Cuidados de um gato após a castração

Cuidados de um gato após a castração

Atualmente é aconselhável castrar os gatos de ambos os gêneros para impedir a sua reprodução desmedida e para evitar fugirem de casa com frequência, cujas consequências costumam ser lutas, acidentes e, inclusive a morte prematura do felino.

Por isso se optou por castrar o seu felino, deve saber os cuidados que deve ter com ele após este procedimento. Para o ajudar neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar todos os cuidados de um gato após a castração para o seu gato passar este momento o melhor possível.

Para saber tudo o que o seu gato recém castrado precisa continue lendo este artigo.

Medida responsável

Muitas vezes sentimo-nos responsáveis, e inclusive culpados ao tomar esta medida drástica que afeta a vida sexual do nosso gato ou gato. Mas trata-se de uma opção necessária que irá melhorar e prolongar a vida do seu pet. Confira todos os benefícios de castrar um gato no nosso artigo.

Está tomando uma decisão responsável em benefício do seu felino, que lhe evitará muitos problemas e muitos desgostos a si.

A intervenção

A cirurgia para castrar um gato deve ser feita por um veterinário e, para isso será necessária uma anestesia total. Após a cirurgia deverá evitar que o gato ou gato tentem tirar os pontos de sutura. O veterinário irá indicar-lhe a melhor forma de o fazer e, irá preparar da melhor forma a ferida do animal para minimizar o risco. Deve prestar atenção às instruções do veterinário e seguir à risca todos os seus conselhos.

É provável que durante algumas horas o gato ou a gata usem um colar elizabetano para impedir que aproxime a sua boca da ferida. É fundamental evitar que o gato coce a ferida. Por norma, os gatos não gostam nada de usar este colar, mas é essencial usá-lo pois o gato vai tentar lamber a ferida e arrancar os pontos de sutura.

Também é recomendável que o gato recém castrado esteja tranquila e se mexa o menos possível para iniciar a sua recuperação. Se existir algum lugar favorito em casa, deixe o gato aí. Durante uns dias deverá mimá-lo muito, mesmo que se mostre hostil. Não se esqueça do incômodo que a ferida causa e das mudanças metabólicas que de repente ocorreram no organismo do felino.

Alimentação

Depois de algumas horas da intervenção, o gato poderá comer se tiver apetite. A ingestão de comida e bebida deverá ser reduzida para metade. Como o animal está incômodo e dolorido é conveniente que durante três ou quatro dias lhe dê alimento úmido.

Daqui em diante deverá ser o veterinário que, em função da idade e das caraterísticas do gato, indicará a alimentação a seguir. Os gatos castrados têm tendência à obesidade, por isso a sua nova alimentação deverá ser definida pelo veterinário em função das circunstâncias. Existe à venda comida específica para gatos castrados.

Observe e controle o seu felino

Deverá estar atento à evolução e recuperação do seu gato. Qualquer coisa anormal que detetar como vômitos, sangramento da ferida ou nas fezes, diarreia, fraqueza total, ou qualquer outro comportamento incomum, deverá consultar de imediato o veterinário.

O gato ficará recuperando da doença durante alguns dias, por isso não é incomum se tiver algum tipo de comportamento estranho ou anormal.

Tranquilidade total

Enquanto o gato se estiver recuperando deverá manter-se calmo e sereno durante uns dez ou doze dias. Por isso, não deve viajar nem entrar em contar com algum novo pet. Se houver mais de um gato em caso deve mantê-lo separado durante alguns dias para impedir lamber a ferida do seu companheiro.

Mantenha as janelas, varanda ou outros lugares de casa fechados que sejam perigosos para o seu gato e que, ele costumava visitar com frequência antes da cirurgia. A operação diminui as suas forças e os saltos e equilíbrios habituais podem falhar e causar graves danos no seu pet.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de um gato após a castração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.