menu
Partilhar

Como escolher as melhores camas para cachorro

 
Por Maria Besteiros. 9 fevereiro 2021
Como escolher as melhores camas para cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Escolher uma cama para cachorro é uma grande aventura. Existem tantos modelos disponíveis que fica até difícil decidir. Além disso, corremos o risco de sermos guiados pela estética e esquecer aspectos relacionados com a funcionalidade, que são essenciais na manutenção e cuidados com a cama.

Neste artigo do PeritoAnimal te ajudamos a como escolher as melhores camas para cachorro, mas já adiantamos que a melhor opção é sempre aquela que melhor se adapta às necessidades do seu companheiro, garantindo tanto seu conforto como higiene.

Recomendações para escolher a melhor cama para cachorro

Existem várias boas opções de camas para cachorro. A melhor sempre será a que mais se adapta às características e necessidades de cada cão. Mesmo assim, existem algumas recomendações gerais que devemos levar em consideração para nos ajudar a escolher com sabedoria. São as seguintes:

  • Tamanho: parece óbvio, mas nem sempre nos damos conta de que a cama tem que permitir que o cachorro gire sobre si mesmo, se enrole, mas também possa se esticar completamente. Independentemente de ser oval, retangular ou redonda, você deve sempre se certificar que permitam o descanso relaxado do nosso amigo peludo.
  • Espessura: as melhores camas para cachorro, além de proporcionar uma superfície macia para descansar, deve principalmente isolar o cachorro do chão. Isso significa que não pode ser muito fina nem afundar de modo que o animal fique em contato direto com o solo.
  • Higiene: uma cama perfeita é inútil se não podemos lavá-la facilmente. O ideal é que tenha uma capa que possa ser removida rapidamente com um zíper e ser lavada na máquina, seja ela feita com tecido antiácaros, impermeável, de algodão, poliéster, etc. Algumas apenas precisam de um pano úmido para serem limpas.

Neste outro artigo falamos sobre os melhores brinquedos para cachorro.

Camas para cachorros pequenos

Como já mencionamos, o tamanho do cachorro é o primeiro critério a levar em consideração ao selecionar a melhor cama. Os cães pequenos têm ainda mais opções, pois algumas camas que servem para gatos também são aptas para seu tamanho. Assim, podem ficar muito confortáveis e abrigados em uma cama tipo iglu ou com um flange de entrada e até mesmo uma caixa de transporte com uma boa almofada dentro, como uma toca. Uma cesta de vime pode ser tão boa quanto, desde que o cachorro não a morda.

Este é outro aspecto interessante, pois podemos escolher caminhas para cachorro de tecido ou de plástico a qual podemos adicionar uma almofada ou um tapete macio e removível para manter a higiene com facilidade. Além disso, usualmente existem mais opções de móveis para os cães pequenos, assim você pode encontrar camas de design que imitam sofás ou camas humanas.

Também existem camas para cachorro conversíveis para cães pequenos, que podem ser dispostas como sofá, almofada ou cama dependendo da forma como colocamos seus componentes. Outras camas contêm almofada removível e você deve se certificar que tanto a almofada como a estrutura possam ser lavadas facilmente.

Pode ser uma boa ideia uma cama elevada do chão, mas deve-se ter cuidado para que não seja muito alta, fazendo com que o cão se machuque ao descer ou seja difícil para ele subir. Por outro lado, os cachorros pequenos tendem a tolerar pior o frio, por isso é recomendável procurar uma cama com forro quente ou um tecido de frio ou tipo lã para evitar que passem frio nos piores meses do ano.

Como escolher as melhores camas para cachorro - Camas para cachorros pequenos

Caminha para cachorro médio

Se você tem que escolher uma cama para um cachorro de porte médio, é importante tomar bem as medidas, pois corremos o risco de optarmos por uma cama muito pequena ou, pelo contrário, muito grande. Para este tamanho normalmente não existem camas tipo caverna, mas existem opções interessantes como almofadas, tapetes, base de plástico como berços sobre os quais colocar a cama ou até camas similares a redes, que podem servir para um descanso no quintal.

Muitas dessas camas dispõem de bordas elevadas que ajudam a proteger o cachorro. Colocar a cama do lado de fora é outra opção que não costuma ocorrer com cachorros muito pequenos, que costumam dormir sempre dentro de casa. Se nosso cão vai dormir do lado de fora, além de uma cama confortável e protegida das intempéries, devem ser projetadas para o exterior. Claro que para esses casos, o cachorro deve contar com um canil adequado que o isole por completo.

É também muito importante ficar atento a espessura para garantir que a cama não afunde. Encontraremos algumas caminhas para cachorro médio preenchidas com espuma ou até de materiais como os quais são feitos os nossos colchões, como a espuma viscoelástica, que se adapta à forma do cão. É interessante olhar para o fundo da cama. Como o cachorro transpira, algumas camas incluem tecidos impermeáveis para que fique em contato com o chão. Assim o seu amigo peludo se mantém seco.

Como escolher as melhores camas para cachorro - Caminha para cachorro médio

Camas para cachorros grandes

As melhores camas para cachorros grandes têm que garantir que suportem seu peso para que o animal não toque o chão, além de cobrir todo seu tamanho. São mais caras, mas vale a penas investir em colchões de espuma viscoelástica ou até recorrer a colchões para pessoas, como os utilizados em berços ou camas pequenas.

