Comparações

Diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 abril 2019
Diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A raça Pastor Belga estabeleceu-se definitivamente no ano de 1897, depois de uma série de cruzamentos entre diversos exemplares dedicados ao pastoreio que se iniciou em 1891. Por outro lado, a raça do Pastor Alemão iniciou-se um pouco mais tarde, pois até ao ano de 1899 não foi reconhecido como raça Alemã. Os seus inícios também foram como cães pastores.

Observamos que, ambas as raças partiram das mesmas funções comuns, pastoreio e em épocas e países muito próximos, Bélgica e Alemanha. No entanto, embora os seus inícios tenham sido similares, com o passar dos anos ambas as raças foram divergindo.

Por este motivo, no PeritoAnimal vamos lhe explicar as principais diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga.

Também lhe pode interessar: Tipos de pastor alemão

Índice

  1. Variedades do cachorro Pastor Belga
  2. Pastor belga groenendael
  3. Pastor belga laekenois
  4. Pastor belga malinois
  5. Pastor belga tervueren
  6. Pastor Alemão

Variedades do cachorro Pastor Belga

O Pastor Belga conta com 4 variedades distintas com caraterísticas muito diferentes entre si no que diz respeito ao seu aspeto físico, mas geneticamente são praticamente iguais. Por esse motivo, consideram-se todos como raça Pastor Belga.

Se acontecer se cruzar um casal com o mesmo fenótipo, a ninhada pode ser totalmente ou parcialmente com um fenótipo totalmente diferente ao dos seus pais. As variedades do Pastor Belga são:

  • Pastor Belga Groenendael
  • Pastor Belga Laekenois
  • Pastor Belga Malinois
  • Pastor Belga Tervueren
Diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga - Variedades do cachorro Pastor Belga

Pastor belga groenendael

Esta variedade de cachorro Pastor Belga Groenendael carateriza-se pela cor preta de todo o seu pelo. O seu pelo é comprido e suave à exceção da cara. Nesta variedade tolera-se alguma mancha pequena branca no pescoço e peito.

As suas medidas habituais são de 60 cms na cernelha e uns 28-30 quilos de peso. As fêmeas são levemente menores. Vive uns 12-13 anos, mas conhecem-se exemplares que superaram os 18 anos.

Os especialistas consideram que os cães Pastores Belgas não são uma boa raça como primeiro cão, pois a sua grande necessidade de atividade requer espaço e alguns fundamentos de adestramento fora do comum.

Diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga - Pastor belga groenendael

Pastor belga laekenois

O Pastor Belga Laekenois é completamente diferente do anterior. É a variedade mais antiga. A aparência do cachorro Pastor Belga Laekenois é a seguinte: o seu tamanho e peso é idêntico ao Groenendael, mas o seu pelo é áspero e encaracolado. As suas cores estão na gama dos marrons. Também tem caracóis na sua cabeça e cara. Uma pequena mancha no pescoço é admitida.

Durante ambas as guerras mundiais serviu como cachorro mensageiro. A sua esperança média de vida é idêntica à do Pastor Belga Groenendael. Devido ao seu nível de atividade é melhor para viver em um ambiente rural, uma vez que em um ambiente urbano esta raça pode sofrer neurose se não poder fazer uma grande dose de exercício ativo.

Diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga - Pastor belga laekenois

Pastor belga malinois

O Pastor Belga Malinois é originário da cidade belga de Malinas, de onde surgiu em 1892. Com caraterísticas de peso e tamanho idênticas a outros pastores belgas, diferencia-se deles pelo seu pelo curto e duro em todo o corpo e cara. A sua cor está dentro da gama dos marrons e tem uma cor linda.

É um cachorro muito ativo que precisa de muito espaço para se mexer, uma vez que uma das suas caraterísticas é que a mentalidade de filhote até aos 3 anos de idade, e alguns exemplares inclusive até aos 5 anos. O que significa que se não for socializado adequadamente e educado desde o primeiro dia pode ficar anos comendo os sapatos de toda a família, ou causando destroços idênticos. É fundamental poder desenvolver uma grande atividade para apaziguar o seu temperamento.

Precisamente devido ao seu temperamento, faz com que tenha sido utilizado pelo exército e polícias de todo o mundo (incluindo a polícia alemã). Também é bom como cão de guarda, pastor e defesa, sempre que seja treinado para isso por profissionais. Lembre-se que treinar um cachorro para atacar sem conhecimentos é uma ideia muito perigosa que pode ter múltiplas consequências.

Não é um cão recomendado para viver em um apartamento, apesar de ser muito amável com a família e especialmente com as crianças. Mas como é muito tonto e bruto pode magoar os mais pequenos sem querer.

Diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga - Pastor belga malinois

Pastor belga tervueren

O Pastor Belga Tervuren é proveniente da cidade de Tervuren, população onde foram selecionados os primeiros exemplares desta preciosa variedade de Pastor Belga.

A morfologia desta variedade é muito idêntica à do Pastor Belga Groenenlandel, mas o seu suave e comprido pelo é de tons marrons com algumas zonas pretas. A cara tem o pelo curto e está formada por uma linda barba que vai de orelha a orelha.

