Partilhar

Tipos de sapo: nomes e características

 
Por Giselly Lillmans. 25 outubro 2019
Tipos de sapo: nomes e características

Os sapos são anfíbios da ordem Anura, a mesma à qual pertencem as rãs e da família Bufonidae, que inclui 46 gêneros. Eles são encontrados em quase todo o planeta e é fácil distingui-los devido aos seus corpos secos e ásperos, além da maneira característica como se locomovem, por saltos.

Existem centenas de tipos de sapo, alguns com venenos potentes e outros totalmente inofensivos. Quantos deles você conhece e é capaz de identificar? Descubra curiosidades sobre os sapos e várias espécies neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Tipos de leões: nomes e características

15 tipos de sapos e suas características

Esses são os nomes tipos de sapos que vamos caracterizar, continue lendo e descubra mais sobre cada um deles.

  1. Sapo-comum (Bufo bufo);
  2. Sapo-árabe (Sclerophrys arabica);
  3. Sapo-verde-de-Baloch (Bufotes zugmayeri);
  4. Sapo-verde-de-Baloch (Bufotes zugmayeri);
  5. Sapo-malhado-caucasiano (Pelodytes caucasicus);
  6. Sapo-cururu (Rhinella marina);
  7. Sapo-da-água (Bufo stejnegeri);
  8. Sapo-da-água (Bufo stejnegeri);
  9. Sapo-do-rio-colorado (Incilius alvarius);
  10. Sapo-americano (Anaxyrus americanusse);
  11. Sapo-comum-asiático (Duttaphrynus melanostictus);
  12. Sapo-corredor (Epidalea calamita);
  13. Sapo-verde-europeu (Bufotes viridis);
  14. Sapo-de-unha-negra (Pelobates cultripe);
  15. Sapo-de-unha-negra (Pelobates cultripes);

Sapo-comum (Bufo bufo)

O Bufo bufo ou sapo-comum está distribuído por grande parte Europa, além de alguns países asiáticos, como a Síria. Prefere viver em áreas arborizadas e prados, perto de fontes de água. Contudo, também é possível encontrá-lo em áreas urbanas, onde vive em parques e jardins.

A espécie mede entre 8 e 13 centímetros e tem um corpo cheio de aspereza e verrugas. É marrom escuro, semelhante à cor da terra ou da lama, com olhos amarelados.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-comum (Bufo bufo)

Sapo-árabe (Sclerophrys arabica)

O sapo-árabe pode ser encontrado pela Arábia Saudita, Iêmen, Omã e Emirados Árabes. Habita qualquer área em que consiga encontrar as fontes de água necessárias para sua reprodução.

Apresenta um corpo esverdeado com poucas rugas. Sua pele possui muitas manchas circulares pretas, além de uma linha discreta que vai da cabeça à cauda, semelhante ao sapo corredor.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-árabe (Sclerophrys arabica)

Sapo-verde-de-Baloch (Bufotes zugmayeri)

O sapo-verde-de-Baloch é endêmico do Paquistão, onde foi registrado em Pishin. Ele vive em áreas de pradaria e é encontrado em áreas agrícolas. Isso é o que se sabe sobre seus hábitos e sua forma de vida.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-verde-de-Baloch (Bufotes zugmayeri)
Imagem: Reprodução/Richard Bartz - Own work

Sapo-malhado-caucasiano (Pelodytes caucasicus)

O sapo-malhado-caucasiano é outro dos tipos de sapos dessa lista. Pode ser encontrado na Armênia, Rússia, Turquia e Geórgia, onde vive em florestas. Prefere áreas com vegetação abundante, perto de fontes de água.

É caracterizado por ter um corpo marrom escuro com várias verrugas marrons ou pretas. Seus olhos são grandes e amarelados.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-malhado-caucasiano (Pelodytes caucasicus)
Imagem: Reprodução/researchgate.net

Sapo-de-barriga-de-fogo-oriental (Bombina orientalis)

O Bombina orientalis se distribui pela Rússia, Coreia e China, onde vive em florestas de coníferas, pradaria e outras áreas próximas a fontes de água. Além disso, é possível encontrá-lo também em áreas urbanas.

O sapo-de-barriga-de-fogo oriental mede apenas 5 centímetros. É possível identificá-lo pelas cores, pois possui um tom verde na parte superior do corpo, enquanto sua barriga é vermelha, laranja ou amarelada. Tanto na parte superior quanto na inferior, o corpo é coberto de manchas pretas.

