Partilhar

Comedouro para gatos - Tipos e como escolher o melhor

 
Por Maria Besteiros. 4 setembro 2020
Comedouro para gatos - Tipos e como escolher o melhor

Ver fichas de  Gatos

Os comedouros para gatos são componentes essenciais na sua casa. Além dos comedouros mais tradicionais, que diferem apenas em cor, tamanho ou material, atualmente encontramos no mercado uma variedade considerável desses acessórios, como veremos neste artigo do PeritoAnimal.

A seguir, revisamos os diferentes tipos de comedouros para gatos e os modelos mais destacados, para que você possa escolher o que melhor atende às necessidades do seu felino.

Comedouro clássico para gatos

Com esta denominação agrupamos os comedouros para gatos mais simples e conhecidos. De diferentes cores e designs, por exemplo, com desenhos ou figuras em relevo, hoje é possível escolher aqueles que melhor combinam com a decoração da casa.

Os materiais também se diversificaram. Assim, podemos encontrar comedouros de plástico, aço ou cerâmica. Alguns possuem uma borracha na base para evitar que escorreguem, e em alguns modelos, ela é removível. Outros têm uma base semelhante a um tapete, também antiderrapante. Quanto à aparência, você pode encontrar desde os clássicos comedouros redondos aos ovais, ou em forma de silhueta de gato, ou ainda em forma de pegada. A profundidade também é muito variável, e você deve adaptá-la às características do gato.

Por fim, mencionamos os comedouros com dispensador, que permitem deixar ao alcance do gato uma quantidade considerável de alimento, à qual ele terá acesso gradativamente enquanto você não estiver em casa. São constituídos por um prato de base e por um recipiente onde é guardado o alimento, que é encaixado no prato na vertical e enchido por cima ao abrir a tampa. Eles geralmente são feitos de plástico. Claro, tenha em mente que não é o comedouro mais adequado para um gato que costuma comer demais.

Comedouro para gatos - Tipos e como escolher o melhor - Comedouro clássico para gatos

Comedouro automático para gatos

Os comedouros automáticos podem ser considerados uma versão moderna dos dispensadores. Portanto, eles também representam uma vantagem importante se você deixa seu gato sozinho por um longo período de tempo. Seu mecanismo é baseado na abertura programada com um temporizador, ou uma abertura à distância quando definida. Além disso, eles mantêm os alimentos ou a água, se for caso, em perfeitas condições graças ao seu fecho hermético. Desta forma, evitam também a presença de insetos. Em alguns modelos, você pode até definir a velocidade do fechamento. Outros são ativados a partir do telefone celular. Consulte também quantos dias você pode deixar seu gato sozinho em casa, se precisar sair por um tempo.

Em residências com mais de um gato, eles oferecem a vantagem de, por meio de um microchip ou pingente, a tampa só poder ser aberta quando o gato correspondente for comer. Por exemplo, se um deles for obrigado a seguir uma dieta especial ou exagera na comida, com o comedouro automático é possível garantir que não haja problemas na alimentação. Este tipo de comedouro para gatos também permite controlar a quantidade de comida. Eles funcionam com baterias ou na eletricidade e são feitos de plástico.

Comedouro para gatos - Tipos e como escolher o melhor - Comedouro automático para gatos

Comedouro interativo para gatos

Esses tipos de comedouros para gatos funcionam como brinquedos interativos. Dessa forma, além da alimentação, oferecem ao gato estímulo mental e atividade física, já que ele tem que conseguir pegar seu alimento. É também uma forma de fazê-lo comer mais devagar.

São desenhados como labirintos dispostos verticalmente, de forma que o gato deve movimentar o alimento com as patas, introduzindo-o pelos diversos orifícios até chegar à parte de baixo, onde há um prato para segurá-lo. Existem vários níveis de dificuldade, pelo que o animal não tende a ficar entediado.

Comedouro para gatos - Tipos e como escolher o melhor - Comedouro interativo para gatos

Comedouro elevado para gatos

Você também pode encontrar comedouros para gatos com uma base que os eleva acima acima do solo. Alguns possuem um design ergonômico que facilita o acesso aos alimentos e a adoção de uma postura confortável que pode favorecer os gatos com problemas de mobilidade.

