Partilhar

Coelho sente frio?

 
Por Eduarda Piamore. 20 janeiro 2020
Coelho sente frio?

Ver fichas de  Coelhos

Se você decidiu adotar um coelho como animal de estimação ou já tem um é importante saber que esses lagomorfos precisam de cuidados especiais com a chegada do inverno para conservar sua boa saúde.

Embora os coelhos tolerem melhor o frio do que o calor, as baixas temperaturas e mudanças climáticas podem aumentar seu risco de desenvolver algumas das doenças comuns em coelhos, como os resfriados e problemas respiratórios. Também podem provocar um quadro de hipotermia.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar se coelho sente frio e o que você pode fazer para ajudá-lo a regular sua temperatura corporal, fornecendo calor de forma segura. Além disso, oferecemos algumas dicas para cuidar do seu coelho no inverno.

Também lhe pode interessar: Coelho doente - 15 sinais de dor em coelhos

Coelho sente frio no inverno?

Como dissemos, os coelhos se adaptam melhor a climas temperados e frios do que a regiões muito quentes, onde podem sofrer um golpe de calor com bastante facilidade. Existem diversas raças de coelhos, de modo que a tolerância do seu companheiro lagomorfo ao frio pode variar de acordo com as características de seu organismo e seu lugar de origem.

Em teoria, coelhos na natureza podem suportar temperaturas de até -10 °C, desde que tenham algum abrigo onde possam se proteger das intempéries. No entanto, se seu roedor estiver acostumado a viver dentro de casa e em uma temperatura estável, expor-se a esse frio pode prejudicar gravemente sua saúde. Nenhum coelho doméstico deve ser exposto a temperaturas extremas, seja de frio ou calor.

Coelho anão sente frio?

Por otro lado, debemos considerar que los coelhos anões são mais vulneráveis ao frio e às mudanças climáticas. Idealmente, eles vivem em um ambiente com temperaturas médias entre 18 ºC e 20 ºC, para não desenvolverem problemas respiratórios e outras doenças que o frio pode causar em coelhos.

Coelho hiberna no inverno?

Não, nenhuma espécie de coelho conhecida atualmente tem a capacidade ou hábito de hibernar. Portanto, você precisará prestar atenção especial à alimentação e o bem-estar de seu amigo durante o inverno.

Sintomas de coelho com frio

Agora que você sabe que os lagomorfos se adaptam bem às regiões temperadas, pode ser que se pergunte como saber se um coelho está com frio. A temperatura corporal dos coelhos varia entre 38 ºC e 40 ºC e a temperatura ideal para seu ambiente deve ser em torno de 18 ºC. Quando a temperatura ambiente cai rápida ou abruptamente, podemos observar os seguintes sintomas de frio em coelhos:

  • Tremores;
  • Rigidez muscular;
  • Focinho e orelhas frias;
  • Cãibras;
  • Pele seca;
  • Respiração mais lenta;
  • Dificuldade para respirar;
  • Movimentos lentos;
  • Movimentos desajeitados;
  • Inatividade.

Se a temperatura corporal do coelho estiver abaixo de 36 °C, podem ocorrer sintomas característicos de hipotermia, que indicam uma deterioração mais grave de sua condição de saúde. Alguns dos sintomas da hipotermia em coelhos são:

  • Perda de apetite;
  • Redução da frequência cardíaca;
  • Pupilas dilatadas;
  • Olhar fixo;
  • Depressão;
  • Desorientação;
  • Desmaios;
  • Colapso;
  • Morte súbita.

Você acha que o seu coelho está doente? Confira os sintomas de coelho doente nesse artigo do PeritoAnimal.

O que fazer se seu coelho sente frio?

Se você notar que seu coelho está com orelhas frias ou mostra outros sinais de frio, deve agir rapidamente para evitar que a temperatura corporal caia e ocorra um quadro de hipotermia. Muitas pessoas se perguntam o que colocar em coelhos para afastar o frio.

Uma boa ideia é envolver o coelho com um cobertor, para protegê-lo e transmitir calor. Você também pode colocá-lo em seus braços, embrulhado no cobertor, em um lençol ou toalha seca por alguns minutos, utilizando o calor do seu próprio corpo para ajudá-lo a regular a temperatura corporal e combater os sintomas do frio.

