Partilhar

Diferença entre canguru e wallaby

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 26 março 2019
Diferença entre canguru e wallaby

O wallaby e o canguru são marsupiais da Austrália: depois de um curto período de gestação dentro do útero as suas crias terminam o seu desenvolvimento na bolsa abdominal da sua mãe, agarrados às glândulas mamárias durante uns 9 meses até que possam aventurar-se fora da bolsa, nessa altura os pequenos só volta à bolsa para mamar.

Tanto o wallaby como o canguru pertencem à família macropodidae: têm uns pés sobre-dimensionados que lhes permitem saltar, sendo essa a sua única forma de se deslocarem. Uma vez que vivem no mesmo continente e que pertencem à mesma infraclasse de marsupiais e à mesma família de macropodidae são muito parecidos, mas ainda assim existem diferenças importantes entre eles.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe quais são as diferenças entre o wallaby e o canguru.

Também lhe pode interessar: Para que serve a bolsa do canguru

O tamanho

Os cangurus são muito maiores que os wallabies: o canguru vermelho é a maior espécie de marsupial do mundo, os maiores são sempre os machos e podem medir mais de 250 cm desde a ponta do rabo até à cabeça e pesar uns 90 kg, enquanto que os maiores wallabies medem uns 180 cm e pesam uns 20 kg. Para ter uma ideia considera-se que uma fêmea de wallabie pesa uns 11 kg enquanto que uma fêmea de canguru pesa uns 20 kg.

Diferença entre canguru e wallaby - O tamanho

Patas e hábitat

As patas do canguru são mais longas em relação ao resto do seu corpo, especialmente no segmento do tornozelo ao joelho é mais longo, o que faz com que pareçam desproporcionais.

As patas longas do canguru permitem saltar com velocidade em descampados onde se costuma deslocar a uns 20 km/hora e pode inclusivamente ultrapassar os 50km/hora, enquanto que o corpo mais compacto dos wallabies permite-lhes deslocarem-se com agilidade pelo bosque.

Diferença entre canguru e wallaby - Patas e hábitat

Dentes e alimentação

O wallaby vive em bosques e alimenta-se principalmente de folhas: por isso tem pré-molares achatados para esmagar e triturar as folhas, e os seus incisivos são mais pronunciados para cortes ocasionais.

Enquanto que o canguru perde os seus pré-molares na idade adulta e a fila dos seus molares forma uma curva, os seus dentes são estriados e as coroas dos seus molares são mais acentuadas. Esta dentição permite cortar ramos de ervas altas.

Diferença entre canguru e wallaby - Dentes e alimentação

Cor

O wallaby tem geralmente uma cor mais viva e intensa, com manchas de diferentes cores, por exemplo o wallaby ágil tem listras coloridas nas suas bochechas e ao nível dos quadris, e o wallaby de corpo vermelho tem o corpo acinzentado mas com listrar brancas no lábio superior, patas pretas e uma banda de vermelho nos machos.

A alteração de pelo do canguru costuma ser muito mais monocromática com padrões de cor distribuídos uniformemente no seu corpo. O canguru cinza tem um pelo que se esbate desde as suas costas, mais escuras, até ao seu ventre e cara, mais claros.

Conheça também a diferença entre lebre e coelho nesse artigo do PeritoAnimal.

Diferença entre canguru e wallaby - Cor

Reprodução e comportamento

Ambas as espécies têm uma única cria por gestação e a mãe leva o seu filho na sua bolsa não só até que esteja desmamado e sim até que seja completamente independente:

  • Um juvenil wallaby é desmamado aos 7-8 meses e geralmente ficam mais um mês na bolsa da sua mãe. Alcança a maturidade sexual aos 12-14 meses.
  • O pequeno canguru é desmamado aos 9 meses e fica na bolsa da sua mãe até aos 11 meses, só poderá reproduzir-se quando alcançar a idade de 20 meses.

Tanto o canguru como o wallaby vivem em pequenos grupos de famílias, constituídos por um macho dominante, o seu grupo de fêmeas, os seus filhos e por vezes algum macho imaturo e submisso. É muito mais frequente ver os wallabies lutando que os cangurus, geralmente lutam com o seu parceiro.

Diferença entre canguru e wallaby - Reprodução e comportamento

Esperança de vida

Os cangurus vivem muito mais tempo que os wallabies. Os cangurus selvagens vivem uns 2'0-25 anos e em cativeiro vivem de 16 a 20 anos, enquanto que os wallabies selvagens vivem uns 11-15 anos e uns 10-14 anos em cativeiro. Ambas as espécies são presas do homem, que caça os cangurus pela sua carne, e mata os wallabies pela sua pele.

Descubra também no PeritoAnimal...

Diferença entre canguru e wallaby - Esperança de vida

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferença entre canguru e wallaby, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Diferença entre canguru e wallaby

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Diferença entre canguru e wallaby
1 de 7
Diferença entre canguru e wallaby

Voltar ao topo da página