Medicamentos

Clorexidina para gatos - Usos, efeitos colaterais e contraindicações

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 12 dezembro 2022
Clorexidina para gatos - Usos, efeitos colaterais e contraindicações
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A clorexidina é um fármaco útil e seguro para a desinfecção de feridas, lesões, erosões e transtornos cutâneos como a acne felina, determinadas infecções e pododermatite, assim como complemento de outros tratamentos para problemas dermatológicos nesta espécie como a micose. É um fármaco especialmente efetivo para bactérias gram-negativas e gram-positivas, com ação inibidora do crescimento e bactericida. Devido à sua escassa absorção percutânea e gastrointestinal, em caso de ingestão acidental, é um princípio ativo seguro e efetivo para gatos de todas as idades.

Se você deseja saber mais sobre o mecanismo de ação da clorexidina para gatos, seus usos, efeitos colaterais e contraindicações, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Índice

  1. O que é a clorexidina?
  2. Para que serve a clorexidina no uso veterinário?
  3. Como usar a clorexidina em gatos?
  4. Efeitos colaterais da clorexidina para gatos
  5. Contraindicações da clorexidina para gatos

O que é a clorexidina?

A clorexidina é um princípio ativo do grupo dos compostos biguanídicos com uma grande utilidade na espécie felina como antisséptico tópico por ser efetivo para numerosos micro-organismos tanto Gram-positivos como Gram-negativos, embora não seja efetivo contra outros patógenos como as bactérias ácido-álcool-resistentes, os vírus, os fungos e as esporas.

A clorexidina é de uso cutâneo, não é inativada com a matéria orgânica e sua absorção cutânea é mínima atuando em menos de 30 segundos e persistindo 25% de sua quantidade aplicada até 30 dias após a administração.

O mecanismo de ação bactericida deste fármaco é baseado na coagulação do conteúdo celular bacteriano mediante uma fixação rápida das bactérias que:

  • Absorve os compostos fosforados de sua superfície, escapando dos mecanismos de exclusão da parede celular e atração até a membrana citoplasmática.
  • Induz à perda dos componentes citoplasmáticos de baixo peso molecular e a precipitação do seu citoplasma com criação de complexos com fosfatos.

Além disso, também produz uma inibição do crescimento das bactérias mediante uma inibição do crescimento por ação direta da ATP-asa transportadora de energia.

Para que serve a clorexidina no uso veterinário?

Para que serve a clorexidina para gatos? A clorexidina em gatos pode ser usada por spray de solução cutânea ou por meio de xampus do tipo tratamento para problemas dermatológicos em gatos.

  • Quando se usa em forma de solução cutânea: seja em forma de gotas ou spray, se utiliza para a desinfecção das lesões superficiais cutâneas como erosões, cortes, feridas, feridas cirúrgicas não abertas, rachaduras e queimaduras, bem como outros processos cutâneos como a acne felina, as piodermas, as infecções ungueais ou a pododermatite.
  • Quando se aplica como xampu: é especialmente efetiva para tratar as infecções cutâneas por Staphylococcus intermedius e como coadjuvante ou ajuda a griseofulvina no tratamento da dermatofitose ou a micose causada por Microsporum canis.
Clorexidina para gatos - Usos, efeitos colaterais e contraindicações - Para que serve a clorexidina no uso veterinário?

Como usar a clorexidina em gatos?

A clorexidina nos gatos é de uso cutâneo, quando se aplica de forma líquida sobre a pele erosada ou lesionada se utiliza sem diluir e depois de ter sido limpado o local. Deverá ser pulverizada na lesão de uma a várias vezes ao dia dependendo da gravidade do quadro segundo considere seu veterinário.

Dependendo do formato, como a clorexidina em spray, pode ser aplicada mediante pulverização direta ou aplicando uma quantidade do produto sobre uma bola de algodão e dar uns pequenos toques na lesão para sua desinfecção.

Se é aplicada em forma de xampu, deve ser usada duas vezes por semana até que os cultivos do pelo fiquem negativos para o fungo Microsporum canis e o tratamento nunca deve ultrapassar mais que 16 semanas. Nos gatos de pelos longos poderia ser uma boa opção cortar um pouco o pelo para que penetre melhor.

Deve-se molhar o gato com água limpa, aplicar o xampu em vários pontos e massagear até que a espuma cubra o pelo e pele sem esquecer de locais como ao redor dos lábios, embaixo do rabo e entre os dedos das patas traseiras. Deve-se deixar repousar por 10 minutos e após retirar com água limpa, deixando secar ao natural.

Efeitos colaterais da clorexidina para gatos

Devido à sua aplicação cutânea e sua ampla margem de segurança ao não ser absorvida através da pele nem ser bem absorvida pelo trato gastrointestinal, se o gato ingere o produto ou se lambe o local tratado com clorexidina é praticamente impossível uma superdose ou intoxicação pelo produto. No entanto, pode ocorrer ocasionalmente:

Contraindicações da clorexidina para gatos

A única indicação de uso de clorexidina em gatos é seu uso externo por meio de aplicação direta na pele dos gatos. Se este princípio ativo entrar em contato com os olhos do seu gato, você deve lavá-los imediatamente. Não é conveniente que o gato ingira o produto, seja spray, xampu ou em solução cutânea, por isso você deve ter cuidado para que isso não aconteça.

Não deverá ser utilizada clorexidina nos gatos alérgicos ao princípio ativo ou qualquer um dos seus componentes ou se após o uso aparecer vermelhidão ou coceira. É importante que os gatinhos em que foi aplicada clorexidina não entrem em contato com fêmeas lactantes até que seu pelo esteja completamente seco. Além disso, no caso do xampu que está associado a griseofulvina, não deve ser usado em fêmeas gestantes por estar contraindicada nesta etapa fisiológica das gatas.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Clorexidina para gatos - Usos, efeitos colaterais e contraindicações, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios. Ficha técnica Adoeqmina solución cutánea para caballos, perros y gatos. Disponível em: <https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/384+ESP/FT_384+ESP.pdf>. Acesso em 23 de novembro de 2022.
  • Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios. Ficha técnica Malaseb champú para perros y gatos. Disponível em: <https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/2125+ESP/FT_2125+ESP.pdf>. Acesso em 23 de novembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Clorexidina para gatos - Usos, efeitos colaterais e contraindicações