Comparações

Tipos de ouriço-terrestre

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 23 agosto 2019
Tipos de ouriço-terrestre

Gosta dos ouriços-terrestres? No PeritoAnimal somos grandes admiradores deste pequeno mamífero de espinhos curtos e narigudo. Trata-se de um animal independente e bonito que sem dúvida tem um aspecto singular e atraente.

Em seguida mostramos os diferentes tipos de ouriços-terrestres para que possa conhecer o seu aspecto físico, onde se encontram e algumas curiosidades relacionadas com os ouriços.

Continue lendo este artigo sobre os tipos de ouriços de terra e deixe-se surpreender pelos erinaceus e tudo o que está relacionado com estes pequenos mamíferos.

Também lhe pode interessar: Tipos de camaleão

Índice

  1. Ouriço Europeu ou Ouriço-cacheiro
  2. Ouriço escuro oriental
  3. Ouriço dos Bálcãs
  4. Ouriço-de-amur
  5. Ouriço-de-ventre-branco
  6. Atelerix algirus
  7. Ouriço da Somália
  8. Ouriço sul-africano
  9. Ouriço do Egito ou Ouriço orelhudo
  10. Ouriço orelhudo da Índia
  11. Ouriço de Gobi
  12. Ouriço da China central
  13. Ouriço do deserto
  14. Ouriço da Índia
  15. Ouriço de Brandt
  16. Paraechinus nudiventris
Ver mais >>

Ouriço Europeu ou Ouriço-cacheiro

O ouriço europeu ou erinaceus europaeus habita em diversos países da Europa como por exemplo, Itália, Espanha, França, Reino Unido, Portugal, entre outros. Também é conhecido apenas como ouriço-terrestre.

Costuma medir entre 20 a 30 centímetros e todo ele tem um aspecto marrom escuro característico. Habita em regiões de bosques e pode chegar a viver até 10 anos.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço Europeu ou Ouriço-cacheiro

Ouriço escuro oriental

O ouriço escuro oriental ou erinaceus concolor tem um aspecto muito parecido ao ouriço europeu embora difira por uma mancha branca no seu peito. Pode ser encontrado na Europa oriental e Ásia ocidental.

Ao contrário do ouriço europeu, o escuro oriental não escava, prefere fazer ninhos de ervas.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço escuro oriental

Ouriço dos Bálcãs

Encontramos o ouriço dos bálcãs ou o ericaneus romumanicus em toda a Europa oriental embora a sua presença se tenha estendido até à Rússia, Ucrânia ou o Cáucaso.

Difere das duas espécies anteriores pela sua mandíbula, um pouco distinta, embora exteriormente nos faça lembrar o ouriço comum europeu possui um peito de cor branca.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço dos Bálcãs

Ouriço-de-amur

O ouriço-de-amur ou erinaceus amarensis habita na Rússia, Coreia e China entre outros países. Mede uns 30 centímetros e o seu aspecto físico é de cores claras embora um pouco amarronzadas.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço-de-amur

Ouriço-de-ventre-branco

O ouriço-de-ventre-branco ou atelerix albiventris provém da África sub-sahariana e habita em regiões da savana e campos de cultivos das populações.

Podemos observar um corpo totalmente branco onde se realça a sua cabeça escura. Tem as patas muito curtas e surpreende o fato de só ter quatro dedos nas patas posteriores.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço-de-ventre-branco

Atelerix algirus

Este ouriço (atelerix algirus) é mais pequeno que os anteriores, alcançando uns 20 centímetros de comprimento.

Vive em todo o norte de África incluindo Marrocos e Algeria embora atualmente permaneça em esta selvagem pela costa mediterrânea que inclui a região de Valência ou Catalunha. Tem cores claras e mostra uma bifurcação nos espinhos da crista.

