Alecrim é bom para cachorro?
Ver fichas de Cachorros
O alecrim, Rosmanirus Officinalis, é uma planta aromática endêmica do Mediterrâneo muito popular pelos seus usos culinários, medicinais e terapêuticos. Talvez por esse motio muitas pessoas pensem em incluí-lo também na alimentação dos seus cães, questionando antes se o alecrim é ou não tóxico para os Pets.
Na verdade, o alecrim é bom para cachorro, tendo efeitos muitos positivos no organismo dele. Nesse artigo do PeritoAnimal, abordaremos os benefícios do alecrim natural, assim como o uso do álcool de alecrim na pele. Continue lendo!
Benefícios e propriedades do alecrim para cachorro
O alecrim pode ser usado na preparação de receitas caseiras para cachorros pois, além de ser bom e aceite com facilidade, contém vitamina C e óleos essenciais como o eucaliptol, o borneol e o alcanfor, entre outros. Também contém ácido rosmarínico que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. É um ingrediente imprescindível para quem faz dietas para cachorros diariamente.
Todas estas propriedades que o alecrim contém beneficiam diretamente o organismo do cachorro, melhorando o seu sistema digestivo, regenerando o fígado, favorecendo a expulsão de gases e urina, assim como acalmando os cachorros que sofrem de espasmos ou convulsões.
Usos do álcool de alecrim para cachorros
O álcool de alecrim é uma mistura excepcional para uso externo que pode beneficiar o seu cachorro de várias formas. É um excelente remédio caseiro para a artrose, assim como para cachorros que sofrem de contraturas ou reumatismo.
Podemos aplicá-lo com massagens suaves, diretamente sobre a derme do cachorro, especialmente em zonas com pouco pelo, como as patas, muito afetadas quando sofrem de doenças degenerativas. Contudo, a sua aplicação pode ser mais eficaz e fácil em cachorros de pelo curto ou muito curto.
Usos da água de alecrim para cachorros
Também destacamos o uso da água de alecrim como um dos remédios caseiros contra as pulgas mais populares, embora também possa ajudar a controlar a presença de piolhos ou ácaros da sarna, sempre que não se trate de uma infestação severa.
O alecrim possui alcanfor, uma substância química analgésica e ligeiramente antisséptica que ajuda a desinfetar as picadas e as pequenas feridas provocadas pelo ato de coçar, assim como aliviar transtornos que o cachorro possa sentir. Também destacamos que a água de alecrim possui propriedades antimicrobianas que ajudam a controlar o crescimento de fungos, bactérias e parasitas em geral.
Não esqueça que, se a presença de parasitas no cachorro é geral, deve utilizar produtos antiparasitários potentes e mais eficazes para eliminar a maior parte da infestação. Do mesmo jeito, na presença de feridas graves, deve consultar um veterinário para que o tratamento não provoque dor e mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Alecrim é bom para cachorro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas caseiras.