Tipos de ouriço-terrestre
Gosta dos ouriços-terrestres? No PeritoAnimal somos grandes admiradores deste pequeno mamífero de espinhos curtos e narigudo. Trata-se de um animal independente e bonito que sem dúvida tem um aspecto singular e atraente.
Em seguida mostramos os diferentes tipos de ouriços-terrestres para que possa conhecer o seu aspecto físico, onde se encontram e algumas curiosidades relacionadas com os ouriços.
Continue lendo este artigo sobre os tipos de ouriços de terra e deixe-se surpreender pelos erinaceus e tudo o que está relacionado com estes pequenos mamíferos.
- Ouriço Europeu ou Ouriço-cacheiro
- Ouriço escuro oriental
- Ouriço dos Bálcãs
- Ouriço-de-amur
- Ouriço-de-ventre-branco
- Atelerix algirus
- Ouriço da Somália
- Ouriço sul-africano
- Ouriço do Egito ou Ouriço orelhudo
- Ouriço orelhudo da Índia
- Ouriço de Gobi
- Ouriço da China central
- Ouriço do deserto
- Ouriço da Índia
- Ouriço de Brandt
- Paraechinus nudiventris
Ouriço Europeu ou Ouriço-cacheiro
O ouriço europeu ou erinaceus europaeus habita em diversos países da Europa como por exemplo, Itália, Espanha, França, Reino Unido, Portugal, entre outros. Também é conhecido apenas como ouriço-terrestre.
Costuma medir entre 20 a 30 centímetros e todo ele tem um aspecto marrom escuro característico. Habita em regiões de bosques e pode chegar a viver até 10 anos.
Ouriço escuro oriental
O ouriço escuro oriental ou erinaceus concolor tem um aspecto muito parecido ao ouriço europeu embora difira por uma mancha branca no seu peito. Pode ser encontrado na Europa oriental e Ásia ocidental.
Ao contrário do ouriço europeu, o escuro oriental não escava, prefere fazer ninhos de ervas.
Ouriço dos Bálcãs
Encontramos o ouriço dos bálcãs ou o ericaneus romumanicus em toda a Europa oriental embora a sua presença se tenha estendido até à Rússia, Ucrânia ou o Cáucaso.
Difere das duas espécies anteriores pela sua mandíbula, um pouco distinta, embora exteriormente nos faça lembrar o ouriço comum europeu possui um peito de cor branca.
Ouriço-de-amur
O ouriço-de-amur ou erinaceus amarensis habita na Rússia, Coreia e China entre outros países. Mede uns 30 centímetros e o seu aspecto físico é de cores claras embora um pouco amarronzadas.
Ouriço-de-ventre-branco
O ouriço-de-ventre-branco ou atelerix albiventris provém da África sub-sahariana e habita em regiões da savana e campos de cultivos das populações.
Podemos observar um corpo totalmente branco onde se realça a sua cabeça escura. Tem as patas muito curtas e surpreende o fato de só ter quatro dedos nas patas posteriores.
Atelerix algirus
Este ouriço (atelerix algirus) é mais pequeno que os anteriores, alcançando uns 20 centímetros de comprimento.
Vive em todo o norte de África incluindo Marrocos e Algeria embora atualmente permaneça em esta selvagem pela costa mediterrânea que inclui a região de Valência ou Catalunha. Tem cores claras e mostra uma bifurcação nos espinhos da crista.
Ouriço da Somália
O ouriço da Somália ou atelerix sclateri é, efetivamente, endêmico da Somália e tem a barriga de cor branca enquanto que as suas paras costumam ser marrom ou pretas.
Ouriço sul-africano
O ouriço sul-africano ou atelerix frontalis é um ouriço de cor marrom que habita em países como o Botsuana, Malawi , Namíbia, África do sul, Zâmbia e Zimbabue, entre outros.
Embora se possa destacar as suas patas pretas e o seu tom marrom, o ouriço sul-africano tem uma franja branca na sua testa muito característica.
Ouriço do Egito ou Ouriço orelhudo
O próximo nesta lista de ouriços é o ouriço do Egito ou ouriço orelhudo, também conhecido como Hemiechinus auritus. Embora habite efetivamente no Egito pode ser encontrado em muitas regiões da Ásia onde se tem vindo a espalhar.
Destaca-se pelas suas longas orelhas e espinhos curtos, fato que faz com que prefira fugir em vez de se enroscar como método de defesa. É mesmo rápido!
Ouriço orelhudo da Índia
Embora o seu nome se pareça muito com o ouriço anterior podemos destacar que o ouriço orelhudo da Índia ou hemiechinus collaris tem um aspecto muito diferente.
É relativamente pequeno e tem cores escuras. Como curiosidade destacamos que este ouriço realiza todo um ritual de baile para conquistar a fêmeas durante dias.
Ouriço de Gobi
O ouriço de Gobi ou Mesechinus dauuricus é um pequeno ouriço solitário que vive na Rússia e no norte da Mongólia. Mede entre 15 a 20 centímetros e encontra-se protegido nesses países.
Ouriço da China central
O próximo da lista é o ouriço da China central ou mesechinus hughi e é endêmico da China.
Ouriço do deserto
O ouriço do deserto ou ouriço etíope ou paraechinus aethiopicus é um ouriço muito difícil de ferir, porque quando se enrosca em forma de bola aponta os seus espinhos em todas as direções. As suas cores podem variar entre marrons escuros e claros.
Ouriço da Índia
O ouriço da Índia ou paraechinus micripus é originário da Índia e Paquistão e tem uma mancha parecida a uma máscara muito parecida à do guaxinim. Vive em regiões de alta montanha em que disponha de água em abundância.
Mede uns 15 centímetros e é bastante rápido embora não tanto como o ouriço orelhudo. Também observamos que este ouriço tem uma dieta muito variada na qual inclui sapos e rãs.
Ouriço de Brandt
O ouriço de Brandt ou Paraechinus hypomelas mede uns 25 centímetros e tem umas orelhas grandes e um corpo escuro. Podemos encontrá-lo em regiões do Paquistão, Afeganistão e do Iémen. Em casos de ameaça tende a enrolar-se com uma bola embora também utilize um ataque de "saltador" para surpreender os seus atacantes.
Paraechinus nudiventris
Por último trazemos-lhe o paraechinus nudiventris ya que se acreditava que estava extinto até há pouco tempo em que se falou que existem ainda exemplares na Índia.
Descubra mais coisas sobre os ouriços e não perca os seguintes artigos:
Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de ouriço-terrestre, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.