Curiosidades do mundo animal

Diferenças entre ouriço e porco-espinho

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 22 março 2023
Diferenças entre ouriço e porco-espinho

Falar de ouriço e porco-espinho não é a mesma coisa. Muitas pessoas utilizam erroneamente o termo para se referirem a um mesmo tipo de animal e, assim, não podem estar mais equivocadas. O ouriço e o porco-espinho têm diferenças muito perceptíveis que vamos compartilhar com você neste texto.

Uma destas diferenças está nos espinhos. Ambos têm espinhos, mas eles possuem formas e características muito diferentes. Outro diferencial é o tamanho, visto que o porco-espinho é maior que o ouriço, algo que se pode perceber a olho nu.

Estas são algumas das coisas que caracterizam uma espécie e a outra, mas para poder conhecer mais diferenças entre o ouriço e o porco-espinho, recomendamos-lhe que continue lendo este artigo do PeritoAnimal. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Diferença entre canguru e wallaby

Índice

  1. Diferenças taxonômicas do ouriço e do porco-espinho
  2. Diferenças entre peso e tamanho
  3. Diferenças no lugar onde vivem
  4. Diferenças na alimentação
  5. Diferença dos espinhos
  6. É fácil distinguir entre um ouriço e um porco-espinho?

Diferenças taxonômicas do ouriço e do porco-espinho

  • Os ouriços ou Erinaceinae, pertencem à ordem Erinaceomorpha, onde se incluem 16 espécies de ouriços divididos em 5 gêneros diferentes, os quais são Atelerix, Erinaceus, Hemiechinus, Mesechinus e Paraechinus.
  • O porco-espinho, por sua vez, é um termo utilizado para descrever animais de duas famílias diferentes, a família Erethizontidae e a família Hystricidae, animais que vivem na América e na Europa, respectivamente. Os porcos-espinho americanos são os que mais se assemelham aos ouriços na sua aparência física.

Na fotografia aperece um exemplar de porco-espinho.

Diferenças entre ouriço e porco-espinho - Diferenças taxonômicas do ouriço e do porco-espinho
Imagem: porco-espinho

Diferenças entre peso e tamanho

  • Os ouriços são animais insectívoros que podem chegar a alcançar até 30 cm de comprimento e superar 1 kg de peso. Fisicamente são animais com aspeto rechonchudo e patas curtas, o rabo pode medir entre 4 a 5 centímetros de comprimento.
  • Já o porco-espinho é um animal muito maior, pode chegar a medir até 60 cm de comprimento e 25 cm de altura, duplicando o tamanho do ouriço. Além disso, pode chegar a pesar até 15 kg, ou seja, 15 vezes mais que um ouriço comum.

Na imagem pode observar um exemplar de ouriço.

Diferenças entre ouriço e porco-espinho - Diferenças entre peso e tamanho
Imagem: ouriço

Diferenças no lugar onde vivem

  • Os ouriços são animais que podem ser encontrados na África, Ásia, América e Europa. Os seus habitats preferidos são pradarias, bosques, savanas, desertos e áreas de cultivo.
  • No entanto, os porcos-espinho também podem ser encontrados na África, Ásia, América e Europa.

Por isso, os habitats são muito semelhantes, e incluem desertos, savanas, selvas e áreas de cultivo. Outra diferença está no fato de existirem espécies de porco-espinho que vivem em árvores podendo fazer isto toda a vida.

Na fotografia você pode ver um porco-espinho subindo uma árvore.

Diferenças entre ouriço e porco-espinho - Diferenças no lugar onde vivem
Imagem: porco-espinho

Diferenças na alimentação

A alimentação também é diferente nestes dois animais.

  • Os ouriços são animais insetívoros, ou seja, que baseiam a sua dieta no consumo de insetos. Podem comer minhocas, escaravelhos, formigas e outros insetos, podem inclusivamente comer pequenos mamíferos e ovos de vários pássaros.
  • Os porcos-espinho têm uma dieta vegetariana, alimentam-se basicamente de fruta e ramos, mas uma curiosidade é que eles também podem se alimentar de ossos de animais, que é de onde extraem o cálcio. Então podemos dizer que os ouriços são carnívoros e os porcos-espinho são vegetarianos, marcando assim uma grande diferença.
Diferenças entre ouriço e porco-espinho - Diferenças na alimentação

Diferença dos espinhos

Os espinhos também são diferentes entre estas duas espécies de animais, o que têm em comum é que em ambos os animais os espinhos são pelos cobertos de queratina, o que lhes dá a rigidez característica. À olho nu podemos constatar que os espinhos dos ouriços são muito mais curtos que os dos porcos-espinho.

