Coleira antipulgas e carrapatos funciona?
Ver fichas de Cachorros
Os parasitas de cães podem ser internos ou externos. No caso dos externos, temos pulgas, carrapatos, piolhos e ácaros. As infestações desses parasitas podem causar grande desconforto aos animais, sendo necessário um tratamento rápido e efetivo. Cachorros alérgicos podem desenvolver um prurido intenso, ferindo-se com as unhas ao se coçarem, deixando o quadro ainda mais grave.
Para combater esse mal, vários produtos estão disponíveis no mercado pet, como óleos tópicos repelentes, talcos, sabonetes, comprimidos e coleiras. Se focarmos neste último, é comum que surja a dúvida se coleira antipulgas e carrapatos funciona mesmo.
Como existem várias coleiras antipulgas e carrapatos no mercado, é comum que o tutor tenha dúvidas na hora de comprar o acessório para o seu amigo peludo. Algumas coleiras duram mais tempo do que outras e podem até ser mais efetivas contra um tipo de parasita específico. Para ajudar o leitor nesta tarefa de escolher a melhor opção para seu pet, o PeritoAnimal selecionou alguns tópicos sobre o assunto para tirar todas as dúvidas. Aproveite!
Como funciona a coleira antipulgas e carrapatos?
A coleira possui um princípio ativo que vai sendo liberado de forma lenta, espalhando-se sobre a pelagem do animal, repelindo pulgas e carrapatos. Alguns produtos são distribuídos sobre a pele, pelos e camada lipídica (gordurosa) da pele do cão, e são difundidos por toda a camada superficial do corpo do animal. Este conteúdo não faz mal para gatos e cachorros, apenas para os parasitas, que são repelidos ou mortos.
Quanto tempo dura o efeito da coleira antipulgas e carrapatos?
As coleiras apresentam um tempo de duração variável, de acordo com o seu princípio ativo. Existem coleiras que duram um mês e outras que funcionam até 8 meses. A duração da coleira vai depender do tempo de liberação do seu princípio ativo, que se espalha pelo corpo do cachorro e repele as pulgas e carrapatos. A duração pode variar de 1 a 8 meses, dependendo da marca da coleira e do seu princípio ativo. Lembrando que esses prazos podem variar de acordo com o uso correto ou não do produto.
Qualquer cachorro pode usar coleira antipulgas e carrapatos?
Não. Infelizmente alguns cachorros podem desenvolver alergia à coleira, sendo necessário retirá-la rapidamente. Deve-se ter o cuidado de verificar com o fabricante da coleira se filhotes com menos de 12 semanas podem utilizar o produto, pois os cachorros até essa faixa etária são mais sensíveis.
A maioria dos produtos antipulgas e carrapatos são seguros para fêmeas gestantes, mas sempre consulte o médico veterinário antes de utilizar qualquer antipulgas e anticarrapatos nos animais nessa situação, sejam coleiras, talcos ou qualquer outro tipo de produto.
Efeitos colaterais de coleiras antipulgas e carrapatos
Geralmente, o princípio ativo utilizado nas coleiras não faz mal a animais vertebrados. No entanto, alguns animais podem se sentir extremamente incomodados com o cheiro da coleira. Além disso, podem ocorrer alergias na pele nos locais de contato com a coleira, causando coceira e vermelhidão. Caso isso aconteça com o seu pet, descontinue o uso do produto e procure orientação do veterinário.
Como escolher a melhor coleira antipulgas e carrapatos?
A escolha da coleira certa vai depender do objetivo do tutor. Algumas coleiras são mais efetivas contra carrapatos, podendo durar menos tempo em sua função de eliminar as pulgas, e vice-versa. Além disso, existem coleiras que são efetivas por mais tempo contra mosquitos do que para pulgas e carrapatos. Selecionamos algumas coleiras para que o leitor tenha uma ideia de qual produto escolher para seu amigo.
- Seresto™: é uma coleira desenvolvida para combater pulgas e carrapatos, com duração de até oito meses. A tecnologia exclusiva de Seresto™ permite que a coleira libere doses controladas de forma contínua e segura dos ingredientes ativos durante longo período de tempo. Os ingredientes estão concentrados dentro da matriz da coleira, por esse motivo, Seresto™ não tem cheiro e não é oleosa.
- Scalibor: Coleira antiparasitária para cães à base de deltametrina. Utilizada para combater mosquitos da família Phlebotomidae (Phlebotomus e Lutzomyia), vetores da Leishmaniose em cães; para o controle de moscas como Stomoxys calcitrans e Musca domestica, comumente encontradas em ambientes onde vivem os cães, e para auxiliar no controle de infestações causadas pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus e a pulga Ctenocephalides felis, que acometem os cães. Tem duração de até quatro meses.
- Kiltix™: a coleira Kiltix para cães proporciona até 6 meses de proteção contra carrapatos e pulgas. O produto trata infestações por carrapatos e pulgas e controla as reinfestações por um longo período. Os dois ingredientes ativos da coleira começam a agir 48 horas após o produto ser colocado no cachorro, sendo liberados de maneira uniforme e contínua pela superfície corpórea do cão.
- Leevre: a coleira Leevre é indicada como auxiliar no controle de infestações por pulgas, carrapatos e mosquitos vetores da leishmaniose visceral canina. O produto auxilia de forma indireta na prevenção de dermatite alérgica à picada de pulgas e de verminose causada pelo parasita Dipilidium caninum, ambas derivadas da infestação por pulgas.
- Coleira TEA 327: é composta por uma matriz plástica, com liberação controlada de pó inseticida de ação específica em carrapatos e pulgas. Este dispositivo funciona 24 horas por dia, liberando micropartículas inseticidas em toda a superfície da coleira. Através do movimento do animal, as micropartículas espalham-se de maneira uniforme por todo o corpo, eliminando pulgas e carrapatos dos animais de estimação por um período aproximado de até 5 meses.
Um ponto importante a ser considerado é o tratamento do ambiente onde o cachorro vive, para evitar reinfestações e controlar efetivamente as pulgas e carrapatos, sendo necessária a aplicação de produtos específicos nos pisos, rodapés, estofados etc. A dedetização do ambiente requer que pessoas e animais sejam retirados do local durante um período, para que não haja risco de intoxicação.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Coleira antipulgas e carrapatos funciona?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.
- Bula do Coleira TEA 327. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/Bula-COLEIRA-TEA-327.pdf. Acesso em 16/07/2024.