Curiosidades sobre sapos
Ver fichas de Rãs
Os anuros são os tipos de anfíbios mais conhecidos. A palavra "anuro" significa "sem cauda" e dentro deste grupo encontramos as rãs e os sapos, nomes que nos são mais familiares. Apesar de constituir dois grupos diferentes, o certo é que as rãs e os sapos não diferem taxonomicamente até o nível de ordem e tampouco do ponto de vista evolutivo.
Os sapos são animais bastante interessantes, de pele suave e principalmente de hábitos aquáticos. Os anfíbios, sem dúvida, são um grupo curioso dentro do mundo animal por sua localização evolutiva entre o meio aquático e terrestre. Mas se nos concentrarmos unicamente nos sapos, encontramos muitos dados realmente surpreendentes. Quer conhecê-los melhor? Continue lendo e descubra no PeritoAnimal as principais curiosidades sobre sapos que você não conhecia.
- São um grupo muito diversificado
- A maior diversidade vive no trópico
- Existem sapos translúcidos
- Existem sapos com cauda
- Alguns sapos têm chifres
- Todos os sapos possuem cordas vocais
- Têm dentes apenas na mandíbula superior
- Existem sapos muito venenosos
- Existem sapos gigantes e anões
- Estão em pergio de extinção
- Outras curiosidades sobre sapos
São um grupo muito diversificado
As rãs e sapos são os anfíbios mais diversos que existem, havendo atualmente mais de 7.000 espécies. Em segundo lugar se encontram as salamandras com umas 738 espécies e, em terceira posição, as cecílias, com aproximadamente 212 espécies. Estes números nos indicam que mais de 80% dos atuais anfíbios se incluem na ordem Anura. E quanto ao número concreto de sapos, se classificaram umas 56 famílias e 452 gêneros.
A maior diversidade vive no trópico
Outra das curiosidades sobre sapos é que estes animais têm uma ampla distribuição global, estando somente ausentes em certas ilhas vulcânicas, na Antártida e áreas extremamente secas. No entanto, a maior diversidade deste tipo de anfíbios se desenvolve nas áreas tropicais do planeta, associadas a diversos corpos de água doce ou zonas com muita umidade, indispensável para sua reprodução.
Diversas espécies se incluem em áreas muito específicas e, por tanto, sua mobilidade está muito limitada pela presença do mar, as construções humanas ou os desertos.
Existem sapos translúcidos
Existe uma família de rãs denominada Centrolenidae, as quais são conhecidas comumente como rãs-de-cristal. Seu nome foi atribuído porque, mesmo que a maioria apresente uma coloração verde em geral, a área abdominal é translúcida e podem ser observados órgãos internos. Este é um dos dados curiosos sobre sapos muito chamativo, já que suas características os permitem se camuflar muito bem. Por outro lado, quando tais animais se movem ou se sente seguros, seu sangue circula normalmente, por isso se vê facilmente seu interior, mas quando estão em perigo, concentram o sangue no fígado, fazendo com que passem despercebidos.
Existem sapos com cauda
Você já viu um sapo com cauda? Essa é outra das curiosidades sobre sapos que certamente você não sabia! A maioria dos sapos tem fecundação externa, no entanto, os machos de algumas espécies, como por exemplo Ascaphus truei e Ascaphus montanus, possuem uma extensão da cloaca que se usa como órgão copulador e o utilizam para fecundar internamente as fêmeas.
Estas espécies vivem em correntes de águas rápidas e, além da cauda, apresentam outras adaptações como redução de pulmões e endurecimento das pontas dos dedos. Estas rãs são consideradas primitivas.
Alguns sapos têm chifres
Outras das curiosidades sobre sapos que certamente você não conhecida é que existem espécies que possuem umas protuberâncias dérmicas sobre os olhos com aparência de chifres. Várias destas espécies estão agrupadas no gênero Ceratophrys e são próprias de países da América do Sul, principalmente de áreas como o Amazonas. São sapos vorazes, capazes inclusive de comer pequenos mamíferos como os ratos.
