Cuidados básicos

Como saber se seu rato de estimação gosta de você?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 6 maio 2022
Como saber se seu rato de estimação gosta de você?

Os ratos domésticos são animais de estimação maravilhosos, são pequenos, carinhosos, brincalhões e inteligentíssimos, por isso não é de se estranhar que sejam cada vez mais frequente encontrá-los nos lares de todo o mundo, às vezes até convivente pacificamente com animais de outras espécies muito diferentes. No entanto, a população em geral não está tão acostumada a interpretar o comportamento dos ratos como fazemos com os cachorros ou gatos, portanto podem surgir dúvidas sobre se o nosso rato doméstico sente ou não afeto por nós.

Neste artigo do PeritoAnimal, contamos alguns dos sinais que indicam que o seu rato de estimação gosta de você e explicamos o que pode fazer para melhorar seu relacionamento. Se você já compartilha a sua vida com um rato ou está planejando adotar, continue lendo.

Índice

  1. Tem uma boa qualidade de vida
  2. Procura interagir com você e se mostra proativo
  3. Emite sinais de alegria quando está perto de você
  4. Consegue relaxar ao seu lado
  5. Permite que o manipule e fica confortável em suas mãos

1. Tem uma boa qualidade de vida

Para que um rato de estimação goste de você e estabeleça contigo uma relação de carinho saudável é imprescindível que dedique tempo e esforço em atender corretamente todas suas necessidades físicas e psicológicas. Os ratos são animais sociais, gregários e extremamente inteligentes, portanto, você terá que passar tempo com eles e proporcionar estimulação ambiental suficiente para prevenir o aborrecimento ou o estresse.

Estes são alguns aspectos que você deve levar em consideração na hora de cuidar do seu rato de estimação e que ajudarão a fazê-lo feliz e a melhorar o relacionamento de vocês:

  • É um animal altamente social e não gosta de ficar sozinho, por isso é recomendável ter, pelo menos, dois ratos. Uma criação conjunta ou uma boa apresentação são as chaves para que possam conviver em paz e desfrutar da companhia.
  • Não pode dar qualquer coisa de comer à ele, pois isso pode colocar sua saúde em perigo. Os ratos precisam ter uma dieta onívora, bem balanceada e de alta qualidade e ter água fresca sempre à disposição.
  • Você deve colocá-lo em uma gaiola ampla, limpa e com acesso à vários esconderijos ou lugares onde se abrigar. Todo dia deve deixá-lo sair da gaiola para explorar o exterior, você até pode acostumá-lo a sair para passear contigo!
  • O rato é um mamífero muito inteligente, portanto você terá que proporcionar estimulação mental diariamente em forma de brinquedos interativos ou treinando com ele.

Garantir que o rato de estimação tenha uma boa saúde e um estado de bem-estar tanto físico como emocional sempre será o primeiro passo para conseguir um bom vínculo entre vocês. Desta forma, se você se pergunta como fazer com que seu rato de estimação goste de você, aqui você tem a resposta.

Como saber se seu rato de estimação gosta de você? - 1. Tem uma boa qualidade de vida

2. Procura interagir com você e se mostra proativo

Se o rato de estimação se mostra interessado em manter um contato físico com você, segue você pela casa, procura sua atenção ficando em duas patas sobre você ou convida você para brincar com ele, éum bom sinal! Significa que gosta de passar um tempo ao seu lado.

Os ratos são muito atentos, aprendem rapidíssimo e respondem perfeitamente ao treinamento com reforço positivo, então treinar com rato e ensinar novos truques e habilidades pode ser uma ótima atividade para mantê-lo estimulado e fortalecer o vínculo entre vocês. Se você realiza sessões de treinamento curtas e agradáveis, ensina os comandos de forma paciente e progressiva e rejeite completamente o uso de punições como gritos, bater, castigos e intimidações, seu rato se mostrará muito mais predisposto a aprender, viverá experiências positivas junto com você e desfrutará muito desses momentos.

Por outro lado, se você perceber que o rato te evita constantemente, se esconde quando você se aproxima ou grita e se mexe quando você quer pegá-lo ou acariciá-lo, você deve descartar qualquer doença e analisar os possíveis erros que você pode estar cometendo. Para isso, você sempre pode contar com a ajuda de um veterinário e/ou etólogo especialista no comportamento desses pequenos roedores.