É um cão muito ativo utilizado na vigilância, rastreio de drogas ou bombas, ajuda em catástrofes e defesa. Integra-se muito bem nas famílias, sempre e quando tiver a capacidade e espaço para o treinar e proporcionar-lhes a grande atividade que precisam.

Diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga - Pastor belga tervueren

Pastor Alemão

O Pastor Alemão tem as suas origens em 1899. As suas caraterísticas físicas são muito conhecidas, uma vez que se trata de uma raça muito popular.

É um cachorro de tamanho maior e peso que o Pastor belga, chegando a pesar até 40 kg. Tem uma notável inteligência, sendo de mais fácil adestramento que o Pastor Belga. De qualquer forma, é um cão de trabalho, o que significa que precisa de realizar algum tipo de atividade seja física como cão polícia, rastreio em catástrofes ou acompanhamento de cegos.

O temperamento do Pastor Alemão é muito equilibrada, sempre que a sua linha genética seja pura, uma vez que também é provavelmente a raça em que criadores inexperientes cometeram mais erros. A sua esperança média de vida oscila dos 9 aos 13 anos.

Diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga - Pastor Alemão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
luceandro
Eu tenho uma pastor alemão capa preta fêmea e tem um macho de uma amiga que e um pastor totalmente preto, se a gente colocar os dois para cruzar o que vai sair ?
A sua avaliação:
CRISTIANA SANTOS
Que a raça dele?
Sara Araújo
Minha cachorra e rusky ela cruzou com um pastor belga

Antonio Madson
Posso cruzar um pastor. Belga macho com um pastor branco suíço .fêmea ?
Exite alguma divergência nessas raças?
No cruzamento das raças pode haver alguma mudança de comportamento nos filhotes?
Poderá haver alguma mudança na pelagem nos filhotes? ou as características será do génese dominante? .
Obrigado.
Ricardo Rêgo
Antonio, eu tenho um filhote de Pastor Belga Tervueren com Pastor Suiço, ele tem 4 meses e é extremamente dócil, faz amizade com todos e é muito brincalhão. Com relação ao pelo, fica mesclado, a tendência dos filhotes é de ficar com uma capa preta no dorso e partes brancas ou caramelo claro nas extremidades e patas. O meu filhote, Bruce, é muito bonito e o pelo é bem longo e macio.
Espero ter ajudado na sua dúvida, abraços.
nuno conceicao
Olá estou para adotar um cão em que pai rottweiler e mae pastor belga que me informa a respeito desse cão sff pois tenho crianças e um cão podendo.... Urgente sff
José
O Cruzamento de uma cadela pastor alemão com um cão pastor belga, pode gerar um descendente mais agressivo e mais difícil de adestrar? Estou pensando em comprar um filhote mas tenho medo de ter dificuldade de adestrá-lo.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi José! O importante a averiguar é o temperamento e caráter dos progenitores especificamente. Isto é, não depende da raça em si mas sim desses indivíduos em concreto.
Andreia
Boa noite,queria saber se o cachorro filho pode cruzar com a cadela mae?a mae ė belga malonois e o filhote puxou o pai que ė belga capa preta
Luísa Savala
Oi Andreia! Não é aconselhável cruzar cachorros com a mesma linhagem genética pois pode causar diversas doenças. Se você pretende cruzar o seu cachorro de forma responsável, deve procurar um profissional que possa te orientar em todo o processo.
Lembramos também que uma nova gestação significam novos cuidados e gastos com os seus cachorro, além disso, todo o suporte necessário para os cachorros filhotes.
Mauro Carvalho
Eu já tive um Pastor Alemão preto, que se chamava Gorbachev, um capa preta que era o Pierrot. Agora tenho o Garu, de pai totalmente preto e a mãe capa preta. O Garu não se parece em nada com eles. Ele ficou maior que o pai, extremamente forte, nunca vi nada igual, é um moleque. Adestrei os dois primeiros, mas esse está sendo uma tarefa difícil, ele só pensa em brincar. Obedece minha mãe e meu pai que tem 84 anos só no olhar deles. A sua pelagem não é nada parecido com a dos seus pais.
Andrey
Lindo esse cachorro, parabéns!
Miguel
Tenho um filhote onde a mãe é pastor belga preta e o pai é um capa preta, o resultado é um cachorro amarelo, com 6 meses já é maior que o pai dele, muito brincalhão e um excelente guarda, está semana inicia o adestramento, espero que seja fácil, pois trata-se de um cachorro com muita energia pesado 29kg.
Lucas
Olá, gostaria de saber se a mistura das duas raças é boa ou se vira um vira-lata.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lucas. Ao cruzar as duas raças, os cachorros terão as características apenas de um deles ou dos dois. Serão cachorros sem raça definida efetivamente, o que não faz com que sejam menos bonitos ou saudáveis.
Eduardi
Eu tenho uma lista dessa duas raças e ela nunca mostrou agressividade mesmo eu nunca a adentrand
graciete marques
tenho uma cadela pastor belga mas tem capa preta não devia ter capa preta
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Graciete! Pode ser que ele não seja completamente puro.
1 de 7
Diferenças entre Pastor Alemão e Pastor Belga