menu
Partilhar

Diferenças entre golden retriever macho e fêmea

 
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 25 janeiro 2024
Diferenças entre golden retriever macho e fêmea

Ficha do animal: Golden Retriever

Hoje em dia, literalmente, todo o mundo conhece os cachorros golden retriever. Além de ser uma das raças caninas mais populares e queridas, esses peludos de origem escocesa se tornaram estrelas da internet. Sua beleza chamativa, notável inteligência e um caráter mais amigável impossível, parecem ser a fórmula do sucesso que levam muitas pessoas a se interessarem pela sua adoção. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre o golden retivier macho e fêmea, tanto em termos físicos e comportamentais, como em relação ao tempo, atenção e cuidados que exigem.

Se você está pensando em se tornar o feliz tutor de um golden retriever, ou simplesmente gostaria de saber mais sobre eles, você veio ao lugar certo! Junte-se a nós neste artigo do PeritoAnimal e descubra qual escolher, um golden retriever macho ou fêmea.

Também lhe pode interessar: Diferenças entre Labrador e Golden Retriever

Tamanho do golden retriever macho e fêmea

As diferenças entre golden retrievers machos e fêmeas são mais evidentes quando olhamos para a constituição física de cada sexo, uma vez que as fêmeas são visivelmente menores e menos robustas que os machos. Da mesma forma, existem variações sutis nos padrões da raça publicados pelas principais federações caninas internacionais:

  • Golden retriever macho: A FCI e o Kennel Club do Reino Unido concordam que a altura média na cernelha de um golden retriever adulto pode variar de 56 a 61 cm nos machos. Por outro lado, o AKC (Kennel Club dos Estados Unidos da América) adota uma altura na cernelha entre 58,4 cm e 60,9 cm para golden retrievers machos. Além disso, determina um peso corporal desejável de 29,5 kg a 34 kg para homens adultos.
  • Golden retriever fêmea: segundo a FCI e o Kennel Club, a altura na cernelha das fêmeas varia de 51 a 56 cm. Já o AKC determina altura entre 54,6 cm e 57,1 cm para o sexo feminino. Da mesma forma, afirma que as mulheres não devem ultrapassar 29,5 kg na idade adulta.

A aparência de um Golden Retriever macho ou fêmea de linhagem europeia é ligeiramente diferente da de uma linhagem norte-americana. Mas, em termos gerais, observamos um cão com o corpo ligeiramente alongado, mas bem proporcionado e de aspecto harmonioso, e com uma expressão amável.

Em relação às cores do golden retriever, também há um consenso entre as federações caninas, que consideram aceitáveis ​​diferentes tonalidades de ouro, que vão do creme ao dourado, enquanto rejeitam extremos como o vermelho ou o mogno e o branco. Essas tonalidades podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres.

Diferenças entre golden retriever macho e fêmea - Tamanho do golden retriever macho e fêmea

Caráter do golden retriever macho e fêmea

Sabemos que a genética influencia o caráter de um cão, principalmente em termos de uma maior ou menor predisposição geral para determinados padrões comportamentais nas raças. É por isso que algumas raças de cães, como o golden retriever, tendem a ser naturalmente mais sociáveis ​​e confiantes do que outras, como o chow chow, cujo temperamento é muito mais reservado e independente por natureza.

No entanto, também foi demonstrado que o comportamento de um cão tem uma forte componente individual, porque a forma como um cão age no dia-a-dia e como se relaciona com outros indivíduos, bem como com uma variedade de estímulos e ambientes, depende muito mais de fatores relacionados à formação de cada indivíduo, como o ambiente onde vive e a educação que recebe principalmente nos primeiros meses de vida. Na verdade, os estudos mais recentes sugerem que menos de 10% das variações comportamentais observadas em cães – a nível individual – podem ser atribuídas a fatores genéticos. Portanto, as principais diferenças entre golden retrievers masculinos e femininos, em termos de comportamento e personalidade, decorrem das diferenças na criação de cada indivíduo, e não por terem sexos diferentes. Em outras palavras, não há diferenças no caráter de um golden retrivier macho ou fêmea porque pertencem a um sexo ou a outro. As possíveis diferenças dependerão das experiências vividas e da educação recebida.

