Cuidados básicos

Como saber se o cachorro está com calor?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 24 março 2023
Como saber se o cachorro está com calor?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Com a chegada das altas temperaturas, os cães também sentem calor e devemos estar atentos ao seu bem-estar para evitar problemas decorrentes do aumento de sua temperatura corporal, que pode ser tão grave quanto a insolação, potencialmente fatal. Isto é o que acontece quando, devido à desinformação, os cães são deixados trancados no carro, por exemplo, ou são levados para passear na hora errada.

Para evitar o estresse térmico em cães e, consequentemente, a hipertermia, neste artigo do PeritoAnimal veremos como saber se um cachorro está com calor, além de dicas para mantê-lo fresco.

Também lhe pode interessar: Gato com calor - 5 dicas para o protegê-lo!

Índice

  1. Qual é a temperatura normal de um cachorro?
  2. Sintomas de um cachorro com calor
  3. O que o calor pode causar no cachorro?
  4. Cachorro com calor: o que fazer?
  5. Principais cuidados de um cachorro no verão

Qual é a temperatura normal de um cachorro?

A temperatura normal de um cachorro está em torno de 37,8-39,2°C, portanto, não devemos tomar parâmetros humanos como referência para estabelecer se há ou não o estresse térmico em cães. Além disso, devemos também considerar considerações como as seguintes:

  • O pelo dos cães serve como proteção contra o sol e como regulador de temperatura, razão pela qual não é recomendado raspá-lo e pode ser anti-produtivo cortá-lo em algumas raças. Em caso de dúvida, é melhor consultar um cabeleireiro de cães.
  • Os cães não podem suar como nós, e por isso eles regulam a temperatura, principalmente ofegando. Assim, eles são menos capazes de suportar o calor do que nós, porque quando a temperatura ambiente se aproxima da temperatura corporal, o resfriamento pela respiração ofegante não é tão eficaz. Para mais informações, veja "Como os cães suam".
  • Devemos ser especialmente cuidadosos com o calor se o cachorro é um filhote, idoso, tem alguma doença, está acima do peso ou é obeso, ou ainda se pertence a uma das raças de cães braquicefálicos, já que eles têm mais dificuldades respiratórias.

Sintomas de um cachorro com calor

Quando um cachorro está com calor, ele mostrará sinais diferentes. Estes são os sinais que devem nos alertar:

  • Redução de atividade. Um cachorro com calor tende a reduzir seus movimentos. Assim, é normal vê-lo deitado, esticado diretamente no chão, ou em áreas cobertas e sombreadas.
  • A respiração ficará ofegante, mais ou menos intensa, com a língua para fora da boca. A respiração ofegante também pode ocorrer quando o cão está com calor após alguma atividade física significativa.
  • As mucosas avermelhadas, que são fáceis de ver, já que as gengivas e a língua são facilmente visíveis quando a boca é mantida aberta.

Observar qualquer um destes comportamentos ou sinais em nosso cão indica que ele está com calor, portanto teremos que agir para lhe proporcionar um espaço fresco o mais rápido possível. Não se deve esquecer que o calor excessivo que eleva a temperatura corporal acima do normal causa a hipertermia em cães, o que é potencialmente perigoso.

Como saber se o cachorro está com calor? - Sintomas de um cachorro com calor

O que o calor pode causar no cachorro?

Agora que aprendemos como identificar se um cachorro está com calor, discutiremos as consequências do superaquecimento, que pode ocorrer se um cachorro com calor não tiver a oportunidade de se resfriar. Assim, quando a temperatura corporal sobe para 40-43°C, o cão corre o risco de sofrer uma hipertermia, que é uma condição que pode levar à morte. Entre os principais sintomas de estresse térmico em cães, estão:

  • Membranas mucosas severamente avermelhadas.
  • Respiração ofegantes intensa.
  • Saliva espessa.
  • Dificuldades respiratórias.
  • Vômitos.
  • Diarreia
  • Choque, convulsões e morte em casos graves.

A hipertermia em cães é uma emergência veterinária. A primeira medida é tentar baixar a temperatura do cão e estabilizá-lo, embora, mesmo assim, a mudança repentina de calor infelizmente causa a morte de um grande número de cães, e é por isso que é importante dar atenção rápida a ele e adotar medidas como as que veremos na seguinte parte para evitá-lo.

Cachorro com calor: o que fazer?

Como já explicamos, se nosso cão sente calor e não consegue se termorregular eficientemente, ele pode se estar em problemas. Portanto, se notarmos os sintomas do estresse térmico no peludo, ou, embora aparentemente esteja bem, faça muito calor, é aconselhável considerar medidas como as seguintes para que as consequências do calor em cães não sejam fatais devido a hipertermia:

  • Nunca deixe um cão trancado em um carro ou em um lugar que possa atingir altas temperaturas em pouco tempo.
  • Água fresca e limpa deve estar sempre disponível.
  • Ele também deve conseguir encontrar abrigo na sombra.
  • Não o acompanhe ou permita que ele faça qualquer atividade física intensa durante as horas mais quentes do dia.
  • Esfrie-o borrifando-o com um spray ou limpando-o com uma toalha bem úmida sobre seu corpo.
  • Se você tiver um lugar adequado, ofereça a ele uma bacia ou piscina com água para que ele possa esfriar da maneira dele.
  • cubos de gelo é outra boa maneira de manter seu cão entretido e refrescado ao mesmo tempo.
  • Sorvete caseiro para cães também é ideal para esta função, além de nos permitir oferecer a eles um alimento natural e saudável, que os recompensa enquanto complementa sua dieta.
  • Baixe a temperatura em casa usando ventiladores se você não tiver ar condicionado.
  • Não se esqueça de prestar atenção especial aos cães mais jovens, doentes, velhos ou com excesso de peso.
  • Se seu cão continuar superaquecido, consulte seu veterinário.
Como saber se o cachorro está com calor? - Cachorro com calor: o que fazer?

Principais cuidados de um cachorro no verão

Agora que você já sabe quais os sinais do estresse térmico em cães e viu o que fazer com um cachorro com calor, não perca o vídeo a seguir no qual detalhamos os principais cuidados com os cães no verão:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o cachorro está com calor?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia

Carlson y Giffin (2002): Manual práctico de veterinaria canina. Madrid: Editorial el Drac.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se o cachorro está com calor?