Meu cachorro tomou Simparic e continua se coçando: por que e o que fazer?
Ver fichas de Cachorros
Existe uma crença popular de que todo cachorro sempre tem uma coceirinha aqui e outra ali. Mas será que é normal o cachorro se coçar de vez em quando? Sim! Todo mundo sente alguma coceira em algum lugar do corpo de vez em quando.
Mas quando a coceira vira algo que incomoda não só o peludo, mas todos os que estão ao seu redor, a situação não está normal e já passou da hora de socorrer o seu amigo! Várias medicações que prometem aliviar ou até mesmo eliminar a coceira do pet podem ser encontradas em lojas especializadas, mas será que funcionam mesmo? A resposta vai depender da causa da coceira.
Em alguns casos, o cachorro pode tomar o Simparic e continuar se coçando. Por que isso acontece? Será que o produto não funcionou? Ou será que ainda não fez efeito? Para eliminar essas e outras dúvidas sobre o uso do Simparic, o PeritoAnimal escreveu este artigo com explicações e dicas para ajudar o tutor do cachorro que tomou a medicação e continua se coçando. Não deixe de se informar! Boa leitura!
Por que meu cachorro tomou Simparic e continua se coçando?
O seu cachorro pode continuar se coçando mesmo após tomar o Simparic, porque talvez o motivo da coceira não possa ser solucionado pelo medicamento.
O Simparic foi desenvolvido para combater ectoparasitas, como pulgas, carrapatos e ácaros causadores de sarnas. Se o problema do cachorro não for só esse, existindo algum outro fator desencadeante de coceira, o Simparic não resolverá o caso em sua totalidade.
Se, por exemplo, o cachorro estiver se coçando muito porque tem alergia a determinado alimento que foi ingerido por ele, de nada adiantará dar um Simparic para o peludo, pois a coceira ocorreu em decorrência da alergia e não devido a ectoparasitas.
Outra situação possível acontece quando o cachorro tem alergia à picada de pulgas e toma o Simparic. O medicamento combaterá as pulgas, mas a reação alérgica que já começou a acontecer devido às picadas do inseto no corpo do cachorro continuará por um tempo.
O ambiente também deverá ser tratado, pois cerca de 90% das pulgas ficam no ambiente e 10% no cachorro. A dedetização do local onde o cachorro fica é muito importante, para eliminar formar adultas, larvas e ovos do parasita.
Quanto tempo demora para o Simparic fazer efeito?
Segundo as informações da bula do medicamento, o Simparic atinge 100% de eficácia dentro de 48 horas após a administração contra infestações de carrapatos. Em relação às pulgas, ocorre uma diminuição significativa da contagem dos parasitas adultos dentro de 3 horas após a administração do Simparic. O efeito contra esses dois tipos de parasitas dura cerca de 35 dias. No entanto, sempre devemos lembrar que o ambiente também precisa ser tratado com produtos que eliminem os parasitas.
Em relação aos ácaros, duas administrações orais mensais de Simparic são altamente eficazes contra infestações naturais de S. scabiei em cães, havendo cura completa e redução marcante da coceira após o segundo tratamento. Em casos de demodicose, estudos indicam que doses orais mensais de Simparic reduzem significativamente as contagens de ácaros em até 90% no prazo de 14 dias após a primeira dose.
Contra o ácaro da orelha, uma única dose oral do medicamento é suficiente para reduzir a contagem total do ácaro na maioria dos casos dentro do prazo de 30 dias. A demodicose deverá ser acompanhada pelo médico veterinário periodicamente, para que não se torne grave e descontrolada.
O que fazer quando o cachorro não para de se coçar?
Se você já administrou o Simparic e outros medicamentos contra parasitas externos e o cachorro continua se coçando, está na hora de procurar ajuda profissional. O peludinho pode estar com algum outro problema além dos ectoparasitas.
Causas de coceira como alergia à picada de ectoparasitas, hipersensibilidade alimentar e atopia precisarão de um acompanhamento mais cuidadoso do animal, assim como possível administração de outros medicamentos. Animais alérgicos necessitam de um manejo cuidadoso da alimentação e do ambiente, sendo necessário um tratamento realizado com orientação do médico veterinário.
O Simparic pode ser utilizado como auxiliar no combate à coceira. Em alguns casos, o animal possui alguma doença que cause o prurido e que piora muito com a presença de parasitas como pulgas e carrapatos. Nesses casos, o uso do medicamento será de grande utilidade no combate aos parasitas, mas não conseguirá resolver o problema, pois eliminará apenas um dos agentes causadores do prurido.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro tomou Simparic e continua se coçando: por que e o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.
- Bula do Simparic (sarolaner) Comprimidos Mastigáveis. Disponível em https://www.zoetis.com.br/_locale-assets/arquivos/animais-de-companhia/simparic/bula-simparic.pdf. Acesso em 05/09/2024.