Temperamento geral do golden retriever

Em termos gerais, um golden retriever destaca-se pelo seu temperamento estável e extremamente gentil, bem como por uma notável inteligência e predisposição para o treino. A combinação dessas qualidades, sem dúvida, tem contribuído para que ele se posicione entre as cinco raças de cães mais inteligentes do mundo e que desempenhe de maneira ideal as mais diversas funções, estando também entre os melhores cães de terapia, cães de trabalho, de assistência e , claro, companhia. Portanto, uma das grandes vantagens de adotar um golden retriever macho ou fêmea é que eles são bastante fáceis de treinar e, bem motivados, são capazes de aprender quase tudo para agradar seus tutores.

Porém, deve-se levar em consideração que os golden retrievers, e principalmente os machos, demoram para amadurecer, podendo se comportar como “filhotes grandes” por vários meses ou até anos. A idade exata em que podemos considerar um golden retriever adulto pode variar de indivíduo para indivíduo, mas estima-se que sejam necessários pelo menos três anos para que completem seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Da mesma forma, é importante que você comece a ensinar comandos básicos de obediência ao seu cão desde o momento em que ele chega em casa e, de preferência, desde os primeiros meses de vida. Se precisar de ajuda, no PeritoAnimal te ajudamos: "Dicas para adestrar um Golden Retriever." E, embora tendam a ser muito sociáveis ​​com outros cães e pessoas de todas as idades, até crianças, socializar um golden retriever desde filhote é importante para desenvolver plenamente a sua confiança e favorecer uma maior adaptabilidade a diferentes estímulos e ambientes, bem como para prevenir qualquer tipo de acidente ao conviver com outros animais.

Diferenças entre golden retriever macho e fêmea - Caráter do golden retriever macho e fêmea

Outras diferenças entre golden retriever macho e fêmea

Outra das principais diferenças entre cães e cadelas tem a ver com os ciclos reprodutivos, que popularmente conhecemos como “cio” e que terá início quando a cadela atingir a maturidade sexual. Falando especificamente do golden retriever, esses cães peludos também tendem a demorar mais para amadurecer sexualmente do que outras raças de tamanho médio. A idade exata do primeiro cio pode variar dependendo das características de cada indivíduo, bem como de alguns fatores ambientais. No entanto, pode levar de 18 a 24 meses para que um golden retriever macho ou fêmea tenha seu primeiro cio. Vamos ver as diferenças:

  • Machos: ao atingirem a maturidade sexual, os cães machos estarão dispostos a acasalar durante todo o ano e quase toda a vida.
  • Fêmeas: o cio nas cadelas é dividido em quatro fases (proestro, estro, diestro e anestro), e é somente durante o estro que as fêmeas são férteis e receptivas aos machos. Normalmente, uma cadela tem dois cios por ano, com duração total de 15 a 21 dias, enquanto o estro costuma durar, no máximo, 6 a 9 dias.

Também existem diferenças nos sintomas do cio em cães machos e fêmeas. Embora ambos os sexos tendam a apresentar um comportamento mais inquieto, marcado pela intensificação de comportamentos sexuais como marcação, montaria e escapismo, apenas as fêmeas apresentarão o típico sangramento vaginal, acompanhado de inflamação da vulva. Além disso, as fêmeas no cio tendem a se tornar mais afetuosas e a exigir mais atenção de seus tutores, principalmente durante o proestro (primeira fase do cio nas fêmeas). Por sua vez, os machos podem ficar muito nervosos se perceberem fêmeas no cio por perto.

Se quiser continuar se aprofundando neste tema, convidamos você a ler nosso artigo “Cachorro no cio: sintomas e duração”. Da mesma forma, independentemente do sexo, encorajamos você a avaliar as vantagens da castração.

Marcação

A marcação em cães não ocorre apenas para fins reprodutivos, mas também para territorialidade, comunicação, criação de um cheiro comum ou em resposta a determinadas emoções. Portanto, também existem diferentes formas de marcação e tanto homens quanto mulheres as realizam igualmente. A principal diferença está na marcação da urina em cães e cadelas não castrados/esterilizados. Os machos tendem a fazê-lo levantando a pata e em qualquer tipo de superfície ou objeto, o que pode ser desconfortável para muitos tutores. Porém, insistimos, as fêmeas também podem marcar com urina, embora seja verdade que este comportamento é mais intenso nos machos.

