possa participar de trabalhos policiais e de assistência. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar as vantagens de ter um pastor alemão em casa, seja puro ou mestiço e independentemente da idade, pois existem muitas vantagens em adotar exemplares adultos e idosos.

Se você está pensando em adotar um cachorro com essas características e quer descobrir se é ideal para você, descubra a seguir as vantagens de ter um pastor alemão e se ele é seu companheiro ideal. Se você já convive com um, deixe um comentário com os motivos que te levaram a adotá-lo!

Também lhe pode interessar: Vantagens de adotar um vira-lata

Características básicas do pastor alemão

Para compreender as vantagens de ter um pastor alemão como companheiro, o primeiro a fazer é conhecer as características básicas desta raça. Além do mais, deve-se saber que por melhores qualidades que tenha um cachorro, se elas não estão de acordo com nossa condições de vida não serão realmente vantagens. Por exemplo, o pastor alemão é muito inteligente, mas se não temos tempo de estimulá-lo, sua inteligência não será uma vantagem, mas, sim, um problema, pois a frustração e o tédio acabarão afetando a convivência.

Passando a suas características, como seu nome indica, esta raça procede da Alemanha. No início era dedicada ao pastoreio de ovelhas, mas logo se diversificou até o desempenho de trabalhos militares, policiais, de segurança, de assistência, além de companhia.

São cachorros com uma expectativa de vida que oscila entre os 12 e 13 anos, pesam entre 34 e 43 kg e medem entre 55 e 66 cm até a cernelha. Portanto, são de porte grande. Adaptaram-se perfeitamente à vida na cidade, ainda que não tenham problemas caso tenham que viver no campo. São bons guardiões e excelentes alunos de obediência, além de animais muito ativos que exibem grande energia.

Ainda que o mais conhecido seja o pastor alemão de cor avermelhada e areia, existe um monte de tonalidades, inclusive brancos, com pelo comprido ou curto. Em qualquer caso, todos compartilham um aspecto de lobo com o focinho comprido, olhar inteligente e orelhas em pé que transmitem uma expressão de permanente alerta.

Como particularidade, as fêmeas de pastor alemão são capazes de dar a luz a grandes ninhadas. É muito importante manter o filhote com sua família durante o tempo mínimo de oito semanas e preocupar-nos por proporcioná-los socialização e educação desde o primeiro momento para evitar problemas de comportamento que podem chegar a ser graves por tratar-se de um animal de porte grande.

Vantagens de ter um pastor alemão

Depois de conhecer as principais características que podem nos aproximar às possíveis vantagens de se adotar este cachorro, vejamos a seguir as vantagens de ter um pastor alemão.

Tem um tamanho ideal

Deixando à margem sua beleza, já que isso é uma questão de gosto, entre as vantagens de ter um pastor alemão, destacamos, em primeiro lugar, seu tamanho, nem muito grande, nem pequeno. O que permite que aquelas pessoas que não gostem de cachorros muito grandes possam ter um e não seja impossível cuidar dele e, inclusive, alojá-lo em um apartamento.

Os gastos, ainda que elevados, pois muitos são associados ao tamanho do cachorro, não são desmesurados. Além do mais, é preciso levar em conta que um cachorro grande como um pastor alemão ou seus cruzamentos, sobretudo quando já contam com certa idade, podem manter-se perfeitamente tranquilos em casa, sem necessitar grandes espaços.

É um aluno genial

É possível que a primeira vantagem de ter um pastor alemão que nos venha a mente seja sua grande capacidade para aprender. É certo, mas há de saber que é uma faca de dois gumes. Em outras palavras, o interesse pela aprendizagem faz com que o cachorro necessite de estimulação constante. Sem ela poderia frustrar-se e o resultado se traduziria em problemas de comportamento. É importante insistir que os cachorros tenham a capacidade de aprender durante toda sua vida, por isso não há nenhum problema em que adotemos um pastor alemão ou algum de seus cruzamentos já adulto ou idoso.