Outra opção para conseguir a elevação é um suporte para comedouros, ou comedouros que possuem uma base de silicone embutida, com o suporte no centro. Esta base confere a eles uma boa estabilidade e protege o chão de possíveis manchas. Normalmente são feitos de cerâmica ou alumínio, embora também os encontremos em madeira. Verifique as diversas vantagens dos comedouros elevados para gatos neste outro artigo.

Por outro lado, você também pode ver como fazer um comedouro para gatos com a ajuda deste vídeo:

Comedouro anti-voracidade para gatos

Este tipo de comedouro para gato é muito útil se você convive com felinos muito ansiosos com a comida. São caracterizados por apresentar uma superfície elevada, dificultando o acesso do gato ao alimento, e forçando-o a comer devagar e em pequenas quantidades, pois demora a conseguir resgatar o alimento dos picos de diferentes tamanhos que compõem o comedouro. Um outro tipo desses comedouros cumpre a mesma função, mas com base em obstáculos.

Além disso, o gato precisa utilizar toda a sua habilidade para conseguir comer, o que serve de estímulo. Dessa forma, esses comedouros também oferecem entretenimento em nível mental. Eles são feitos de plástico ou melamina.

Comedouro para gatos - Tipos e como escolher o melhor - Comedouro anti-voracidade para gatos
Imagem: feelcats.com

Comedouro inteligente para gatos

Os chamados comedouros inteligentes para gatos contêm uma balança que permite pesar com precisão a quantidade de comida que ele deve comer. Alguns modelos desses comedouros para gatos são confeccionados com materiais antibacterianos, maximizando a higiene, e possuem área menor, o que facilita o acesso do gato à comida. Outro detalhe que pode ser encontrado neste comedouro é que ele costuma estar vinculado a um aplicativo móvel com o qual pode ser feito um guia detalhado da dieta do gato. Eles funcionam com baterias.

Como escolher o melhor comedouro para o seu gato

Em primeiro lugar, é importante focar no material. O mais popular é provavelmente o plástico, embora esteja cada vez mais sendo substituído por aço, cerâmica ou mesmo bambu. O material é importante, porque o plástico pode causar reações alérgicas em alguns gatos. Além disso, adquire odores e se degrada com o tempo. Por esses motivos, cerâmica, aço inoxidável ou bambu são as opções mais recomendadas atualmente.

Ao escolher o melhor comedouro para gatos, você também deve levar em consideração o tamanho e a profundidade. Assim, se o seu gato tiver o nariz achatado do persa, é conveniente optar por um comedouro achatado e com bordas baixas, assim como quando se trata de um gatinho filhote. Por outro lado, qualquer gato come sem problemas em um prato, mas se você decidir escolher um comedouro sofisticado, é provável que seja necessário um período de aprendizado até que seu felino entenda o funcionamento. Outro fato a ser lembrado é o peso do comedouro para evitar que ele tombe, principalmente se o gato for pequeno ou tiver o hábito de usar as patas para comer.

Uma última observação importante: comedouros duplos não são uma boa opção. Os gatos preferem ter a água separada da comida e, além disso, eles são mais difíceis de limpar, repor ou esvaziar. Lembre-se também de manter a área ou as áreas de alimentação separadas das áreas destinadas ao descanso, lazer e, claro, higiene.

Então, qual é o melhor comedouro para gatos? Aquele que melhor se adapte às suas necessidades específicas. Como já dissemos, se seu felino tende a mostrar ansiedade em relação à comida, a melhor opção será um alimentador anti-voracidade. Se, por outro lado, ele tende a ficar entediado ou não tem enriquecimento ambiental suficiente, os comedouros interativos podem ajudá-lo a se manter mentalmente mais ativo. Por fim, se notar que ele está adotando posturas estranhas ou desconfortáveis ​​ao comer, experimente um comedouro elevado e veja se ele passa a se alimentar melhor.

O mais importante é sempre conhecer o seu animal para aprender a suprir suas necessidades, pois nem todos os gatos são iguais ou precisam do mesmo tipo de comedouro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Comedouro para gatos - Tipos e como escolher o melhor, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Comedouro para gatos - Tipos e como escolher o melhor

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Comedouro para gatos - Tipos e como escolher o melhor
Imagem: feelcats.com
1 de 5
Comedouro para gatos - Tipos e como escolher o melhor

Voltar ao topo da página