Este tipo de sapo é mais venenoso que os anteriores e, quando se sente ameaçado, mostra isso aos seus predadores através da intensa cor vermelha de sua barriga.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-de-barriga-de-fogo-oriental (Bombina orientalis)

Sapo-cururu (Rhinella marina)

O sapo-cururu é uma espécie encontrada em vários países da América do Norte, América do Sul e Caribe. Ele vive em áreas úmidas de savanas, florestas e campos, embora também possa ser encontrado em jardins.

Esta variedade é altamente venenosa para outras espécies, por isso é um dos tipos de sapos venenosos mais perigosos. Tanto os sapos adultos quanto os girinos e ovos são capazes de matar seus predadores quando ingeridos. Por esse motivo, é considerada uma espécie invasora e perigosa, pois pode esgotar rapidamente a população de animais nos locais onde habita. Esta espécie de sapo é perigosa também para animais de estimação.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-cururu (Rhinella marina)

Sapo-da-água (Bufo stejnegeri)

O Bufo stejnegeri ou sapo-da-água é uma espécie rara oriundo da China e Coreia. Prefere viver em áreas de florestas próximas de fontes de água, onde nidifica.

Este sapo secreta uma substância venenosa que pode ser tóxica para animais de estimação e outros predadores superiores.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-da-água (Bufo stejnegeri)
Imagem: Reprodução/Kim, Hyun-tae

Sapo-do-rio-colorado (Incilius alvarius)

O Incilius alvarius é endêmico de Sonora (México) e algumas áreas dos Estados Unidos. É um sapo grande com uma aparência rechonchuda. Sua cor varia entre o marrom lama e sépia nas costas, é mais clara no abdômen. Ele também tem algumas manchas amarelas e verdes perto dos olhos.

Esta espécie possui componentes tóxicos ativos em sua pele, que produzem efeitos alucinógenos. Devido a essas propriedades, a espécie é usada em sessões espirituais.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-do-rio-colorado (Incilius alvarius)

Sapo-americano (Anaxyrus americanusse)

O Anaxyrus americanusse distribui-se pelos Estados Unidos e Canadá, onde vive em áreas de florestas, pradaria e matagais. A espécie mede entre 5 e 7 centímetros e é caracterizada por um corpo sépia cheio de verrugas negras.

Esta espécie é tóxica para os animais que a atacam, por isso os animais de estimação, como cachorros e gatos, correm riscos se engolirem ou morderem este sapo. Descubra o que fazer se seu cachorro morder um sapo neste artigo.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-americano (Anaxyrus americanusse)

Sapo-comum-asiático (Duttaphrynus melanostictus)

O sapo-comum asiático se distribui por vários países da Ásia. Vive em áreas naturais e urbanas a poucos metros do nível do mar e é por isso que é possível encontrá-lo perto de praias e margens de rios.

A espécie pode medir até 20 centímetros e possui corpo sépia e bege com várias verrugas escuras. Também pode ser distinguido pelas áreas vermelhas ao redor dos olhos. As substâncias tóxicas da espécie são perigosas para cobras e outros predadores.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-comum-asiático (Duttaphrynus melanostictus)

Sapo-corredor (Epidalea calamita)

Outro dos tipos de sapo dessa lista é o sapo-corredor, uma espécie que está distribuída pela Espanha, Reino Unido, Austrália, Portugal, Rússia e Ucrânia, entre outros países europeus. Habita áreas semi-desérticas, como florestas e pradaria, perto de fontes de água doce.

Sua pele é marrom com diferentes manchas e verrugas. É fácil diferenciá-lo de outras espécies, pois possui uma faixa amarela que vai da cabeça à cauda.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-corredor (Epidalea calamita)

Sapo-verde-europeu (Bufotes viridis)

O sapo-verde-europeu é uma espécie introduzida na Espanha e nas Ilhas Baleares, mas pode ser encontrado em grande parte da Europa e em algumas áreas da Ásia. Habita florestas, pradaria e áreas próximas a matagais, além de áreas urbanas.

Alcança até 15 centímetros e seu corpo apresenta uma cor específica: pele acinzentada ou sépia clara, com muitas manchas verdes brilhantes. Esta espécie é mais uma entre os tipos de sapos venenosos.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-verde-europeu (Bufotes viridis)

Sapo-de-unha-negra (Pelobates cultripes)

O Pelobates cultripes se distribui pela Espanha e França, onde vive em áreas a 1770 metros de altura. Pode ser encontrado em dunas, florestas, áreas urbanas e áreas agrícolas.

