Cuidados de um Maine Coon

Cuidados de um Maine Coon

O gato Maine Coon é o gato doméstico de tamanho maior, chegando os machos adultos a pesar de 7 a 11 kg. Havendo já casos de exemplares que alcançaram os 20 kg. Esta raça de gatos é proveniente dos Estados Unidos da América, diz-se que do estado de Maine. No entanto, existem várias teorias sobre as suas origens.

Uma delas é que quando os Vikings realizaram as suas invasões no continente americano, os seus barcos transportavam gatos para se livrar dos ratos. Estes gatos eram provenientes dos grandes gatos selvagens nórdicos e foram cruzados com os gatos selvagens americanos. Outra teoria diz que os gatos angorá europeus é que foram cruzados com gatos de pelo curto.

Independentemente da sua origem, o resultado é um felino muito bonito e que facilmente qualquer um se apaixona, dadas as suas excelentes qualidades como pet. Caso esteja pensando em adotar este gato extraordinário ou se já o tiver feito, no PeritoAnimal vamos explicar para você os cuidados que deve ter com o Maine Coon.

Consulta no veterinário

O cuidado mais básico que deverá ter com o seu gato Maine Coon é a consulta ao veterinário. Se não surgirem problemas, uma consulta apenas duas vezes por ano deverá ser suficiente.

O veterinário é a pessoa indicada para diagnosticar o estado saudável, ou não, do seu Maine Coon e que lhe administrará as vacinas necessárias. Ele também é a pessoa indicada para castrar o seu gato ou gata, se decidir optar por este caminho. O mais importante é manter em dia o calendário de vacinas do gato e seguir uma alimentação adequada.

Cuidados com o pelo

O gato Maine Coon conta pela sua natureza com um pelo de grande qualidade. No entanto, se quiser que ele conserve essa qualidade, deve colaborar com a natureza para continuar exibindo esse pelo maravilhoso.

Deverá escová-lo no mínimo 3 vezes por semana com uma escova específica para gatos de pelo comprido. Se o fizer durante cinco minutos por dia, melhor ainda. Com isto conseguirá evitar muitos problemas gástricos ao retirar-lhe todos os dias o pelo morto, evitando assim que ele o ingira ao se limpar.

É recomendável que o Maine Coon ingira malta para gatos para aliviar a acumulação de bolas de pelo, assim como alimentos ricos em ômega 3, cujos benéficos efeitos no seu pelo se irão de forma positiva.

O banho do Maine Coon

Uma qualidade insólita desta raça felina é que gosta de água, por isso não terá qualquer problema a dar-lhe banho, sempre que a água esteja a uma temperatura ideal (36º-38ºC).

Nos Estados Unidos é comum ver os Maine Coon a se refrescarem com a família na piscina durante o verão. O Maine Coon é um bom nadador.

No entanto, apesar deste gato gostar de se molhar, não é recomendável dar-lhe banho com shampoo mais de uma vez a cada mês e meio. Esta raça aproveitará à mínima chance para se refrescar durante o verão.

Alimentação do Maine Coon

Este ponto é muito importante se quiser manter o seu Maine Coon em um perfeito estado de saúde. Esta raça é propensa a sofrer de obesidade se não lhe impuser um limite na sua ingestão de alimento. A ração deve ser de qualidade, evitando as excessivamente gordurosas.

Os Maine Coon crescem lentamente, demoram quatro anos a chegar ao seu peso máximo que nos machos pode chegar aos 11 kg. Se ultrapassar este peso deve ir ao veterinário com ele o mais rápido possível, pois o seu estado de saúde pode correr sérios perigos.

Convivência com o Maine Coon

Esta raça tem a particularidade de ser independente e muito familiar ao mesmo tempo. Gosta de brincar, de ser o centro das atenções, gosta que haja barulho à sua volta, mas não gosta muito que o toquem demasiado. Para além disso, os Maine Coon dão-se muito bem com outros pets.

Esta raça de tamanho grande pode viver em um apartamento, pois não é demasiado ativa, muito pelo contrário. No entanto, o ideal é que possa contar com um pequeno jardim para desfrutar de alguma aventura de vez em quando, caçando algum rato..

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de um Maine Coon, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.