Partilhar

Como espantar lagartixas?

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 20 janeiro 2021
Como espantar lagartixas?

As lagartixas são répteis que se adaptam bem a diferentes habitats e estão espalhadas por quase todo o planeta. Por isso, nossas casas costumam ser também habitadas por esses animais porque aí encontram as condições apropriadas para se alimentarem e se reproduzirem.

Também sabemos que as lagartixas são importantes animais da natureza por serem controladores naturais de insetos, se alimentando inclusive de insetos indesejados em nossos lares, como as baratas, aranhas e moscas. Ainda assim, muita gente se incomoda com sua presença.

É por isso que nesse artigo do PeritoAnimal vamos mostrar diferentes formas de como espantar lagartixas sem causar nenhum mal a elas. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Lagartixa tem veneno?

Como espantar lagartos do quintal

Antes de falar especificamente sobre como espantar lagartixas, vamos dar algumas dicas para aquelas pessoas que se incomodam com diferentes tipos de lagartos que podem surgir no quintal de casa, hortas e jardins. Para espantar lagartos do quintal, podemos colocar em prática várias técnicas que são totalmente inofensivas para estes animais, mas são efetivas para conseguir que não voltem. Algumas delas são:

  • Ponha uma cerca: como primeira estratégia, você pode cercar a área que você não quer que os lagartos tenham acesso, como um jardim ou uma horta. Utilize uma rede ou cerca que possua orifícios suficientemente pequenos para que os lagartos não possam ultrapassá-la.
  • Elimine o que o sirva de abrigo: outra maneira de evitar que estes animais tenham as condições ideais para ficar na horta é eliminar todos aqueles lugares que podem servir de abrigo para eles, como tábuas, troncos, pedras maiores ou quaisquer objetos que facilitem o seu esconderijo. Neste sentido, é importante manter o espaço o mais limpo possível.
  • Elimine as presas dos lagartos: uma boa maneira de espantar lagarto do quintal é eliminando ou reduzindo sua fonte de alimentos, ou seja, se você tem um jardim, por exemplo, que atrai muitos insetos, isso acaba atraindo os lagartos. Nestes casos, é muito importante estabelecer controles indiretos, ou seja, minimizar a presença dessas possíveis presas para os lagartos. Deste modo, eles serão obrigados a buscar outro lugar para viver por causa da falta de alimento.
  • Cascas de ovo: outra estratégia para espantar lagartos é bem simples: use cascas de ovos. Coloque as duas metades recém abertas de ovos em pontos diferentes do quintal ou do jardim e substitua assim que secarem completamente. A explicação para isso é que os lagartos acreditarão que existe um possível predador maior que eles e, por isso, se afastarão.
  • Armadilhas para lagartos: uma maneira de capturar os lagartos pode ser usar certas armadilhas que não causarão nenhum dadno a eles, como embalagens de plástico fundas e lisas e impregnadas com um pouco de óleo vegetal comestível (para que caiam ao tentar sair) e que contenham no fundo algo saboroso para o animal. Desta maneira, uma vez dentro, poderá transportá-lo e liberá-lo em outro espaço.
Como espantar lagartixas? - Como espantar lagartos do quintal

Como espantar lagartixas

As lagartixas são pequenos lagartos que podem atingir 20 centímebros de comprimento ou até mais que isso se considerarmos da cabeça à cauda. O nome científico da lagartixa mais comum no Brasil é Hemidactylus mabouia e ela adaptou-se à vida em espaços urbanos, por isso é muito comum observá-la em casas e edifícios. A presença de uma espécie de lâminas adesivas (são cerdas com excelente adesão) na parte inferior de cada um de seus dedos facilita a subida em quase qualquer superfície, razão pela qual é comumente vista em telhados e em áreas altas de nosso quarto, sala ou banheiro de casa.

Elas pertecem à família Gekkonidae e, em geral, as pessoas se sentem intimidadas pelas presença destes animais que, apesar de serem inofensivos se tivermos os devidos cuidados (exceto para os insetos, de quem se alimentam), emitem certos sons (uma espécies de grito) para se comunicar entre eles que pode ser um pouco desagradável para algumas pessoas.

Nós inclusive temos um outro artigo que explica se a lagartixa tem veneno que pode te interessar.

Portanto, se você prefere manter esses animais longe de sua casa, existem maneiras diferentes. Aqui organizamos algumas dicas de como espantar lagartixas:

1. Capture-a para liberá-la fora de casa

Se houver uma única lagartixa, você pode tentar capturá-la. Usando um pedaço de pano, você pode cobri-la e agarrá-la, por exemplo. Tenha em mente que estes animais têm a capacidade de destacar suas caudas como método de distração dos predadores, portanto, se isto acontecer, não se preocupe, eles podem regenerar esta estrutura. Também poderia ser eficaz capturá-la usando um frasco de vidro ou plástico, para o qual você pode ajudar com outro objeto a guiá-la até o recipiente. Uma vez capturada, você pode soltar a lagartixa em um parque ou outra área distante de onde a capturou.

