Diferenças entre ouriço e porco-espinho

Diferenças entre ouriço e porco-espinho

Falar de ouriço e porco-espinho não é a mesma coisa. Muitas pessoas utilizam erroneamente o termo para se referirem a um mesmo tipo de animal e, assim, não podem estar mais equivocadas. O ouriço e o porco-espinho têm diferenças muito perceptíveis que vamos compartilhar com você neste texto.

Uma destas diferenças está nos espinhos. Ambos têm espinhos, mas eles possuem formas e características muito diferentes. Outro diferencial é o tamanho, visto que o porco-espinho é maior que o ouriço, algo que se pode perceber a olho nu.

Estas são algumas das coisas que caracterizam uma espécie e a outra, mas para poder conhecer mais diferenças entre o ouriço e o porco-espinho, recomendamos-lhe que continue lendo este artigo do PeritoAnimal. Boa leitura!

Diferenças taxonômicas do ouriço e do porco-espinho

  • Os ouriços ou Erinaceinae, pertencem à ordem Erinaceomorpha, onde se incluem 16 espécies de ouriços divididos em 5 gêneros diferentes, os quais são Atelerix, Erinaceus, Hemiechinus, Mesechinus e Paraechinus.
  • O porco-espinho, por sua vez, é um termo utilizado para descrever animais de duas famílias diferentes, a família Erethizontidae e a família Hystricidae, animais que vivem na América e na Europa, respectivamente. Os porcos-espinho americanos são os que mais se assemelham aos ouriços na sua aparência física.

Na fotografia aperece um exemplar de porco-espinho.

Imagem: porco-espinho

Diferenças entre peso e tamanho

  • Os ouriços são animais insectívoros que podem chegar a alcançar até 30 cm de comprimento e superar 1 kg de peso. Fisicamente são animais com aspeto rechonchudo e patas curtas, o rabo pode medir entre 4 a 5 centímetros de comprimento.
  • Já o porco-espinho é um animal muito maior, pode chegar a medir até 60 cm de comprimento e 25 cm de altura, duplicando o tamanho do ouriço. Além disso, pode chegar a pesar até 15 kg, ou seja, 15 vezes mais que um ouriço comum.

Na imagem pode observar um exemplar de ouriço.

Imagem: ouriço

Diferenças no lugar onde vivem

  • Os ouriços são animais que podem ser encontrados na África, Ásia, América e Europa. Os seus habitats preferidos são pradarias, bosques, savanas, desertos e áreas de cultivo.
  • No entanto, os porcos-espinho também podem ser encontrados na África, Ásia, América e Europa.

Por isso, os habitats são muito semelhantes, e incluem desertos, savanas, selvas e áreas de cultivo. Outra diferença está no fato de existirem espécies de porco-espinho que vivem em árvores podendo fazer isto toda a vida.

Na fotografia você pode ver um porco-espinho subindo uma árvore.

Imagem: porco-espinho

Diferenças na alimentação

A alimentação também é diferente nestes dois animais.

  • Os ouriços são animais insetívoros, ou seja, que baseiam a sua dieta no consumo de insetos. Podem comer minhocas, escaravelhos, formigas e outros insetos, podem inclusivamente comer pequenos mamíferos e ovos de vários pássaros.
  • Os porcos-espinho têm uma dieta vegetariana, alimentam-se basicamente de fruta e ramos, mas uma curiosidade é que eles também podem se alimentar de ossos de animais, que é de onde extraem o cálcio. Então podemos dizer que os ouriços são carnívoros e os porcos-espinho são vegetarianos, marcando assim uma grande diferença.

Diferença dos espinhos

Os espinhos também são diferentes entre estas duas espécies de animais, o que têm em comum é que em ambos os animais os espinhos são pelos cobertos de queratina, o que lhes dá a rigidez característica. À olho nu podemos constatar que os espinhos dos ouriços são muito mais curtos que os dos porcos-espinho.

Também existe a diferença que os espinhos dos porcos-espinho estão afiados e desprendem-se, no caso dos ouriços não acontece o mesmo. Os ouriços têm os espinhos distribuídos de forma uniforme no seu dorso e cabeça, no caso do porco-espinho existem espécies que têm uma concentração de espinhos aglomerados ou espinhos individuais intercalados com o pelo.

Ambos os animais se enroscam sobre o seu ventre quando se sentem ameaçados, deixando os espinhos eriçados. No caso do porco-espinho, estes movem-se para produzir um som de advertência, ao mesmo tempo que podem soltar os seus espinhos e cravá-los nos seus inimigos.

É fácil distinguir entre um ouriço e um porco-espinho?

Depois de ler este artigo podemos ver que é muito fácil distinguir entre um ouriço e um porco-espinho. Para começar são animais de tamanhos diferentes, sendo os ouriços menores. Tal como os seus espinhos, uma vez que o porco-espinho tem espinhos mais compridos e que se soltam, além disso os ouriços têm os espinhos distribuídos de forma uniforme.

Quanto à alimentação, agora você já sabe que o ouriço prefere insetos e o porco-espinho opta por uma dieta baseada em frutas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre ouriço e porco-espinho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ICM BIO. Plano de Ação Nacional Para Conservação do Ouriço-Preto. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-pan/pan-ourico-preto/1-ciclo/pan-ourico-preto-livro.pdf>. Acesso em 29 de outubro de 2020.