Veneno Barrage é perigoso para cachorro?
Ver fichas de Cachorros
Pulgas e carrapatos sempre foram um problema na vida dos cachorros. Além de causarem grande desconforto ao animal, também transmitem doenças graves para os animais e pessoas. Vários produtos estão disponíveis no mercado pet para auxiliar no combate e controle desses parasitas, alguns bastante seguros e outros nem tanto, colocando os cachorros em risco de intoxicação.
O Barrage é um produto utilizado no combate a ectoparasitas de bovinos, sendo indicado para uso em banhos de imersão. No entanto, muitas pessoas costumam passar o Barrage nos cachorros, o que pode ser muito perigoso. Você já ouviu falar nesse produto? Sabe para que serve? Pode ser usado em cachorro? Neste artigo do PeritoAnimal falaremos um pouco sobre esse assunto e se o veneno Barrage é perigoso para cachorro. Aproveite para ficar por dentro!
Faz mal passar Barrage em cachorro?
Sim! Esse produto é contraindicado para cães, pois pode causar intoxicação. O Barrage é composto por cipermetrina, uma substância do grupo dos piretróides (substâncias sintéticas derivadas da piretrina natural), que possui alto grau de toxicidade. O produto foi formulado para uso em bovinos, sendo contraindicado para cães e gatos.
Para que serve o veneno Barrage?
O Barrage é utilizado como carrapaticida, mosquicida e inseticida piretróide em bovinos. É ativo contra todos os tipos de carrapatos em suas formas jovens e adultas, inclusive às linhagens resistentes a carrapaticidas de outros grupos químicos. Esse produto é muito efetivo contra a “mosca-do-chifre” (Haematobia irritans).
Em bovinos, é utilizado em banhos de imersão ou em pulverização. Também pode ser usado para dedetização do ambiente. No entanto, é extremamente tóxico para cães e gatos, não devendo ser utilizado nessas espécies.
Sintomas de intoxicação por veneno Barrage
Vários produtos utilizados para combater pulgas e carrapatos utilizam piretróides em suas formulações, tornando a intoxicação por esse agente comum em animais de companhia. O Barrage é composto por cipermetrina, um integrante dessa classe de inseticidas.
Dentre os principais sinais clínicos de intoxicação por piretróides estão:
- Sialorréia (salivação);
- Vômito;
- Tremores;
- Hiperexcitabilidade;
- Dificuldade respiratória;
- Broncoespasmo;
- Braqueza;
- Hipo ou hipertermia;
- Prostração;
- Convulsão;
- Óbito.
O cachorro deverá ser socorrido o mais rápido possível em casos de intoxicação, pois pode ser muito perigoso à vida do animal. O tratamento consiste na desintoxicação, quer seja pela lavagem gástrica, emprego de antieméticos e carvão ativado, ou no tratamento de suporte como o uso de atropina para controlar a salivação, fluidoterapia e diuréticos para acelerar a excreção, anticonvulsivantes e miorrelaxantes para o controle de espasmos mais graves e bicarbonato de sódio para redução da absorção dos agentes.
Remédios seguros contra pulgas e carrapatos em cachorro
Atualmente, podemos contar com vários produtos seguros para o combate e controle de infestações de pulgas e carrapatos. Citaremos agora alguns desses produtos:
- Front Line: o produto possui fipronil, agente efetivo no combate a pulgas e carrapatos. Sua aplicação é fácil, pois vem em formato de ampola e deve ser aplicado na pele do dorso do animal. Ajuda a combater a infestação do ambiente também. É extremamente seguro para fêmeas gestantes e filhotes com mais de 2 semanas de vida.
- Revolution: é um antiparasitário composto por selamectina. É um medicamento de uso tópico indicado para o tratamento, prevenção e controle de infestações por pulgas, piolhos e carrapatos, além de espantar mosquitos e agir contra vermes intestinais, verme do coração e sarnas. É seguro para fêmeas gestantes e filhotes com mais de 42 dias de vida. Pode ser aplicado antes ou após o banho, não perdendo seu efeito caso o animal nade ou se molhe.
- Bravecto: é indicado para o tratamento de infestações por carrapatos e pulgas em cães, proporcionando 12 semanas de proteção.Possui como princípio ativo o fluralaner, um inseticida e acaricida sistêmico de longa duração, que promove eficácia imediata e persistente. O produto controla eficazmente as populações de pulgas no ambiente, nas áreas às quais o cão tem acesso. O produto pode ser utilizado como parte de uma estratégia de tratamento para a dermatite alérgica à picada de pulgas.
- Simparic: sarolaner (Simparic) é um comprimido mastigável altamente palatável para administração em cães adultos e filhotes, de acordo com o peso corpóreo. Cada comprimido é formulado de forma a oferecer uma dosagem mínima de 2 mg/kg de sarolaner. É indicado para o tratamento e prevenção de infestações por pulgas e carrapatos. Simparic é também indicado para o tratamento e prevenção de sarna causada por Sarcoptes scabiei e Demodex canis e também para o tratamento e prevenção de Otodectes cynotis (ácaro da orelha).
- Advantage Max 3: é indicado para tratamento e controle das infestações causadas por carrapatos dos cães (Rhipicephalus sanguineus), transmissores da babesiose, erliquiose e da hepatozoonose, eliminando larvas, ninfas e formas adultas. O produto é altamente eficaz contra pulgas (Ctenocephalides spp.), matando rapidamente os insetos adultos presentes sobre o animal, bem como as larvas de pulga presentes no ambiente onde vive o cão. Além disso, repele e mata mosquitos culicídeos e flebotomíneos, que transmitem a dirofilariose e a leishmaniose para os cães. Também elimina os piolhos sugadores (Linognathus setosus) e mastigadores (Trichodectes canis) que parasitam os cães.
Sempre consulte um médico veterinário antes de utilizar qualquer produto no seu cachorro, principalmente em fêmeas gestantes e filhotes com menos de 60 dias. Produtos formulados para outras espécies podem ser muito perigosos quando utilizados em cães e gatos.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Veneno Barrage é perigoso para cachorro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.
- Abreu, B.A., Silva, D.A. Drogas relacionadas a casos de intoxicações em cães. Acta Biomedica Brasiliensia, v.5, n.2, 2014. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/Dialnet-DrogasRelacionadasACasosDeIntoxicacoesEmCaes-5617703.pdf. Acesso em 30/10/2024.
- Oliveira, M.C. et al. Intoxicação por ingestão de coleira antiparasitária em cão: relato de caso. Enciclopedia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia, v.16, n.30, 2019. Disponível em https://www.conhecer.org.br/enciclop/2019b/intoxicacao.pdf. Acesso em 30/10/2024.