PARTILHAR

O que é metamorfose: explicação e exemplos

 
Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. 5 julho 2019
O que é metamorfose: explicação e exemplos

Todos os animais, desde que nascem, sofrem mudanças morfológicas, anatômicas e bioquímicas para chegar ao estado adulto. Em muitos deles, essas mudanças estão restritas ao aumento de tamanho do corpo e certos parâmetros hormonais que regulam o crescimento. No entanto, muitos outros animais passam por mudanças tão significativas que o indivíduo adulto nem sequer se parece com o juvenil, falamos sobre a metamorfose dos animais.

Se você está interessado em saber o que é metamorfose, nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar o conceito e daremos alguns exemplos.

Metamorfose dos insetos

Insetos são o grupo metamórfico por excelência, e também o mais comum para explicar a metamorfose dos animais. Eles são animais ovíparos, que nascem de ovos. O crescimento deles requer o desprendimento da pele ou tegumento, uma vez que ela impede que o inseto cresça em tamanho como os outros animais. Os Insetos pertencem ao filo hexapoda, porque eles têm três pares de pernas.

Dentro deste grupo também há animais que não realizam metamorfose, como os dipluros, considerados ametábolos. São insetos principalmente ápteros (que não possuem asas) e o desenvolvimento pós-embrionário são notadas poucas mudanças, já que geralmente só se observa:

  1. Desenvolvimento progressivo dos órgãos genitais;
  2. Aumento da biomassa ou peso do animal;
  3. Pequenas variações nas proporções relativas de suas partes. Por isso, as formas juvenis são muito semelhantes ao adulto, que pode mudar várias vezes.

Nos insetos pterigotos (que possuem asas) existem vários tipos de metamorfoses, e depende das mudanças que ocorrem se o resultado da metamorfose dá um indivíduo mais ou menos diferente do original:

  • Metamorfose hemimetábola: do ovo nasce uma ninfa que tem esboços de asas. O desenvolvimento é semelhante ao adulto, embora às vezes não seja (por exemplo, no caso das libélulas). São insetos sem um estado de pupa, isto é, uma ninfa nasce do óvulo, que, através de muda consecutiva, passa diretamente para a idade adulta. Alguns exemplos são os Ephemeroptera, libélulas, percevejos, gafanhotos, cupins, etc.
  • Metamorfose holometábola: do ovo, nasce uma larva muito diferente do animal adulto. A larva, quando atinge certo ponto, torna-se uma pupa ou crisálida que, ao eclodir, originará o indivíduo adulto. Esta é a metamorfose que a maioria dos insetos sofre, como borboletas, baratas, formigas, abelhas, vespas, grilos, besouros, etc.
  • Metamorfose hipermetábola: insetos com metamorfose hipermetabólica têm um desenvolvimento larval muito longo. As larvas são diferentes umas das outras conforme mudam, porque vivem em diferentes habitats. As ninfas não desenvolvem asas até atingirem a idade adulta. Ocorre em alguns coleópteros, como os tenébrios e consiste em uma complicação especial de desenvolvimento larval.

A razão biológica da metamorfose dos insetos, além do fato de ter que mudar a pele, é separar a nova prole dos pais para evitar a competição pelos mesmos recursos. Tipicamente, as larvas vivem em locais diferentes dos adultos, como o ambiente aquático, e também se alimentam de forma diferente. Quando são larvas, são animais herbívoros, e quando se tornam adultos, são predadores, ou vice-versa.

O que é metamorfose: explicação e exemplos - Metamorfose dos insetos

Metamorfose dos anfíbios

Os anfíbios também passam por metamorfoses, em alguns casos mais sutis do que outros. O propósito principal da metamorfose dos anfíbios é eliminar as brânquias e dar lugar aos pulmões, com algumas exceções, como é o caso do axolote mexicano (Ambystoma mexicanum), que no estado adulto continua apresentando brânquias, algo que é considerado uma neotenia evolutiva (conservação de estruturas juvenis no estado adulto).

Os anfíbios também são animais ovíparos. Do ovo sai uma pequena larva que pode ser muito parecida com o adulto, como no caso das salamandras e tritões, ou muito diferente, como nas rãs ou nos sapos. A metamorfose do sapo é um exemplo muito comum para explicar a metamorfose dos anfíbios.

As salamandras, ao nascer, já têm pernas e cauda, como seus progenitores, mas também têm brânquias. Após a metamorfose, que pode demorar vários meses dependendo da espécie, as brânquias desaparecem e os pulmões se desenvolvem.

Em animais anuros (anfíbios sem cauda) como rãs e sapos, a metamorfose é muito mais complexa. Quando os ovos eclodem, nascem as pequenas larvas com brânquias e cauda, sem pernas e com a boca apenas parcialmente desenvolvida. Depois de um tempo, uma camada de pele começa a crescer nas brânquias e pequenos dentes aparecem na boca.

Depois, as pernas traseiras se desenvolvem e, dará lugar aos membros dianteiros, surgem dois caroços que acabarão se desenvolvendo como membros. Neste estado, o girino ainda terá uma cauda, mas será capaz de respirar ar. A cauda diminuirá lentamente até desaparecer completamente, dando origem ao sapo adulto.

O que é metamorfose: explicação e exemplos - Metamorfose dos anfíbios

Tipos de metamorfose: outros animais

Não são apenas os anfíbios e insetos que passam pelo complexo processo da metamorfose. Muitos outros animais pertencentes a diversos grupos taxonômicos também sofrem metamorfose, por exemplo:

  • Cnidários ou medusas;
  • Crustáceos, como lagostas, caranguejos ou camarões;
  • Urocordados, especificamente as ascídias, depois da metamorfose e estabelecimento como um indivíduo adulto, se tornam animais sésseis ou imóveis e perdem seu cérebro;
  • Equinodermos, como estrelas do mar, ouriços do mar ou pepinos do mar.
O que é metamorfose: explicação e exemplos - Tipos de metamorfose: outros animais

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é metamorfose: explicação e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Gilbert, S. F. (2005). Biología del desarrollo. Ed. Médica Panamericana.

Vídeos relacionados com O que é metamorfose: explicação e exemplos

1 de 3
Vídeos relacionados com O que é metamorfose: explicação e exemplos

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é metamorfose: explicação e exemplos
1 de 4
O que é metamorfose: explicação e exemplos

Voltar ao topo da página ↑