Descubra neste outro artigo como adestrar um pastor alemão.

É um dos cachorros mais inteligentes

Relacionado com o ponto anterior, o pastor alemão é um cachorro de trabalho e de grande inteligência. Inclusive, segundo a lista elaborada pelo psicólogo Stanley Coren na década de 1990, o pastor alemão ocupa um destacado terceiro posto de um total de 79. Esta lista mede, de maior a menor, a capacidade do cachorro para aprender ordens, em quantas repetições consegue fazê-lo e com qual probabilidade as obedece.

É um cachorro muito ativo

A alta atividade se considera uma das vantagens de ter um pastor alemão em casa sempre que sua vida seja ativa. Esta raça canina vai necessitar, além da estimulação a nível mental que comentamos anteriormente, estimulação física. Portanto, é uma raça ideal para passar tempo brincando juntos, para fazer viagens pela natureza e atividades esportivas nas que podemos introduzir também estímulos físicos e mentais, como o agility.

Se não somos de costumes muito ativos, mas nos encantaria conviver com um pastor alemão, sempre temos a opção de adotar um de idade avançada. Ele conservará todas as suas qualidades, mas necessitará uma menor quantidade de atividade física.

É um cachorro para sentir-se seguro

O pastor alemão tem fama de bom guardião e como tal serviu ao longo de sua história, mas temos que saber que para que o cachorro possa realizar atividades de defesa tem que ser treinado por profissionais para isso.

Destacamos seu papel protetor como vantagem de ter um pastor alemão porque sua companhia nos dá segurança. Além do mais, são cachorros que se caracterizam pela fidelidade à sua família e, quando bem criados e educados, por sua personalidade equilibrada. Todas essas qualidades mais sua atitude alerta e seu tamanho, nos transmitem uma sensação de segurança em sua companhia.

É um dos cachorros mais leais

Devido precisamente ao seu instinto protetor, é uma das raças caninas mais fieis e leais à sua família. Esta lealdade pode levá-los a querer defender seu grupo acima de tudo e, sobretudo, a criar um forte vínculo com todos seus membros.

Desvantagens de ter um pastor alemão

Mais que falar em "desvantagens" temos que referir-nos a características que não encaixam com nosso estilo de vida. Precisamente as mesmas razões para ter um pastor alemão expostas anteriormente podem resultar em um motivo que nos leve a não adotá-lo. Por exemplo, como dizíamos, se não somos pessoas ativas, talvez adotar um pastor alemão filhote ou jovem não seja a melhor opção, mas, sim, um idoso.

O pastor alemão é um cachorro ativo que adora brincar, que necessita receber estimulação mental e física para manter-se equilibrado e saudável, por isso é fundamental que sejamos capazes de cobrir tais necessidades. Se consideramos que não vamos poder fazê-lo, as características da raça podem converter-se em uma desvantagem para nós.

Por outro lado, infelizmente, a reprodução indiscriminada deu lugar a exemplares com problemas de saúde físicos e mentais. A famosa displasia de quadril e também transtornos gastrointestinais, oculares, nervosismo exagerado, timidez, fobias e agressividade são alguns deles. Ao contrário, um bom pastor alemão será um cachorro equilibrado e obediente.

Posso ter um pastor alemão em apartamento?

Viver em um apartamento não é uma desvantagem para ter um pastor alemão, já que esta raça canina se adapta perfeitamente a qualquer espaço ou situação, sempre que todas as suas necessidades estejam cobertas. Sendo assim, se podemos oferecer-lhe exercício mental e físico que necessita, o socializamos corretamente, damos boa educação baseada em reforço positivo, lhe dedicamos tempo e carinho um pastor alemão pode viver em um apartamento sem problemas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vantagens de ter um pastor alemão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • Fogle, Bruce. (1995). The Encyclopedia of the Dog. London. Dorling Kindersley.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Vantagens de ter um pastor alemão
Vantagens de ter um pastor alemão

Voltar ao topo da página