menu
Partilhar

O que um gato precisa para ter qualidade vida?

 
Por iNetPet. 18 agosto 2021
O que um gato precisa para ter qualidade vida?

Ver fichas de  Gatos

Quando pensamos em adotar um gato para ampliar a família, é comum termos dúvidas sobre as necessidades básicas que devemos atender para garantir o seu bem-estar. Alimentos, acessórios, cuidados e, também, um ambiente ideal para o gato desenvolver as atividades que lhe são naturais são a chave para atender às suas necessidades e proporcionar a ele uma vida feliz.

Neste artigo do PeritoAnimal, em colaboração com a iNetPet, examinamos o que um gato precisa para ter qualidade de vida.

Também lhe pode interessar: Cuidar de um gato em 10 passos

Acessórios básicos para gatos

Independentemente da idade do gato que adotamos ou de suas características, há uma série de elementos básicos que devemos ter antes de sua chegada em casa se nos perguntamos o que um gato precisa para viver bem e feliz. São os seguintes:

  • Ração adequada para sua fase vital, já que as necessidades nutricionais de um gatinho não são as mesmas de um gato idoso.
  • Comedouro e bebedouro, melhor separados porque é assim que os gatos preferem.
  • Caixa de areia, areia e pá, também de acordo com suas preferências. Existem várias opções à venda e trata-se apenas de fazer testes para ver qual é a melhor para o gatinho.
  • Caixa transportadora, porque você terá que levá-lo, ao menos, algumas vezes ao veterinário ao longo de sua vida.
  • Produtos de higiene, como escova, cortador-de-unhas, lenços umedecidos ou shampoo, para o caso dele precisar de um banho.
  • Brinquedos e itens de enriquecimento ambiental, como um arranhador.
  • Podemos comprar uma cama para ele, mas geralmente é ele quem escolhe onde quer dormir.

Antes de chegar em casa, você deve ir a uma clínica veterinária de sua escolha para um check-up geral, bem como para iniciar seu esquema de desparasitação e vacinação.

Ração adequada e de qualidade

Atualmente existem várias opções de ração para alimentar adequadamente um gato. Independentemente de qual escolhermos, a qualidade deve ser nosso guia. Os gatos são carnívoros, o que significa que sua dieta deve ser composta, como primeiro ingrediente, por proteínas de origem animal, que podem vir da carne ou do peixe. Além disso, é importante selecionar uma ração de acordo com a idade do gato e, ao comprarmos, respeitar as instruções de administração fornecidas pelo fabricante para evitar problemas de excesso de peso.

Os ancestrais dos gatos viviam em climas desérticos e se hidratavam graças à contribuição dos líquidos fornecidos por suas presas. É por isso que os gatos não bebem muita água. Se sua dieta for limitada a ração seca, eles podem apresentar problemas de saúde. Portanto, se escolhermos a ração, ela deve ser combinada, diariamente, com a ração úmida para garantir a hidratação adequada. Além disso, podemos escolher uma fonte para gatos como bebedouro, pois o movimento contínuo da água incentiva muitos gatos a beberem.

Cuidados de higiene

Se nos perguntarmos o que um gato precisa para viver com a melhor qualidade de vida possível, devemos saber que a higiene é um dos pilares que não podemos descuidar, pois são animais extremamente asseados. Os gatos não precisam passear na rua para evacuar, como acontece com os cães. Basta que tenham uma caixa de areia com areia suficiente. Ela deve ser colocada em um local tranquilo, longe de movimento dentro da casa e deve ser de tamanho suficiente para que o felino possa entrar e sair confortavelmente, se virar e enterrar suas fezes. Da mesma forma, é essencial manter a higiene adequada na caixa de areia para garantir que o nosso gato se sinta confortável ao usá-la. Para fazer isso, não perca nosso artigo sobre quando limpar a caixa de areia do gato.