Também existe a diferença que os espinhos dos porcos-espinho estão afiados e desprendem-se, no caso dos ouriços não acontece o mesmo. Os ouriços têm os espinhos distribuídos de forma uniforme no seu dorso e cabeça, no caso do porco-espinho existem espécies que têm uma concentração de espinhos aglomerados ou espinhos individuais intercalados com o pelo.

Ambos os animais se enroscam sobre o seu ventre quando se sentem ameaçados, deixando os espinhos eriçados. No caso do porco-espinho, estes movem-se para produzir um som de advertência, ao mesmo tempo que podem soltar os seus espinhos e cravá-los nos seus inimigos.

Diferenças entre ouriço e porco-espinho - Diferença dos espinhos

É fácil distinguir entre um ouriço e um porco-espinho?

Depois de ler este artigo podemos ver que é muito fácil distinguir entre um ouriço e um porco-espinho. Para começar são animais de tamanhos diferentes, sendo os ouriços menores. Tal como os seus espinhos, uma vez que o porco-espinho tem espinhos mais compridos e que se soltam, além disso os ouriços têm os espinhos distribuídos de forma uniforme.

Quanto à alimentação, agora você já sabe que o ouriço prefere insetos e o porco-espinho opta por uma dieta baseada em frutas.

Diferenças entre ouriço e porco-espinho - É fácil distinguir entre um ouriço e um porco-espinho?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre ouriço e porco-espinho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ICM BIO. Plano de Ação Nacional Para Conservação do Ouriço-Preto. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-pan/pan-ourico-preto/1-ciclo/pan-ourico-preto-livro.pdf>. Acesso em 29 de outubro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Ederson
Esse artigo do jornal cruzeiro do sul desmente totalmente a citação de que na américa do sul não existe ouriço cacheiro
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Ederson. Agradecemos o aviso. Revisamos o artigo e atualizamos as informações. Um abraço!
A sua avaliação:
Ederson
Existe sim ouriço na América do Sul, onde morava em Minas Gerais tinham bastante em nosso sítio e não era porco espinho pois era pequeno e os espinhos iam até a cabeça, então esse artigo está equivocado.
A sua avaliação:
PAULO MINHARO
O QUE VI AGORA A NOITE NA MINHA RUA É SEM DÚVIDA UM OURIÇO, COM CERTEZA POIS ERA PEQUENO, UNS TRINTA CENTIMETROS, CINZENTO, MAS MUDAVA PARA O AMARELO, QUANDO CAMINHAVA BEM DEVAGAR.
A sua avaliação:
Celso Casoy
Afirmo que tem sim 'ouriço' no Brasil (AS) pois já vi no meu sítio em Embú-Guaçu.
A sua avaliação:
Leandro Mengatto
Olá gostaria de lhes informar que também vi uma espécime de ouriço, aqui, na América, especificamente em um campus da USP.
Claudia
Existe sim ouriço na América do Sul. No abacateiro da minha chácara, no estado do PR, sempre aparecem por volta do mês de setembro e outubro. São pequenos. Inclusive meus cachorros tentaram atacar um ouriço e ficaram cheios de espinhos amarelos.
Dante Murilo Petter
Filmei em cima de uma araucária um ouriço, que na hora pensei se tratar de um porco espinho, e apenas após verificar as diferenças, reconheci que se tratava da 1ª espécie citada. Verifiquei que afirmam neste sítio de internet, de que os ouriços não vivem na América. Como o filmei aos fundos de minha casa na serra gaúcha, resolvi comunicar, Tenho o vídeo. Sem tripé e com zoom, saiu tremido, mas nítido para não deixar dúvidas.
Grato pela atenção.
Everton
Existem ouriços no Brasil inteiro acredito. Só hoje a noite aqui em Itupeva quando estava caminhando vi dois andando pelos fios da rua aqui no condomínio de chácara. E tem um que dorme aqui no forro de casa. Eu adoro vê-los por ai.
Imagem: porco-espinho
Imagem: ouriço
Imagem: porco-espinho
1 de 7
Diferenças entre ouriço e porco-espinho