2. Vede rachaduras e fissuras

As lagartixas, devido ao seu tamanho e tipo de corpo, têm a possibilidade de entrar em espaços pequenos, por isso é aconselhável selar as rachaduras ou fissuras que possam existir nas paredes para evitar a sua entrada e assim eliminar possíveis espaços que possam ser utilizados como abrigo.

3. Elimine outros insetos

Se esses animais são mantidos dentro de nossas casas é porque, além da temperatura e das condições de abrigo, eles encontraram um lugar para se alimentar. Portanto, se você eliminar a fonte de alimentos, é também uma forma de pressioná-las a sair. Neste sentido, é importante manter a área livre de todos os tipos de insetos e aranhas, que são a principal fonte de nutrição para a lagartixa comum.

4. Use uma rede

Uma vez que você tenha certeza de não ter nenhuma lagartixa em sua casa, então é importante tentar manter as portas e janelas livres de espaços onde elas possam reentrar. Portanto, verifique se estão devidamente fechados e, se necessário, use meias-calças ou outro material que os impeça de passar.

E, é claro, também podemos espantar lagartixas por meio do olfato. Para isso, só teremos que fazer um repelente caseiro com os ingredientes que lhe mostraremos a seguir.

Como espantar lagartixas? - Como espantar lagartixas

Cheiros que as lagartixas odeiam

Se você reparar os componentes dos produtos industriais vendidos para espantar lagartixas, você perceberá que eles têm como ingredientes ativos muitos compostos de origem natural, mas também são misturados com elementos químicos que podem ser prejudiciais não apenas a esses animais, mas também às pessoas e ao meio ambiente. Por esta razão, aqui está uma lista de cheiros que as lagartixas detestam e que são muito fáceis de serem encontrados por fazerem parte da nossa alimentação:

  • Pimenta.
  • Cravo-da-índia ou outras especiarias.
  • Canela.
  • Zimbro (Juniperus oxycedrus).
  • Alho.
  • Cebola.

Em geral, estes cheiros são desagradáveis para as lagartixas porque, quando as moléculas que estes produtos emitem entram em contato com suas cavidades, podem provocar irritações, por isso mantêm o animal afastado, mas sem causar danos significativos ou permanentes.

Como fazer repelente caseiro para lagartixas

Uma vez conhecidos os cheiros que as lagartixas odeiam, então você pode preparar um repelente caseiro. Você poderá pulverizá-lo nos lugares onde elas normalmente se escondem, assim como nas janelas e portas. Aqui está o que você precisa e como fazer isso:

Ingredientes:

  • 10g de cravo-da-índia ou especiarias.
  • 10g de grãos de pimenta.
  • 10g de canela em pau.
  • 10g de zimbro (opcional).
  • 500ml de água.

Preparação:

Para preparar um repelente caseiro para lagartixas, basta seguir estes passos:

  1. Esmague cada ingrediente o máximo possível.
  2. Em seguida, coloque-os em um pequeno pote e adicione 500 ml de água.
  3. Ferva até evaporar metade da água.
  4. Deixe esfriar, filtre e transfira para um frasco de spray.

Esta mistura pode ser pulverizada em vários lugares onde você já viu as lagartixas. Você também pode espalhá-la ao redor de possíveis esconderijos, assim como ao redor de portas e janelas.

Como você leu neste artigo, não é necessário machucá-las ou usar produtos químicos nocivos para manter as lagartixas fora de seus espaços. Ao colocar em prática estas simples dicas, você pode ter sua casa livre destes animais inofensivos e particulares que nos acompanham diariamente.

Como espantar lagartixas? - Como fazer repelente caseiro para lagartixas

Venenos para matar lagartixas

Atualmente, é muito fácil adquirir repelentes e venenos para todo tipo de animais em diferentes lojas, entre eles venenos específicos para lagartos. No entanto, temos que lembrar que matar as lagartixas é uma ação muito cruel e desnecessária e, além disso, o uso destes tipos de químicos não só é prejudicial para estes répteis, como para nós mesmos, nossos animais de estimação, crianças pequenas e, sobretudo, para o planeta.

É por isso que devemos evitar o uso destes repelentes químicos e venenos e optar por formas mais naturais e não tóxicas para nenhum ser vivo, já que a ideia é espantar lagartixas e outros lagartos, mas sem causar nenhum tipo de dano a eles.

Agora que você já sabe como espantar lagartixas e já que estamos falando de répteis, você conhece o Dragão-de-Komodo? Descubra tudo sobre ele neste vídeo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar lagartixas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Salvador, A. (2016). Salamanquesa común - Tarentola mauritanica. Enciclopedia Virtual de los Vertebrados. Disponível em: <http://www.vertebradosibericos.org/>. Acesso em 20 de janeiro de 2021.
  • LA VANGUARDIA. El dragón de la pared: un animal tan fascinante como beneficioso. Disponível em: <https://www.lavanguardia.com/natural/ecogallego/20190612/462799387703/salamanquesa-dragon-especie-domestica-beneficiosa.html>. Acesso em 20 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como espantar lagartixas?
1 de 4
Como espantar lagartixas?

Voltar ao topo da página