Partilhar

O rato tem osso?

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 26 outubro 2020
O rato tem osso?

Como bem sabemos, os ratos são pequenos roedores que podemos encontrar livres em numerosos habitats da natureza ou como animais domésticos em muitos lares familiares. Apesar da rejeição que possam ocasionar se nos encontramos com um desses pequenos mamíferos, como ocorre com as ratazanas, cabe destacar sua peculiar inteligência e outros aspectos característicos dos ratos.

É o caso do seu sistema esquelético, pois muitos de nós já nos perguntamos alguma vez como os ratos passam em qualquer lugar e são capazes de se moverem com tanta agilidade. É impossível não ficar impressionado com a capacidade que possuem de se espremerem para acessar algumas áreas que pensamos ser impossível para o seu tamanho.

E é por isso e pelas dúvidas que muitas pessoas possuem a respeito deste tema que, neste artigo do PeritoAnimal, esclareceremos a seguinte dúvida: o rato tem osso? Descubra!

Também lhe pode interessar: Como espantar ratos?

Como é o esqueleto dos ratos

Sim, o rato tem osso. E o esqueleto dos ratos é muito semelhante ao de qualquer outro mamífero e especialmente ao de qualquer outro roedor, pois tem um crâneo alongado, uma longa coluna vertebral formada por um grande número de vértebras, quatro patas para andar ou membros que são constituídos de úmero, cúbito e rádio, e fêmur, tíbia e perônio, uma série de falanges e outras estruturas ósseas como as costelas ou a pélvis. Essas são as principais funções realizadas por alguns dos ossos presentes nos ratos:

  • Crânio: entre suas funções destaca-se a proteção da estrutura mais importante, o cérebro. Ao mesmo tempo, ele apoia outros órgãos, como é o caso dos olhos.
  • Coluna vertebral: permite a articulação do corpo e protege a medula espinhal, principalmente. Por esse motivo, a importância da coluna vertebral para evitar lesões no sistema nervoso.
  • Costelas: formam a caixa torácica do animal, abrigando e protegendo em seu interior órgãos tão importantes como o coração ou os pulmões.
  • Pélvis: protege os órgãos pélvicos ao mesmo tempo que fornece suporte mecânico. Além disso, articula a parte inferior do tronco com os membros posteriores.
  • Ossos dos membros: junto com a musculatura, permite a movimentação do animal. As patas traseiras são mais compridas, permitindo uma boa propulsão.

No entanto, embora se pareçam muito fisicamente, é importante não confundir uma ratazana com um rato. Para ajudá-lo a diferenciá-los, deixamos para você este outro artigo de PeritoAnimal sobre diferenças entre rato e ratazana.

O rato tem osso? - Como é o esqueleto dos ratos

Quantos ossos um rato tem

Como mencionamos, os ratos, como o restante dos roedores, apresentam vértebras. Isso responde nossa pergunta sobre se os camundongos são vertebrados. Diferentemente de outros animais, como os insetos ou os anelídeos, os vertebrados são animais que, além de possuírem uma coluna vertebral, apresentam crânio, encéfalo e membros pares, entre outros. Isso também lhes permitiu desenvolver um sistema nervoso complexo, juntamente com órgãos dos sentidos altamente desenvolvidos.

Contando que os ratos possuem 7 vértebras cervicais, 13 vértebras torácicas, 4-6 vértebras lombares, um número variável de vértebras caudais, 13 pares de costelas e uma infinidade de estruturas ósseas que compõem o crânio, a escápula, o metacarpo, o metatarso, as falanges, etc., podemos afirmar que os ratos tèm mais de 200 pequenos ossos ao longo de todo seu corpo.

Se você está interessado nesses preciosos animais porque está pensando em adotar um, nós o encorajamos a ler o artigo rato twister como animal de estimação. Agora, se você quer saber mais sobre os hamster, assista ao seguinte vídeo sobre como cuidar de um hamster:

Por que os ratos são tão flexíveis

Muitas vezes ficamos surpresos diante da capacidade que os ratos têm para passar por fendas de alguns centímetros. Embora sejam animais de pequeno porte, cujo tamanho por si só não representa um grande problema para passar por lugares bastante estreitos, a explicação dessa grande flexibilidade está na folga que existe entre cada uma das pequenas vértebras que compõem a coluna vertebral do rato. Desse modo, podem se dobrar com grande facilidade, parecendo ter um esqueleto de borracha.

Ao verificar se sua cabeça, a maior estrutura do animal, pode passar por determinados espaços pequenos, o restante do corpo não será um problema. Mas como são capazes de saber se sua cabeça entra nesses minúsculos orifícios? Graças à inteligência desses pequenos roedores e seus órgãos sensoriais, entre eles o tato por meio de seus bigodes ou de suas pequenas mãos, que podem perceber distâncias e tamanhos daquilo que os rodeia. Desse modo, o cérebro recebe a informação do ambiente permitindo-lhe saber se ele pode passar ou não por determinados lugares que nós jamais imaginaríamos.

O rato tem osso? - Por que os ratos são tão flexíveis

Outras curiosidades sobre o esqueleto dos ratos

Agora que você sabe que o rato tem osso e como é o sistema ósseo desses roedores, além de conhecer o motivo de sua grande flexibilidade, também podem ser interessantes outros dados sobre os ossos dos ratos. Entre eles, podemos destacar que esses pequenos roedores possuem:

  • Um sistema ósseo muito forte, apesar da elasticidade que podem apresentar.
  • Presença de cinco cristas cranianas que permitem a união dos diferentes ossos.
  • A cauda é geralmente formada por 20 vértebras aproximadamente, as quais são denominadas vértebras coccígeas.
  • As fêmeas jovens de rato apresentam ligamentos que conectam os ossos do púbis. Após o parto, esses ossos divergem.
  • O tórax é bastante estreito, o que também lhe permite entrar em pequenos espaços, dando-lhe grande elasticidade ao esqueleto.
  • O esqueleto de todos os roedores (ratazanas, hamsters, ratos, etc.) possuem grande semelhança entre si, conferindo grande agilidade para esses mamíferos na hora de se movimentar por diferentes lugares.

Além dessas curiosidades sobre os ratos, se você tem interesse em saber como afugentar esses pequenos roedores, incentivamos você a ler sobre como espantar ratos?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O rato tem osso?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • BBC. Como os camundongos conseguem se espremer para passar por frestas minúsculas. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-42885400>. Aceso em 22 de outubro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O rato tem osso?
1 de 3
O rato tem osso?

Voltar ao topo da página