Não encontraremos camas do tipo ninho para esses cães, mas eles não precisam de cobertura se dispõem de um bom isolamento do chão, que é o que os protegerá do frio. Para esses pesos geralmente não há camas elevadas e normalmente não são incentivados a subir em sofás ou camas devido ao seu tamanho, daí a importância de uma proteção extra em relação ao solo. Existem camas originais para cachorros grandes, mas geralmente o que conseguimos é uma estrutura para que posteriormente possamos incluir o colchão levando em conta as características mencionadas.

Uma outra boa opção é a cama box para cachorro. Cada vez mais populares, as camas box são buscadas para cachorros de todos os portes.

Como escolher as melhores camas para cachorro - Camas para cachorros grandes

Camas para cachorro filhote

Além de seguir as orientações mencionadas de acordo com o tamanho do nosso filhote, que muda rapidamente com o crescimento, é importante levar em consideração que os filhotes são grandes destruidores. Levando em consideração ambas as informações, não é aconselhável investir muito dinheiro em uma cama que em questão de semanas ficará pequena ou que corre alto risco de ser destruída.

Portanto, para os primeiros meses de vida, a melhor cama para filhotes costuma ser uma simples caixa de papelão com uma almofada, um cobertor ou qualquer roupa grossa e macia velha que tenhamos. Uma vez passada a fase exploradora, será hora de escolher uma boa cama para cachorros com a intenção de durar.

Como escolher as melhores camas para cachorro - Camas para cachorro filhote

Camas para cachorros idosos

Estes cachorros frequentemente sofrem de problemas de mobilidade ou diferentes doenças crônicas. Assim, uma boa cama para cachorro idoso não só precisa ser confortável, mas deve ser baixa para facilitar a saída e entrada do cão. Claro, se ele adora dormir com a gente na cama ou no sofá, podemos optar por colocar uma rampa.

Por outro lado, para proteger suas articulações e evitar dores, o material mais adequado é a espuma viscoelástica já mencionada. Também podemos utilizar um colchão para pessoas, a cama box para cachorro e até encontraremos camas ortopédicas especialmente projetadas para cães que podem ser ideais para os idosos.

Também é essencial manter a higiene. Para isso, é conveniente proteger a cama com uma cobertura impermeável, pois alguns cães sofrem com o vazamento de urina. Isso facilita a lavagem com a frequência que for necessária. Compre várias peças de reposição. Além disso, se for o caso, você pode recorrer a absorventes. Existem especialmente pensados para cães.

Como escolher as melhores camas para cachorro - Camas para cachorros idosos

Camas para cachorros para quando está calor

Quando os termômetros sobem, não é incomum que os cães descansem diretamente sobre o chão à procura de uma temperatura mais fresca. Para estes casos, é possível encontrar camas para cachorros que possuem um lado quente e outro refrescante, de forma que mantém o cão confortável em qualquer época do ano.

Além disso, existem tapetes de resfriamento que podem ser utilizados nos dias mais quentes, especialmente se nosso companheiro peludo tem dificuldades com as altas temperaturas. Elas proporcionam uma superfície fresca e alguns modelos até contêm uma peça com água para colocar no freezer. Desta forma, mantêm o frio durante horas.

Como fazer cama para cachorro

Se você não quer gastar dinheiro com uma cama de petshop, no vídeo a seguir te mostramos como fazer cama para cachorro de uma maneira bem simples.

Destacamos que essa não é uma das melhores camas para cachorros grandes, mas é indicada para cachorros pequenos e médios. Para cães grandes, você pode optar por fazer uma estrutura com madeira e comprar o colchão ou fazer em casa adquirindo a espuma e tela. Este outro artigo que explica como fazer caminha de cachorro passo a passo também pode te ajudar.

Camas para cachorro originais

No mercado ou em petshops você encontrará uma infinidade de camas originais e bonitas para cães. Algumas, como comentamos, simulam camas humanas, como as já conhecidas camas box para cachorro, outras têm forma de rede e outras são feitas de páletes. De um modo geral, este tipo de camas para cachorro tende a ter um custo mais elevado devido à dificuldade que pode ter na sua confecção, originalidade e autenticidade.

Encontrar camas originais e baratas para cachorros é mais complicado, por isso, outra opção totalmente válida é a de adquirir um cesto de vime e colocar dentro um colchão macio e confortável; o resultado será uma cama única, bonita e original.

Se você escolher uma dessas camas, lembre-se que a melhor cama para cachorro é aquela que promove o conforto e segurança do seu cão, portanto sempre priorize isso à estética.

Como escolher as melhores camas para cachorro - Camas para cachorro originais

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como escolher as melhores camas para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • DE AZAR, Rosa T. Cachorros (ayudarlos a Crecer). Disponível em: <https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=onTu14jVU8MC&oi=fnd&pg=PA3&dq=cama+para+cachorro&ots=UKLk0Ar6T6&sig=K8TRPJhh7mTB7df1ZDmMAxiCh3U#v=onepage&q=cama%20para%20cachorro&f=false>. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.
  • METRÓPOLES. Cama para cachorro: tecido, formato e tamanho influenciam na escolha ideal. Disponível em: <https://www.metropoles.com/conteudo-especial/cama-para-cachorro-tecido-formato-e-tamanho-influenciam-na-escolha-ideal>. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como escolher as melhores camas para cachorro
1 de 7
Como escolher as melhores camas para cachorro

Voltar ao topo da página