Partilhar

Como hidratar a pele do meu cachorro

 
Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Como hidratar a pele do meu cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Ao descartarmos a possibilidade de uma doença podemos começar a utilizar alguns truques para hidratar a pele do cachorro. É sempre preferível utilizar remédios naturais visto que os compostos químicos podem ter efeitos secundários.

No entanto, alguns produtos feitos por profissionais podem ser de grande ajuda para tratar a secura de forma eficaz. Lembre-se que é muito importante identificar porque o cão tem a pele seca antes de iniciar qualquer tipo de tratamento caseiro.

Em seguida mostramos-lhe várias formas de saber como hidratar a pele do seu cachorro de forma eficaz.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro arrepia pelo?

Alimentação apropriada

O primeiro conselho será modificar temporariamente a sua dieta para uma melhor produção da cama de gordura natural da pele. As rações que utilizam peixe, umas gotas de azeite três vezes por semana e ovo uma vez por semana ajudarão a regenerar de forma natural a sua pele e a mostrar um pelo brilhante.

Também pode perguntar ao seu veterinário sobre a administração de óleos essenciais Omega 3 e Omega 6. Lembre-se que as rações e os patês de muito baixa qualidade podem provocar uma má digestão e outros problemas relacionados com a saúde do animal.

Também pode fazer uns deliciosos snacks de frutas e legumes para cachorros de cenoura, batata doce ou abóbora.

Estimulação da pele

Embora lhe pareça um conselho pouco útil a verdade é que acariciar o seu cachorro estimula a sua derme e por conseguinte a sua camada natural de gordura. Além de tentar mitigar o seu problema estará melhorando a vossa relação e fazendo com que desfrute de uns miminhos extra.

Proteja-o do frio

Se vir que o seu cão treme de frio quando sai para a rua com ele, provavelmente está passando frio, uma das causas da secura da pele. Evite esta situação utilizando uma jaqueta para cachorros.

No PeritoAnimal pode encontrar alguma ideias de roupa para cachorros que pode utilizar para o seu pet. Atualmente existem peças muito originais e criativas.

Xampu para cachorro com pele seca

Abusar do banho é uma das causas que podem fazer com que a pele do seu cachorro fique seca. Isso acontece porque eliminamos a sua proteção natural da pele. Deve informar-se sobre o tempo que deve deixar passar entre cada banho. Além disso, deverá utilizar um xampu específico para cachorro com pele seca.

Também pode fazer um xampu para cachorro com pele seca em casa utilizando aveia, um produto calmante muito utilizado para o cuidado da derme.

Condicionador para cachorros com pele seca

Tal como outros produtos utilizados para o cabelo das pessoas, no mercado encontramos condicionadores que hidratam e dão um extra ao pelo do nosso cachorro. Poderá encontrá-los em qualquer comércio e aplicá-lo depois do xampu.

A maioria dos condicionadores devem deixar-se repousar pelos menos uns 15 minutos. Em seguida deve enxaguar com bastante água para eliminar os restos que possam ficar.

Cuidado regular do pelo

Evidentemente que a utilização de outros remédios não tem nenhum sentido se não prestarmos um cuidado especial ao pelo do cachorro. Escove-o de forma regular para evitar a acumulação de pó, sujidade e o aparecimento de caspa.

Azeite na região afetada

Aplicar azeite na pele seca não trará nenhum problema uma vez que se trata de um produto de origem natural com fortes propriedades hidratantes. No entanto, a sua utilização pode provocar manchar de azeite na sua cama, no chão e até nas paredes.

Água fresca

Embora possa parecer óbvio, o seu cachorro deve beber água fresca em abundância para ajudar a hidratar os seus tecido internos, algo que se repercutirá também na sua pele.

Limitar a sua exposição ao sol

embora o sol seja muito benéfico para a saúde dos animais, uma exposição excessiva pode provocar queimaduras e irritação. Os cachorros sem pelo são os primeiros a sofrer nestas situações. O ideal é passear com eles nas horas mais frescas.

Consultar o veterinário

Cada problema cutâneo pode precisar de um tratamento específico dependendo do cachorro que sofrer o problema. Os conselhos que lhe indicamos são um extra para o cuidado do seu pelo, mas para tratar com eficácia este problema a melhor opção é sem dúvida recorrer a um especialista.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como hidratar a pele do meu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como hidratar a pele do meu cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como hidratar a pele do meu cachorro
1 de 10
Como hidratar a pele do meu cachorro