Partilhar

Diferenças entre ouriço e porco-espinho

Diferenças entre ouriço e porco-espinho

Falar de ouriço e porco-espinho não é a mesma coisa, muitas pessoas utilizam erradamente o termo para se referirem a um mesmo tipo de animal e não podem estar mais equivocadas. O ouriço e o porco-espinho têm diferenças muito perceptíveis que vamos partilhar consigo.

Uma destas diferenças radica nos espinhos. Ambos têm espinhos, mas são de formas e com características muito diferentes. Também podemos falar do tamanho visto que o porco-espinho é maior que o ouriço, algo que se pode perceber a olho nu.

Estas são algumas das coisas que caracterizam uma espécie e a outra, mas para poder conhecer mais diferenças entre o ouriço e o porco-espinho, recomendamos-lhe que continue lendo este artigo do Perito Animal.

Também lhe pode interessar: Diferença entre canguru e wallaby

Diferenças taxonômicas do ouriço e do porco-espinho

  • Os ouriços ou Erinaceinae, pertencem à ordem Erinaceomorpha, onde se incluem 16 espécies de ouriços divididos em 5 gêneros diferentes, os quais são Atelerix, Erinaceus, Hemiechinus, Mesechinus e Paraechinus.

  • O porco-espinho por seu lado é um termo utilizado para descrever animais de duas famílias diferentes, a família Erethizontidae e a família Hystricidae, animais que vivem na América e no velho mundo, respetivamente. Os porcos-espinho americanos são os que mais se assemelham aos ouriços na sua aparência física.

Na fotografia aperece um exemplar de porco-espinho.

Diferenças entre peso e tamanho

  • Os ouriços são animais insectívoros que podem chegar a alcançar até 30 cm de comprimento e superar 1 kg de peso. Fisicamente são animais com aspeto rechonchudo e patas curtas, o rabo pode medir entre 4 a 5 centímetros de comprimento.

  • O porco-espinho por seu lado é um animal muito maior, pode chegar a medir até 60 cm de comprimento e 25 cm de altura, duplicando o tamanho do ouriço. Além disso podem chegar a pesar até 15 kg, ou seja, 15 vezes mais que um ouriço comum.

Na imagem pode observar um exemplar de ouriço.

Diferenças no lugar onde vivem

  • Os ouriços são animais que podem ser encontrados em África, Ásia e Europa. Os seus habitats preferidos são pradarias, bosques, savanas, desertos e áreas de cultivo.

  • Os porcos-espinho por seu lado podem encontrar-se também na África, Ásia e Europa, mas além destes continentes existem espécies na América, o que não acontece com os ouriços.

Os habitats também são muito semelhantes, incluindo desertos, savanas, selvas e áreas de cultivo. Outra diferença radica no fato de existirem espécies de porco-espinho que vivem em árvores podendo fazer isto toda a vida.

Na fotografia pode ver um porco-espinho subindo uma árvore.

Diferenças na alimentação

A alimentação também é diferente nestes dois animais.

  • Os ouriços são animais insectívoros, ou seja, que baseiam a sua dieta no consumo de insetos. Podem comer minhocas, escaravelhos, formigas e outros insetos, podem inclusivamente comer pequenos mamíferos e ovos de vários pássaros.

  • Os porcos-espinho têm uma dieta vegetariana, alimentam-se basicamente de fruta e ramos, inclusivamente de ossos de animais onde extraem o cálcio. Então podemos dizer que os ouriços são carnívoros e os porcos-espinho são vegetarianos, marcando assim uma grande diferença.

Diferença dos espinhos

Os espinhos também são diferentes entre estas duas espécies de animais, o que têm em comum é que em ambos os animais os espinhos são pelos cobertos de queratina, o que lhes dá a rigidez característica. À vista desarmada podemos constatar que os espinhos dos ouriços são muito mais curtos que os dos porcos-espinho.

Também existe a diferença que os espinhos dos porcos-espinho estão afiados e desprendem-se, no caso dos ouriços não acontece o mesmo. Os ouriços têm os espinhos distribuídos de forma uniforme no seu dorso e cabeça, no caso do porco-espinho existem espécies que têm uma concentração de espinhos em aglomerados ou espinhos individuais intercalados com o pelo.

Ambos os animais se enroscam sobre o seu ventre quando se sentem ameaçados, deixando os espinhos eriçados. No caso do porco-espinho, este movem-se para produzir um som de advertência, ao mesmo tempo que podem soltar os seus espinhos e cravá-los nos seus inimigos.

É fácil distinguir entre um ouriço e um porco-espinho?

Depois de ler este artigo podemos ver que é muito fácil distinguir entre um ouriço e um porco-espinho. Para começar são animais de tamanhos diferentes, sendo os ouriços mais pequenos. Tal como os seus espinhos, uma vez que o porco-espinho tem espinhos mais compridos e que se soltam, além disso os ouriços têm os espinhos distribuídos de forma uniforme.

Também podemos dizer que se encontrarmos um destes exemplares na América o mais certo é que se trate de um porco-espinho, se falamos no estado selvagem, no entanto já podemos encontrar ouriços em ambientes urbanos como animais de estimação. Quanto à alimentação, agora sabe que o ouriço prefere insetos e o porco-espinho opta mais por comer frutas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre ouriço e porco-espinho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Diferenças entre ouriço e porco-espinho

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Dante Murilo Petter
Filmei em cima de uma araucária um ouriço, que na hora pensei se tratar de um porco espinho, e apenas após verificar as diferenças, reconheci que se tratava da 1ª espécie citada. Verifiquei que afirmam neste sítio de internet, de que os ouriços não vivem na América. Como o filmei aos fundos de minha casa na serra gaúcha, resolvi comunicar, Tenho o vídeo. Sem tripé e com zoom, saiu tremido, mas nítido para não deixar dúvidas.
Grato pela atenção.

Diferenças entre ouriço e porco-espinho
1 de 7
Diferenças entre ouriço e porco-espinho