O sapo-de-unha-negra é caracterizado por sua pele sépia com manchas mais escuras. Seus olhos, por outro lado, são amarelados.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-de-unha-negra (Pelobates cultripes)

Sapo-parteiro-comum (Alytes maurus ou Alytes obstetricans)

O último da nossa lista com os tipos de sapo é o Alytes maurus ou Alytes obstetricans, pode ser encontrado na Espanha e em Marrocos. Vive em áreas arborizadas e rochas com altos níveis de umidade. Além disso, pode nidificar em rochas se elas estiverem cercadas por água.

Mede até 5 centímetros e tem uma pele cheia de verrugas. Sua coloração é sépia com pequenas manchas coloridas. O macho da espécie carrega as larvas nas costas durante o desenvolvimento.

Tipos de sapo: nomes e características - Sapo-parteiro-comum (Alytes maurus ou Alytes obstetricans)
Imagem: Reprodução/lepopulaire.fr

Todos os tipos de sapos são venenosos?

Todos os tipos de sapos têm toxinas na pele para se protegerem dos predadores. No entanto, nem todas as espécies são igualmente letais, o que significa que existem alguns sapos mais venenosos do que os outros. As toxinas de alguns sapos são simplesmente psicoativas, produzindo alucinações e outros sintomas semelhantes, mas não a morte, enquanto o veneno de algumas espécies pode ser letal.

Em geral, a maioria dos tipos de sapos não são perigosos para os seres humanos, mas alguns podem ser perigosos para outras espécies de animais, como cachorros e gatos.

Conheça também os tipos de sapos mais venosos do Brasil nesse artigo do PeritoAnimal.

Curiosidades sobre os sapos

Os sapos, também chamados de bufonídeos (Bufonidae), são anfíbios da ordem dos anuros. Eles habitam áreas úmidas e com vegetação em todo o mundo, exceto nas áreas do Ártico, onde o clima frio não lhes permite sobreviver.

Entre as curiosidades dos sapos, é possível mencionar a falta de dentes, apesar de serem animais carnívoros. Mas como eles se alimentam sem dentes? Uma vez que a presa está na boca, o sapo pressiona a cabeça para fazer a vítima passar por sua garganta sem mastigá-la, e assim a engole ainda viva.

Diferentemente das rãs, os sapos têm uma pele seca e áspera. Além disso, eles têm verrugas e algumas espécies também têm chifres. Tanto os machos quanto as fêmeas emitem vocalizações durante a época de acasalamento.

Existem classes de sapos com hábitos diurnos e noturnos. Eles também podem ter costumes arborícolas ou terrestres, embora todos precisem viver perto de fontes de água para se reproduzir.

Quanto tempo leva para um girino virar sapo?

Outra curiosidade sobre os sapos é o seu ciclo de vida. Assim como as rãs, as espécies passam por uma transformação que inclui várias fases:

  • Ovo;
  • Larva;
  • Girino;
  • Sapo.

Agora, durante essa metamorfose, quanto tempo leva para um girino se tornar um sapo? Em média, essa metamorfose leva de 2 a 4 meses.

Tipos de girinos

Existem também diferentes tipos de girinos, de acordo com a família à que pertencem:

  • Tipo I: inclui a família Pipidae, isto é, as rãs sem língua. O girino não possui dentículos (dentes pequenos ou em desenvolvimento) e apresenta dois espiráculos (orifícios respiratórios);
  • Tipo II: pertencem à família Microhylidae, que inclui várias ordens de rãs. Nesse caso, a morfologia bucal é mais complexa que no tipo I;
  • Tipo III: inclui a família Archaeobatrachia, com 28 espécies de rãs e sapos. Apresentam bico córneo e bocas complexas;
  • Tipo IV: inclui a família Hylidae (rãs arborícolas) e a Bufonidae (a maioria dos sapos). As bocas apresentam dentículos e bico córneo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de sapo: nomes e características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Epidalea calamita (errata version published in 2016). The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T54598A86640094.
  • Pelobates cultripes (errata version published in 2016). The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T58052A86242868.
  • Sclerophrys arabica. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T54574A107328723.
  • Bufo. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T54596A11159939.
  • Bombina orientalis. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T54449A11146991.
  • Caratozzolo, S. (2016). Las ranas y los sapos. USA: DVE.

Vídeos de Tipos de sapo: nomes e características

1 de 3
Vídeos de Tipos de sapo: nomes e características

Escrever comentário sobre Tipos de sapo: nomes e características

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de sapo: nomes e características
Imagem: Reprodução/Richard Bartz - Own work
Imagem: Reprodução/researchgate.net
Imagem: Reprodução/Kim, Hyun-tae
Imagem: Reprodução/lepopulaire.fr
1 de 15
Tipos de sapo: nomes e características

Voltar ao topo da página