Curiosidades do mundo animal

Chuva de sapos - O que é e como acontece

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 22 junho 2023
Chuva de sapos - O que é e como acontece

Você já ouviu falar sobre chuva de sapos? É isso mesmo. Pode até parecer fake news, mas a chuva de animais, como a de sapos, é um fenômeno incomum, mas real.

A chuva de sapos é um fenômeno meteorológico que intriga pessoas ao redor do mundo há séculos. Embora pareça uma cena difícil de imagiar, é um evento que realmente ocorre em algumas regiões. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar o que é, as causas e também daremos exemplos registrados em diferentes partes do mundo de chuvas de sapos. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Gato comer lagartixa faz mal? O que acontece?

Índice

  1. O que é a chuva de sapos?
  2. O que causa uma chuva de sapos?
  3. Exemplos de chuvas de sapos pelo mundo

O que é a chuva de sapos?

Uma chuva de sapos é um evento meteorológico incomum em que sapos parecem cair do céu durante uma tempestade. Embora essa expressão seja frequentemente usada de forma figurativa para descrever uma grande quantidade de sapos em determinada área, em casos bastante raros, sapos reais já foram vistos caindo do céu literalmente.

Os relatos históricos de chuvas de sapos remontam a civilizações antigas, e muitos desses relatos são passados de geração em geração, despertando tanto fascínio quanto ceticismo, pois não é comum presenciar tal fenômeno. No entanto, existem registros confiáveis ​​de testemunhas oculares que relataram a ocorrência de chuvas de sapos em diferentes partes do mundo. Falaremos sobre eles ainda neste artigo.

É importante ressaltar que as chuvas de sapos não ocorrem com frequência e são consideradas eventos isolados. Embora seja um fenômeno incomum, é possível explicá-lo cientificamente e é isso que você verá a seguir.

Neste outro artigo falamos sobre os diferentes tipos de sapos que existem.

O que causa uma chuva de sapos?

A chuva de sapos no sentido de "sapos caindo do céu" está relacionada à formação de trombas d'água tornádicas, furacões ou ventos fortes que criam uma espécie de vórtice no ar, capaz de levantar objetos e animais leves, como sapos, e transportá-los para outros locais. Ao serem liberados pela corrente do ar e caírem no solo, dão a impressão de que estão "chovendo" do céu. Embora seja algo que desperta bastante curiosidade, vale ressaltar que a maioria dos sapos não sobrevive a essa queda, devido ao impacto e ao ambiente adverso em que são encontrados.

As trombas d'água tornádicas são aquelas em que os tornados se formam sobre a terra e se movem sobre a água ou simplesmente se formam no ar e descem em direção à superfície da água. Enquanto tornados em terra alcançam até 500 km/h, as trombas d'água tornádicas dificilmente ultrapassam os 160 km/h, segundo especialistas.

Apesar de as trombas d'água serem a explicação mais comuns para explicar a chuva de sapos ou de outros animais, como peixes, alguns cientistas, como o professor Doc Horsley da Southern Illinois University, nos Estados Unidos, acreditam que "qualquer corrente ascendente excepcionalmente forte poderia levantar pequenos organismos ou material orgânico para o céu".

Resumindo, a chuva de sapos pode ser explicada pela ação de ventos fortes que são capazes de levantar esses animais do chaõ e transportá-los a grandes distâncias.

Chuva de sapos - O que é e como acontece - O que causa uma chuva de sapos?

Exemplos de chuvas de sapos pelo mundo

Você se pergunta onde já choveu sapo? É bem provavel que você nunca tenha testemunhado uma chuva de sapos, por ser um evento tão incomum. Mas existem diferentes relatos e registros em diferentes partes do mundo ao longo da história e nos últimos anos. A seguir listamos algumas das chuvas de animais já registradas.

  • Em 2012, por exemplo, diversos jornais e vídeos publicados na época mostraram uma chuva de pequenos sapos em Campredó, município localizado na Catalunha, Espanha. Naquele dia, a comissão de emergência da prefeitura da cidade divulgou um comunicado nas redes sociais informando sobre esse fenômeno meteorológico tão extraordinário e publicou uma foto de mãos segurando cerca de quinze pequenos sapos.
  • Coincidência ou não, eles eram muito semelhantes e quase do mesmo tamanho dos animais da chuva de sapos que ocorreu em 2002 em Olot, outro município da Catalunha, localizado mais ao norte da comunidade autônoma da Espanha.
  • Em 2007, também na Espanha, foi registrada uma chuva de sapos em um município de Alicante.
  • Em 2010, os moradores de Lajamanu, na Austrália, viram não uma chuva de sapos, mas uma chuva de peixes durante uma tempestade.
  • Em junho de 2005, milhares de sapos caíram do céu sobre Odzaci, uma pequena cidade da Sérvia, outro país europeu. O fenômeno foi descrito por climatologistas, na época, como "nada muito incomum", já que os fortes ventos que acompanharam a tempestade poderiam facilmente ter levantado os sapos, assim como peixes e insetos.
  • Em Yoro, Honduras, em 1998, uma tempestade repentina resultou em uma "chuva de sapos" que durou vários minutos, cobrindo o chão com uma infinidade de anfíbios.
  • Em Maryland, nos Estados Unidos, em julho de 1969, caíram centenas de patos mortos após uma violenta tempestade.
  • Em 1952, caíram milhares de rãs congeladas também na capital argentina.
  • Em 1896, Essen, na Alemanha, foi afetada por uma chuva de carpas congeladas.
  • Em 1892, em Birmingham, choveram sapos brancos, e em Buenos Aires.
  • Kansas City, nos EUA, em 1873, foi atingida por uma tempestade que trouxe consigo uma quantidade surpreendente de sapos que caíram do céu.

É crucial destacar que esses não são comuns. As chuvas convencionais são compostas principalmente por água, enquanto as chuvas de animais são fenômenos excepcionais e incomuns, ocorrendo sob condições específicas, como a presença de trombas d'água ou correntes ascendentes intensas.

Descubra diversas curiosidades sobre sapos neste outro artigo do PeritoAnimal.

Chuva de sapos - O que é e como acontece - Exemplos de chuvas de sapos pelo mundo
Imagem: Informacion.es

Se deseja ler mais artigos parecidos a Chuva de sapos - O que é e como acontece, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Library of congress. Can it rain frogs, fish and other objetcs? Disponível em: <https://www.loc.gov/everyday-mysteries/meteorology-climatology/item/can-it-rain-frogs-fish-and-other-objects/>. Acesso em 22 de junho de 2023.
  • Informacion. Cuando llovieron ranas en Alicante. Disponível em: <https://www.informacion.es/fotos/alicante/2022/03/16/llueven-ranas-rebolledo-caido-cielo-granizo-63898605.html#foto=2>. Acesso em 22 de junho de 2023.
  • Lavanguardia. ¿Pueden llover ranas?. Disponível em: <https://www.lavanguardia.com/natural/20220926/8543644/pueden-llover-ranas.html>. Acesso em 22 de junho de 2023.
  • Ecología Verde. Por qué llueven ranas del cielo. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/por-que-llueven-ranas-del-cielo-1230.html>. Acesso em 22 de junho de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Informacion.es
1 de 3
Chuva de sapos - O que é e como acontece