Tipos de ouriço-terrestre - Atelerix algirus

Ouriço da Somália

O ouriço da Somália ou atelerix sclateri é, efetivamente, endêmico da Somália e tem a barriga de cor branca enquanto que as suas paras costumam ser marrom ou pretas.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço da Somália

Ouriço sul-africano

O ouriço sul-africano ou atelerix frontalis é um ouriço de cor marrom que habita em países como o Botsuana, Malawi , Namíbia, África do sul, Zâmbia e Zimbabue, entre outros.

Embora se possa destacar as suas patas pretas e o seu tom marrom, o ouriço sul-africano tem uma franja branca na sua testa muito característica.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço sul-africano

Ouriço do Egito ou Ouriço orelhudo

O próximo nesta lista de ouriços é o ouriço do Egito ou ouriço orelhudo, também conhecido como Hemiechinus auritus. Embora habite efetivamente no Egito pode ser encontrado em muitas regiões da Ásia onde se tem vindo a espalhar.

Destaca-se pelas suas longas orelhas e espinhos curtos, fato que faz com que prefira fugir em vez de se enroscar como método de defesa. É mesmo rápido!

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço do Egito ou Ouriço orelhudo

Ouriço orelhudo da Índia

Embora o seu nome se pareça muito com o ouriço anterior podemos destacar que o ouriço orelhudo da Índia ou hemiechinus collaris tem um aspecto muito diferente.

É relativamente pequeno e tem cores escuras. Como curiosidade destacamos que este ouriço realiza todo um ritual de baile para conquistar a fêmeas durante dias.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço orelhudo da Índia

Ouriço de Gobi

O ouriço de Gobi ou Mesechinus dauuricus é um pequeno ouriço solitário que vive na Rússia e no norte da Mongólia. Mede entre 15 a 20 centímetros e encontra-se protegido nesses países.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço de Gobi

Ouriço da China central

O próximo da lista é o ouriço da China central ou mesechinus hughi e é endêmico da China.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço da China central

Ouriço do deserto

O ouriço do deserto ou ouriço etíope ou paraechinus aethiopicus é um ouriço muito difícil de ferir, porque quando se enrosca em forma de bola aponta os seus espinhos em todas as direções. As suas cores podem variar entre marrons escuros e claros.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço do deserto

Ouriço da Índia

O ouriço da Índia ou paraechinus micripus é originário da Índia e Paquistão e tem uma mancha parecida a uma máscara muito parecida à do guaxinim. Vive em regiões de alta montanha em que disponha de água em abundância.

Mede uns 15 centímetros e é bastante rápido embora não tanto como o ouriço orelhudo. Também observamos que este ouriço tem uma dieta muito variada na qual inclui sapos e rãs.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço da Índia

Ouriço de Brandt

O ouriço de Brandt ou Paraechinus hypomelas mede uns 25 centímetros e tem umas orelhas grandes e um corpo escuro. Podemos encontrá-lo em regiões do Paquistão, Afeganistão e do Iémen. Em casos de ameaça tende a enrolar-se com uma bola embora também utilize um ataque de "saltador" para surpreender os seus atacantes.

Tipos de ouriço-terrestre - Ouriço de Brandt

Paraechinus nudiventris

Por último trazemos-lhe o paraechinus nudiventris ya que se acreditava que estava extinto até há pouco tempo em que se falou que existem ainda exemplares na Índia.

Tipos de ouriço-terrestre - Paraechinus nudiventris
Imagem: rnricci.it

Descubra mais coisas sobre os ouriços e não perca os seguintes artigos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de ouriço-terrestre, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Kauã
Como comprar esse ouriço aí eu posso fazer para comprar esse ouriço
A sua avaliação:
Emillyn Figueiredo
Olá eu tenho interesse em adotar ou comprar um ouriço, porquinho da Índia ou furão preferindo os dois primeiros para me inicial em ter pet visto que todos eram cachorros ou gatos que eram dos meus familiares você saberia onde procurar obrigado
Imagem: rnricci.it
1 de 17
Tipos de ouriço-terrestre