Como saber se seu rato de estimação gosta de você? - 2. Procura interagir com você e se mostra proativo

3. Emite sinais de alegria quando está perto de você

Quando adotamos um animal de companhia, independente da espécie que seja, devemos nos informar antes sobre sua maneira natural de se comportar e se comunicar para, desta forma, poder nos entender melhor com ele e ser capazes de reconhecer o que precisa em cada momento.

A linguagem dos ratos é muito ampla. Esses pequenos animais emitem todo dia muitos sinais corporais e auditivos para se expressar diante de seus congêneres e também diante de seus tutores humanos. Através dessa linguagem não verbal nos indicam se estão assustados, brincalhões, bravos ou alegres, nos avisam quando algo os incomoda, quando não estão bem ou quando não se sentem seguros e confiantes, entre muitas outras coisas.

Como tutor/a e responsável do bem-estar de um rato, você deve aprender a interpretar esses sinais e nunca incomodá-lo ou forçá-lo a fazer algo se ver qualquer indício de que não se sente confortável ou que tem medo. Da mesma forma, você não deve repreendê-lo se em alguma ocasião ele mostrar os dentes ou emitir qualquer outro tipo de sinal ameaçador, pois essa é a única maneira que tem de pedir que você se afaste dele sem a necessidade de agredir você. Se você respeitar suas mensagens, mostrará ao animal que entende o que ele quer transmitir e que pode confiar plenamente em você.

Por outro lado, se o rato mostra sinais de alegria em sua presença é um bom indicativo que gosta de você e quer estar contigo. Alguns sinais podem ser:

  • Corre em sua direção quando te vê.
  • Range os dentes suavemente e abre muito os olhos.
  • Te convida para brincar correndo, saltando ou dando pequenas mordidinhas.
  • Balança a cauda suavemente.
  • Mantém as orelhas apontadas para frente.

4. Consegue relaxar ao seu lado

Os ratos de estimação são animais cautelosos por natureza. Devido ao seu tamanho e estilo de vida, são presas frequentes para outros animais como os gatos, por isso é completamente normal que também se mostrem um pouco desconfiados e vulneráveis diante da presença humana.

Seu instinto significa que muitas vezes os ratos permanecem em estado de alerta quando estamos próximos, observando atentamente todos nossos movimentos. No entanto, se o rato se deitar para descansar ou até dormir sobre você, come tranquilamente ao seu lado ou é capaz de se concentrar em outras atividades estando com você, significa que você não é uma ameaça e que pode se mostrar vulnerável perto de você, pois tem total confiança e sabe que você não vai machucá-lo.

Para isso, devemos ser consistentes e pacientes com seu processo de socialização e tratá-los sempre com respeito.

Neste outro artigo respondemos a uma dúvida bastante comum: os ratos têm osso?

5. Permite que o manipule e fica confortável em suas mãos

Como acontece com qualquer outro animal, para que um rato de estimação se sinta confortável ao ser acariciado ou carregado em seus braços, você deve ir habituando-o aos poucos a ser manipulado, preferivelmente desde que o animal ainda é jovem. Criar ambientes e experiências positivas na hora de manipular seu rato e associar as carícias com reforçadores fará com que o peludo se sinta cada vez mais confortável diante deste tipo de interações e comece a procurar ativamente o contato físico com você.

Com paciência, você pode ensiná-lo a ficar sobre seu ombro ou a pular em suas mãos, você acostumá-lo a ser escovado ou até a dar um banho de vez em quando. Claro, você deve respeitar seus limites e manipulá-lo sempre com cuidado, pois é um animal muito pequeno que podemos machucar sem querer se, por exemplo, agarrarmos sua cauda ou uma de suas patas.

Conta pra gente, você já descobriu se seu rato de estimação gosta de você? Se não, lembre-se que você tem tempo para ganhar a confiança dele e fortalecer seu vínculo, colocando em prático todas as nossas dicas.

Também sugerimos a leitura deste outro artigo em que falamos sobre o rato twister como animal de estimação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se seu rato de estimação gosta de você?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Hospital Veterinari Glòries. LO QUE DEBES SABER AL TENER UNA RATA COMO MASCOTA. Disponível em: <https://www.hospitalveterinariglories.com/tener-rata-como-mascota/>. Acesso em 5 de maio de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se seu rato de estimação gosta de você?