Por outro lado, os gatos passam boa parte de seu tempo de se limpando, portanto não é necessário darmos banho, exceto em ocasiões específicas. Sim, é aconselhável escová-los regularmente para ajudá-los a eliminar os pelos mortos e evitar que os ingiram em grande quantidade, pois podem se formar bolinhas no aparelho digestivo, causando diversos desconfortos. Também podemos verificar as unhas regularmente e aparar a ponta se necessário.

Enriquecimento ambiental

Já falamos sobre as necessidades em termos de nutrição e higiene, mas o que um gato precisa para ser feliz? Um gato feliz precisa ser capaz de exibir todos os comportamentos que lhe são naturais, como subir em lugares altos, se esconder, arranhar usando suas garras, pular, etc. Por isso, é imprescindível que, para o seu bem-estar, você tenha em casa elementos que promovam o enriquecimento ambiental, como arranhadores, móveis dispostos em diferentes alturas, brinquedos, etc. Podemos até deixar o transportador ao alcance para que ele se acostume e não seja tão traumático apresentá-lo para levá-lo ao veterinário.

Esse ambiente oferece estímulos e permite que ele fique em forma, ajudando também a prevenir a obesidade. Mas não basta o enriquecimento ambiental. Embora os gatos sejam considerados animais independentes e solitários, todos eles precisam, em maior ou menor grau, da atenção diária de seus tutores. Isso significa que você tem que dedicar um tempo jogando e interagindo com ele todos os dias da semana.

Cuidados veterinários essenciais

Por fim, não podemos nos esquecer dos cuidados veterinários no que diz respeito às necessidades básicas de um gato. E esses cuidados não se limitam a levar o gato a uma clínica quando parece que ele está doente. A prevenção é muito importante e isso acontece indo às avaliações que o profissional nos prescreve e seguindo o calendário de desparasitação e vacinas internas e externas que ele recomenda. Embora a maioria dos gatos domésticos não tenha acesso ao exterior, nós, seus tutores, podemos levar para dentro de casa e, consequentemente ao gato, diferentes patógenos em nossas roupas ou calçados, por isso devemos nos preocupar com a prevenção, que o veterinário irá adaptar às suas circunstâncias.

Vacinas e desparasitação são mais frequentes e importantes em gatinhos filhotes, pois seu sistema imunológico ainda não se desenvolveu por completo e, consequentemente, estão mais vulneráveis, mas não podem ser esquecidos no gato adulto. Desta forma, quer estejamos nos perguntando o que um gato filhote precisa ou se estamos planejando adotar um gato adulto, devemos levar em consideração o cumprimento das instruções do veterinário quanto à vacinação e desparasitação. Nesse sentido, não perca este outro artigo sobre quais vacinas um gato precisa.

A castração também é recomendada. Além disso, é preciso saber que os gatos tendem a ocultar os sinais de doenças, por isso as revisões são de grande ajuda na detecção precoce de patologias tão importantes quanto a insuficiência renal.

Cuidados extras com os gatos

As novas tecnologias podem tornar mais fácil para nós atender o que um gato precisa mais rapidamente. Assim, o aplicativo iNetPet, que é totalmente gratuito, permite a reunião de toda a informação relativa aos cuidados básicos do gato, como o histórico veterinário, sua ração, as tosas já realizadas ou até mesmo registros de qualquer ocorrência enquanto ele estava em algum tipo de hospedagem felina. Tudo isso pode ser feito em um só lugar e está acessível onde quer que estejamos. Desta forma, podemos contactar os profissionais que cuidam do gato em tempo real, estabelecendo um canal direto com eles.

Além disso, você pode adquirir um pingente com um código QR que facilita encontrar o gato em caso de perda. Desta forma conseguimos cobrir todas as necessidades básicas de um gato de uma forma simples e rápida.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que um gato precisa para ter qualidade vida?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que um gato precisa para ter qualidade vida?
O que um gato precisa para ter qualidade vida?

Voltar ao topo da página