Cuidados básicos

Sons que cachorro gosta

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 4 abril 2024
Sons que cachorro gosta
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães possuem um sentido auditivo excepcional, o que os torna capazes de detectar sons e frequências que para nós seria impensável ouvir. Junto com o olfato, a audição é uma das principais ferramentas que um cão possui para interagir com seu ambiente e, graças à sua grande habilidade de aprendizado, ele logo começa a associar certos ruídos com uma consequência mais ou menos agradável, levando-o a rejeitar alguns e a ficar feliz com outros.

Além disso, alguns sons têm, por si só, a capacidade de relaxar e criar uma emoção positiva nos cães, o que pode nos ajudar a criar um ambiente agradável para nosso amigo peludo. Se você gostaria de saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, pois nele nós contamos quais sons os cachorros gostam e porquê.

Também lhe pode interessar: Sons que cachorros odeiam

Índice

  1. Música reggae e rock suave
  2. Vozes humanas
  3. Som de recipientes e sacolas plásticas
  4. Apito dos brinquedos para cães
  5. Clicker

Música reggae e rock suave

Você está procurando por sons que agradam aos cães para acalmá-los? Com certeza você já ouviu alguma vez o ditado "a música acalma as feras", e no caso dos cães, essa afirmação tem se mostrado verdadeira. Vários estudos foram realizados sobre o efeito da música no comportamento animal e um deles, publicado em 2017[1], revelou que músicas no estilo reggae e rock suave eram as mais eficazes em acalmar cães em situações estressantes.

Isso não significa, evidentemente, que ao colocar a música para o seu cão você resolverá qualquer problema comportamental relacionado à ansiedade ou estresse, pois há muitos fatores envolvidos nesses comportamentos e o correto, nesse caso, seria contar com a ajuda de um etólogo que o auxilie no tratamento do seu peludo. No entanto, a reprodução desse tipo de música de forma pontual pode ser uma ajuda adicional durante períodos em que seu cão se sentir mais assustado, estressado ou preocupado (por exemplo, quando ele fica sozinho em casa ou durante uma tempestade), pois parece que a maioria dos cães aprecia e relaxa ao ouvir música suave ao fundo.

A propósito disso, o som de tempestades é um dos mais incômodos para eles. Saiba mais neste outro post: "Sons que cachorros odeiam".

Sons que cachorro gosta - Música reggae e rock suave

Vozes humanas

Você sabia que nossas vozes estão entre os sons que mais agradam aos cães? Os cães evoluíram ao lado dos humanos por milhares de anos, então não é surpresa que tenham associado nossas vozes com experiências positivas. Além disso, geralmente usamos uma voz mais aguda e suave do que o normal ao nos dirigirmos aos nossos amigos peludos, como se fossem crianças, o que faz com que a maioria dos cães responda com um estado de espírito mais positivo a esses tons de voz.

Um estudo recente publicado em 2023[2] analisou, por meio de ressonância magnética, os padrões de atividade cerebral de vários cães enquanto diferentes vozes humanas se dirigiam a eles, usando diferentes entonações. Este experimento demonstrou que o córtex auditivo dos cães era muito mais sensível a essa prosódia "exagerada e infantil" que usamos muitas vezes ao nos dirigirmos a eles. Além disso, sua resposta neuronal era maior quando uma mulher falava do que quando um homem falava.

Claro, como sempre dizemos, nem tudo é igual em todos os casos, pois cada cão é único e teve experiências diferentes. Assim, é possível que cães que tenham sofrido maus-tratos por parte de alguma pessoa expressem medo da voz humana, especialmente de certas tonalidades, pois as associam a situações negativas e estressantes. No entanto, se seu cão vive feliz com você, sua voz será um dos seus sons favoritos, não tenha dúvidas!

Sons que cachorro gosta - Vozes humanas

Som de recipientes e sacolas plásticas

Quem nunca abriu uma embalagem de plástico e viu seu cachorro correndo de qualquer parte da casa para ver se recebia algo para comer? Essa situação é tremendamente comum em qualquer lar onde haja peludos, pois lembremos que os cães aprendem muito rapidamente por associação, ou seja, relacionam uma situação com uma consequência e agem para obter um benefício.

Como, geralmente, sua ração ou suas guloseimas estão contidas em sacolas de um material plástico ou similar, os cães aprendem rapidamente que o som dessa sacola anuncia a chegada de comida, e seu estado de espírito se torna muito positivo. Então, eles extrapolam isso para o som de praticamente qualquer embalagem que ouvirem você abrir, então eles correm até você para ver do que se trata.

Sons que cachorro gosta - Som de recipientes e sacolas plásticas

Apito dos brinquedos para cães

Assim como no caso anterior, muitíssimos cães relacionam o apito emitido por certos brinquedos, como pelúcias e bolas, com um momento tão agradável quanto é passar tempo brincando com seu tutor. É por isso que é fácil chamar a atenção de um cachorro apenas emitindo esse som, mas atenção, você deve considerar que se seu peludo tem muita força e tende a quebrar seus brinquedos, ele pode acabar engolindo a peça de plástico que contém o apito, o que é perigoso.

Nós do PeritoAnimal, sempre recomendamos escolher brinquedos apropriados para a idade e tamanho do seu cão, que não possam ser facilmente quebrados e que sejam suficientemente grandes para que ele não os engula inteiros.

Sons que cachorro gosta - Apito dos brinquedos para cães

Clicker

Se você gosta do mundo do treinamento canino e já tentou ensinar truques ao seu cão, é possível que você tenha usado um clicker durante o processo. O clicker é um dispositivo muito simples com um botão que emite um "clique" quando pressionado. É usado para associar um comportamento adequado a um reforço, como comida ou brincadeira.

Quando os cães aprendem através deste método, eles relacionam muito rapidamente o som do clique com a chegada de um estímulo agradável, fazendo com que, ao ouvir o "clique", seu estado de espírito se torne mais positivo. Nós contamos todos os detalhes neste outro post: "Clicker para cães - o que é e como funciona".

Agora você conhece os sons que atraem os cães e pode usá-los para chamar a atenção do seu ou deixá-lo feliz. Conte-nos, quais outros sons seu cão gosta?

Sons que cachorro gosta - Clicker

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sons que cachorro gosta, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. Bowman, A., Dowell, F. J., & Evans, N. P. (2017). The effect of different genres of music on the stress levels of kennelled dogs. Physiology & Behavior, 171, 207–215. https://doi.org/10.1016/j.physbeh.2017.01.024
  2. Gergely, A., Gábor, A., Gácsi, M., Kis, A., Czeibert, K., Topál, J., & Andics, A. (2023). Dog brains are sensitive to infant- and dog-directed prosody. Communications Biology, 6(1), 859. https://doi.org/10.1038/s42003-023-05217-y
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Sons que cachorro gosta