Qual escolher, golden retriever macho ou fêmea?

Embora seja útil conhecê-los, as diferenças entre golden retrievers machos e fêmeas estão longe de ser uma das coisas mais importantes a considerar antes de adotar um golden retriever. Isto porque ambos os sexos exigirão a mesma disponibilidade de tempo e espaço, a mesma dedicação à sua educação, bem como uma solvência económica quase idêntica para lhes proporcionar uma alimentação completa e equilibrada em cada fase da sua vida e os demais cuidados essenciais do golden retriever. Então, o mais importante é que você se pergunte honestamente se tem condições e se está disposto a fazer esses investimentos – materiais e imateriais – e se a sua personalidade e estilo de vida são compatíveis com o jeito de ser e as necessidades de essa raça de cachorro.

Muitos dizem que as fêmeas tendem a ser mais afetuosas que os machos, mas a realidade é que o nível de carinho e afeto que seu cão demonstra por você dependerá da qualidade do vínculo que você nutre com ele. Lembre-se que conquistar a confiança de um cachorro exige dedicação e muita consciência na hora de escolher os métodos que você aplica para educá-lo, já que as punições e o uso abusivo de broncas só contribuem para que seu peludo tenha medo de você e se sinta muito estressado. Portanto, recomendamos que você opte pelo reforço positivo para recompensar seu amigo peludo pelo bom comportamento e motivá-lo a continuar aprendendo constantemente.

Por outro lado, tenha em mente que um golden retriever macho ou fêmea não é um “cachorrinho de estimação”, embora ambos os sexos sejam capazes de demonstrar extrema lealdade aos seus familiares e gostem muito de sua companhia. Apesar de sua natureza calma, os retrievers precisam exercitar o corpo e a mente todos os dias para evitar o excesso de peso, que é relativamente comum nesta raça, e problemas comportamentais associados ao sedentarismo, estresse e tédio. Para prevenir estes problemas, além de passear com o seu golden retriever, treiná-lo e socializá-lo, recomendamos investir fortemente no enriquecimento ambiental e introduzi-lo regularmente em jogos de inteligência.

Castração/esterilização de machos e fêmeas

Comentamos que as diferenças físicas e comportamentais entre um golden retriever macho e uma fêmea não devem influenciar a decisão de adotar um sexo ou outro, porém, existem certos aspectos que podem nos fazer optar por um ou outro. A castração/esterilização é uma delas, pois o custo da cirurgia em fêmeas é maior por ser mais complexo que em machos. Ao mesmo tempo, os problemas de saúde que podem desenvolver caso não sejam castrados também implicam tratamentos/cirurgias com custo mais elevado, novamente, devido à sua complexidade.

De qualquer forma, as vantagens da castração de cães e cadelas são muito maiores e mais do que compensam o investimento financeiro, pois não só previnem gravidezes indesejadas, como também previnem doenças relacionadas com o aparelho reprodutor.

Por último, mas não menos importante, se você está avaliando os prós e os contras de adotar um golden retriever macho ou fêmea, não deixe de dar uma olhada em nosso artigo “Vantagens de ter um golden retriever”.

Diferenças entre golden retriever macho e fêmea - Qual escolher, golden retriever macho ou fêmea?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre golden retriever macho e fêmea, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • American Kennel Club. Dog Breeds: Golden Retriever. Disponible para consulta en: https://www.akc.org/dog-breeds/golden-retriever/
  • FCI - Estándar Nº111. Golden Retriever o Cobrador Dorado. Disponible para consulta en: https://www.fci.be/es/nomenclature/COBRADOR-DORADO-111.html
  • Morrill, K. et al. (2022). Ancestry-inclusive dog genomics challenges popular breed stereotypes. Disponible para consulta en: https://www.science.org/doi/10.1126/science.abk0639
  • Coren, S. (2006). The Intelligence of Dogs: A Guide to the Thoughts, Emotions, and Inner Lives of Our Canine Companions.
  • The Kennel Club – Breed Standards: Retriever (Golden). Disponible para consulta en: https://www.thekennelclub.org.uk/search/breeds-a-to-z/breeds/gundog/retriever-golden/

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Diferenças entre golden retriever macho e fêmea
1 de 4
Diferenças entre golden retriever macho e fêmea

Voltar ao topo da página