Se o seu coelho se molhou com neve ou chuva, antes de envolvê-lo com o cobertor, será necessário secá-lo com uma toalha limpa e seca. A umidade combinada com o frio pode facilitar o desenvolvimento dos sintomas de hipotermia. Não use almofadas térmicas, pois a combinação de eletricidade e umidade é muito perigosa, além de correr o risco de queimar seu coelho.

Naturalmente, você deve mantê-lo dentro de casa em um ambiente com temperaturas estáveis e não inferiores a 18ºC. Quando seu coelho estiver recuperado do frio, recomendamos que você verifique seu corpo para ver se há queimaduras ou manchas características de congelamento. Se você identificar alguma anomalia, não hesite em levar seu coelho a um centro veterinário especializado para verificar seu estado de saúde.

Por outro lado, se você notar que seu coelho já apresenta sintomas de hipotermia, você pode usar os métodos acima como primeiros socorros, mas precisa procurar urgentemente um veterinário especializado.

Cuidados com coelhos que sentem frio

Para evitar que seu coelho sinta frio, você precisará tomar alguns cuidados específicos durante o inverno, complementando aqueles cuidados básicos que os coelhos exigem para levar uma vida saudável, ativa e feliz. A seguir, vamos resumir os principais cuidados para seu coelho no inverno:

  1. Acondicione a casa: se a região em que você vive tiver invernos muito rigorosos, os sistemas de aquecimento ajudarão a fornecer temperaturas ideais para o seu coelho no inverno. No entanto, lembre-se de que o aquecimento artificial geralmente seca o ar, por isso recomendamos pulverizar água no ambiente de duas a três vezes por semana. Lembre-se de não molhar o coelho e sim pulverizar o ambiente.
  2. Prepare sua gaiola ou coelheira: a gaiola do coelho é seu local de descanso e também seu refúgio, por isso deve ser preparada para proporcionar conforto e abrigo durante o inverno. Se o seu coelho estiver acostumado a viver fora da casa, será essencial que a gaiola ou coelheira seja protegida das intempéries. Além de deixar um cobertor à sua disposição, lembre-se de cobrir a gaiola de coelho à noite para impedir a entrada de frio ou vento. Se a gaiola do seu coelho estiver dentro da casa, lembre-se de colocá-la em um local sem correntes de ar e com boa iluminação.
  3. Alimentação: como quase todos os mamíferos que não hibernam, os coelhos geralmente aumentam sua ingestão de alimentos durante o inverno. Seu corpo gasta mais energia para manter o metabolismo estável e combater o frio, de modo que o animal precisa de uma dieta um pouco mais energética. No PeritoAnimal, oferecemos um guia completo sobre a alimentação dos coelhos em cada fase de suas vidas.
  4. Atividade física e estimulação mental: coelhos são animais muito ativos e inteligentes, que gostam de se exercitar mesmo durante o inverno. Idealmente, seu coelho deve ter espaço para correr, pular e explorar seus arredores livremente, como um jardim, um pátio ou um terraço. Lembre-se de enriquecer sua gaiola para estimular sua mente e dar a ele a oportunidade de desenvolver suas habilidades cognitivas. Além disso, você pode ensinar ao seu coelho uma boa variedade de truques e comandos básicos, aproveitando a companhia dele enquanto estimula sua inteligência.
  5. Medicina preventiva: além de manter uma excelente higiene em sua gaiola e ambiente, seu coelho precisará ser vacinado e ir a um veterinário especializado a cada seis meses para verificar sua saúde. Uma excelente ideia é levar seu roedor ao veterinário antes da chegada do inverno, para fornecer a ele todos os cuidados preventivos necessários para protegê-lo do frio.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coelho sente frio?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Vídeos relacionados com Coelho sente frio?

1 de 3
Vídeos relacionados com Coelho sente frio?

Escrever comentário sobre Coelho sente frio?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Coelho sente frio?
Coelho sente frio?

Voltar ao topo da página