Partilhar

Coelho doente - 15 sinais de dor em coelhos

Coelho doente - 15 sinais de dor em coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos podem ser ótimos animais de companhia, mas não são cães nem gatos, e por isso precisam de alguns cuidados especializados. Então, se quisermos cuidar de qualquer um deles, devemos procurar um veterinário com experiência nesses animais que, além de serem responsáveis por verificar sua saúde, nos aconselhem sobre quais são os melhores cuidados e a alimentação mais adequada.

Além disso, é aconselhável nos informar sobre os sinais de alerta aos quais devemos prestar atenção, portanto, neste artigo do PeritoAnimal, revisaremos os 15 sinais de dor em coelhos. Essencial para qualquer tutor.

Também lhe pode interessar: Vaca doente - sinais de dor em bovinos

Coelho doente - sintomas e sinais de dor

A dor nos coelhos pode passar despercebida nos casos em que é mais leve. Mesmo assim, podemos apontar 15 sinais de dor nos coelhos, aos quais devemos estar atentos pois, ao identificar algum, devemos procurar assistência veterinária. São os seguintes:

  • Redução da atividade: notaremos que o coelho permanece imóvel, e quando se locomove o faz lentamente, às vezes mancando.
  • Desidratação: que podemos notar porque a pele perde a elasticidade, o pelo não brilha e os olhos parecem afundados.
  • Letargia e apatia.
  • Falta de higiene: porque o coelho para de se arrumar, então a pelagem parece descuidada.
  • Mudanças na alimentação: o coelho come e bebe menos, leva mais tempo para se alimentar e podemos ver que a comida cai da boca dele.
  • Problemas oculares: um ou ambos os olhos apresentam secreção, ficam fechados, estrábicos ou mudam de cor.
  • Posturas estranhas: o coelho pode contrair o abdômen, dobrar as costas ou manter a cabeça encostada na parede.
  • Autoproteção: significa que o coelho evita ser manipulado na área que está dolorida. Ele se esconde ou pode se tornar subitamente agressivo.
  • Perda de interesse no que acontece em seus arredores.
  • Ranger de dentes ou vocalizações: geralmente quando são manipulados, se movem, urinam ou defecam.
  • Dificuldades respiratórias.
  • Distúrbios do padrão de sono ou problemas para descanar.
  • Expressão facial modificada: ou seja, pupilas dilatadas, ausência de reflexo palpebral, etc.
  • Hipersalivação.
  • Isolamento do grupo: no caso de coelhos que vivem em comunidade, podemos observar que o animal evita o contato com seus iguais.
Coelho doente - 15 sinais de dor em coelhos - Coelho doente - sintomas e sinais de dor

Avaliar a dor em coelhos

Dos 15 sinais de dor em coelhos que destacamos, alguns corresponderão à dor leve a moderada, enquanto outros indicarão uma dor intensa ou crônica. Manter isso em mente é importante para saber se a atenção veterinária deve ser imediata ou quão cuidadosamente devemos manejar nosso coelho.

Podemos distinguir os sinais de dor da seguinte maneira:

  • Dor leve a moderada: incluiria secreções oculares, protrusão da membrana nictitante, fotofobia, constipação ou diarreia, depressão, corpo encostado a uma parede, redução da ingestão de água e alimentos, desinteresse, agressividade ou vocalizações e ranger de dentes quando o manipulamos.
  • Dor intensa ou crônica: também produz ranger de dentes, letargia, desidratação, emagrecimento, fezes coladas ao redor da região anal, perda de massa muscular que pode ser notada nas patas traseiras, que terá pouca carne, falta de resposta a estímulos ou baixa produção de fezes.

Quando administrar analgesia a um coelho?

Uma vez explicados os 15 sinais de dor nos coelhos aos quais devemos prestar atenção, veremos em que casos será necessário administrar analgesia, ou seja, qualquer fármaco, sempre prescrito por um veterinário, para mitigar a dor que pode estar causando as diferentes enfermidades dos coelhos. Mas, além de tratar o desconforto, é fundamental procurar a causa que o origina, que é o que deve ser curado para que a dor desapareça. Os 6 sinais clínicos para os quais a analgesia é recomendada são os seguintes:

  • Ansiedade
  • Inatividade
  • Inquietude
  • Guinchos ou gemidos
  • Ranger de dentes
  • Imobilidade
  • Anorexia (de água e/ou comida)
  • Emagrecimento

Como dissemos, detectar qualquer sinal de sofrimento em nosso coelho é uma razão para consulta veterinária, sempre com um profissional com comprovada experiência em lidar com esses animais. É essencial chegar a um diagnóstico para descobrir e tratar a causa primária da dor, assim como administrar um analgésico adequado se a dor for considerável, prescrito sempre pelo veterinário.

Coelho doente - 15 sinais de dor em coelhos - Quando administrar analgesia a um coelho?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coelho doente - 15 sinais de dor em coelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
24 comentários
A sua avaliação:
fernanda
meu coelho ta com o pulmão chiando, e de vez em quando ele espirra, ele pode estar doente ou resfriado?? e se ele estiver, oq eu posso fazer?
A sua avaliação:
Marilene Martins
o meu coelho está sem beber agua ah dias e agora não quer comer quase nada o que devo fazer me ajude por favor??
A sua avaliação:
Elkia
Meu coelho tem todos os sintomas de torcicolo, porem n tenho condiçoes de pagar um veterinario
Nao sei qual medicaçao usar
Pode me ajudar?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Juliana
Tenho um casal de coelhos há 7 anos. Sempre viveram soltos e alegres.
Semana passada, depois de ficar uns 3 dias meio quietinha, a fêmea morreu... desde então, o machinho não come, não bebe, só fica quietinho... e não mais no local onde eles costumavam ficar...ele veio para ficar mais próximo de nós...mas sempre triste e apático... ofereço comida, água, brinquedos, mas nada o anima... não sei mais o que fazer...acho que ele vai morrer de tristeza.
A sua avaliação:
Marivone Saracchini Salaroli
Meu coelho não esta comendo , o que pode esrar acontecendo
A sua avaliação:
Abacate
Meu coelho(mini-lion) não consegue correr ou pular muito bem, as patas traseiras dele caem para o lado como se ele não conseguisse manter elas em pé. Ele está assim faz uns 4 meses... O que vocês acham que pode ser?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Gabriel
Minha coelha só fika só né um canto parada não come não bebe água as tetinhas dela tbm estão pontudas não sei o que e
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
katia
bom dia, ontem a noite minha mini coelha ficava em pezinha começou a tremer ficar virando a cabeça e hoje percebi q tá tentando fazer cocô e não consegui, e no momento não está funcionando nenhuma clinica,se poder mim ajudar agradeço muito, obrigado.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Katia! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes, mesmo que seja apenas por consulta por telefone.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Damares dos Santos Silva Mendes de Sousa
Gente mim ajuda ,minha coelha não está comendo de geito nem um tô preocupada com ela pq ela é muito ativa e não está bebendo nem água , amo ela demais aqui não tem médico especializados
A sua avaliação:
Maria Steffannia
olá, venho por meio desses comentários pedir ajuda, tenho uma coelha e ela tá com uns dois dias sem comer, a urina dela estar um amarelo esverdeado, e minha cidade não tem veterinário especializados em coelhos e eu não posso vê ela praticamente esperando a morte, estão se souberem de algum remédio que eu posso da me indiquem.

Coelho doente - 15 sinais de dor em coelhos
1 de 3
Coelho doente - 15 sinais de dor em coelhos

Voltar ao topo da página