Quer conhecer mais animais que habitam nestes locais? Não perca este outro artigo sobre Animais da Amazônia.
Todos os sapos possuem cordas vocais
É comum escutar em diversos locais o canto dos sapos, e isto é possível graças à presença de cordas vocais, através das quais passa o ar e se produz sons. Os machos possuem cordas vocais mais desenvolvidas que as fêmeas e a emissão destas vocalizações ocorre principalmente para atrair parceiros e poder se reproduzir.
Segundo a espécie, os cantos dos sapos variam, sendo muito curioso que animais tão pequenos emitam sons tão fortes que se escutam inclusive à distância.
Têm dentes apenas na mandíbula superior
Outra das curiosidades sobre os sapos é que seus dentes não se encontram em toda sua mandíbula. Os sapos são animais vertebrados que, como muitos deles, também possuem dentes. No entanto, os dentes somente estão presentes na mandíbula superior. Além disso, possuem dentes vomerianos, chamados assim por estarem localizados no osso vômer, localizado no céu da boca.
Outro dado curioso é que estas estruturas dentais dos sapos não são usadas para mastigar, mas sim para segurar presas que possam ser maiores.
Existem sapos muito venenosos
Praticamente todos os sapos podem produzir substâncias tóxicas conhecidas como bufotoxinas, que excretam através da pele e usam para se defender e evitarem ser predadas. No entanto, a toxicidade das substâncias varia de uma espécie para outra, pois algumas somente produzem bufotoxinas um pouco irritantes e de sabor desagradável, enquanto que outras, como a rã-dardo (Phyllobates terribilis), são frequentemente venenosas, inclusive letais para os seres humanos.
Descubra neste outro post os sapos mais venenosos do Brasil.
Existem sapos gigantes e anões
Você já se perguntou qual é o maior sapo do mundo? E qual o menor? Os sapos variam em tamanhos e pesos, no entanto, dentro do grupo podemos encontrar uma espécie em cada extremo do ranking. Por um lado, temos a rã Golias (Conraua goliath), que é considerada a maior do mundo com um comprimento que pode chegar a 32 cm e um peso de 3 kg aproximadamente.
No outro extremo temos a espécie Paedophryne amauens, nativa de Papua Nova Guiné, que mede aproximadamente 7 mm, o que não somente faz dela o menor sapo do mundo, mas também o menor vertebrado que existe.
Nestes artigos você encontrará os maiores e menores animais do planeta:
Estão em pergio de extinção
Os sapos não escaparam da dramática situação que atravessa a biodiversidade animal em nível global. A alteração do habitat, a mudança climática, o aumento da incidência dos raios ultravioleta são somente algumas das causas que colocam em risco diversas espécies de sapos e rãs.
Aqui listamos alguns sapos ameaçados de extinção:
- Rã-dardo (Phyllobates terribilis).
- Sapo-de-Darwin (Rhinoderma darwinii).
- Sapo-arlequim (Atelopus laetissimus).
- Sapo-carbonera-amarelo (Atelopus carbonerensis).
Outras curiosidades sobre sapos
As curiosidades anteriores são mais surpreendentes, mas o certo é que estamos diante de um grupo de animais realmente incríveis. Por isso, outras das características que te serão curiosas são também as seguintes:
- Possuem ossos.
- São carnívoros.
- São ectotérmicos.
- Possuem boa visão.
- São controladores biológicos.
- Possuem diversos modos reprodutivos.
- Não possuem orelhas, mas sim sentido auditivo.
- Possuem um sistema nervoso bem desenvolvido.
- Formam parte indispensável das redes tróficas.
- Algumas espécies são resistentes ao congelamento.
Após ter conhecido diversas curiosidades sobre sapos e se esses animais te encantam e você deseja seguir descobrindo mais informações sobre eles, não perca esse artigo no qual explicamos O que sapo come?
Além disso, confira o vídeo a seguir:
Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre sapos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 30 de março de 2023.
- ITIS (2023). Anura. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=173423#null>. Acesso em 30 de março de 2023.
- IUCN (2022). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 30 de março de 2023.