Com que frequência se deve dar banho ao cão?

Com que frequência se deve dar banho ao cão?

Os cães fazem parte da nossa família e compartilhamos vida, casa e inclusive, às vezes cama com eles. Esta é uma das razões pelas quais é imprescindível manter a higiene do animal. Além disso, é importante para sua saúde, uma vez que um cachorro sujo pode desenvolver vários problemas na pele, ter pulgas ou simplesmente, cheirar mal. Devido ao medo generalizado pelo mito de que dar banho a um cachorro pode prejudicar o seu pH e o seu pelo, muitas pessoas se questionam sobre com que frequência se deve dar banho ao cão. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e esclareça suas dúvidas.

Mitos do banho do cachorro

Existem muitos mitos sobre dar banhos aos cães, uns mais acertados que outros. Diz-se que ao lhes dar banho eles perdem os óleos naturais da sua pele e prejudica o pH, por exemplo. Isto não é totalmente verdadeiro, uma vez que apenas pode afetar a sua saúde se o lavarmos em excesso ou se nunca o lavarmos. Os cachorros sujam-se e precisam de um banho com alguma frequência, precisamente para conservar sua saúde.

Também não é verdade que lhes entra água nos ouvidos e lhes causa otite se lhe dermos banho com cuidado. Isto pode acontecer, mas se tivermos cuidado não devemos ter problemas.

Outro dos mitos é que se cheiram a perfume, os outros cachorros irão rejeitá-lo. Lembre-se que os cães têm um olfato bastante desenvolvido e sob esse cheiro tão bom que o shampoo lhes deixa, os outros continuarão cheirando o cachorro e não existirá nenhum problema de socialização.

Isto quer dizer que dar banho ao seu cão não é mau para a sua saúde nem afasta os outros se o fizer com a frequência necessária.

Pelo comprido ou pelo curto

A frequência do banho é muito diferente entre os cães de pelo curto e os de pelo comprido. Estes últimos precisam de mais cuidados, pois têm mais pelo onde se pode esconder pó e sujeira. Então, com que frequência deve dar banho ao cão dependendo do comprimento do seu pelo? Siga estas recomendações orientativas:

  • Cães de pelo comprido: uma vez a cada 4 semanas.
  • Cães de pelo médio: uma vez a cada 4 e 6 semanas.
  • Cães de pelo curto: uma vez a cada 6 e 8 semanas.

Lembre-se que deve lavá-los com shampoos específicos para cães, embora também possa utilizar produtos naturais que não prejudiquem a sua pele ou pelo. Se não poder ou conseguir dar banho ao seu cachorro em casa, pode sempre recorrer a um cabeleireiro canino.

Manter a higiene

Para evitar que o seu cachorro cheire mal e se mantenha limpo por mais tempo é importante escová-lo com frequência. É preferível escová-lo durante uns minutos por dia que apenas uma vez por mês durante uma hora. Ao escová-lo eliminará o pelo morto e o pó e conseguirá que o seu cachorro se mantenha limpo por mais tempo. Mas lembre-se que a escovação não substitui o banho.

E se der banho ao seu cachorro e passados 3 dias ele se encher de lama? Terá que lhe dar banho de novo. Não se preocupe se tiver de lhe dar banho duas vezes seguidas de forma excepcional, não vai prejudicar a sua pele e pelo por isso.

Se utilizar shampoo seco pode não lhe dar banho com água? O shampoo seco serve para ocasiões excecionais em que não lhe pode dar banho, como por exemplo, quando o cachorro vomita durante uma viagem de carro. O banho é fundamental para manter sua higiene e sua saúde, por isso os remédios alternativos não contam.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que frequência se deve dar banho ao cão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.