Dietas caseiras

Alecrim é bom para cachorro?

Alecrim é bom para cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O alecrim, Rosmanirus Officinalis, é uma planta aromática endêmica do Mediterrâneo muito popular pelos seus usos culinários, medicinais e terapêuticos. Talvez por esse motio muitas pessoas pensem em incluí-lo também na alimentação dos seus cães, questionando antes se o alecrim é ou não tóxico para os Pets.

Na verdade, o alecrim é bom para cachorro, tendo efeitos muitos positivos no organismo dele. Nesse artigo do PeritoAnimal, abordaremos os benefícios do alecrim natural, assim como o uso do álcool de alecrim na pele. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Sopa de frango é bom para cachorros?

Índice

  1. Benefícios e propriedades do alecrim para cachorro
  2. Usos do álcool de alecrim para cachorros
  3. Usos da água de alecrim para cachorros

Benefícios e propriedades do alecrim para cachorro

O alecrim pode ser usado na preparação de receitas caseiras para cachorros pois, além de ser bom e aceite com facilidade, contém vitamina C e óleos essenciais como o eucaliptol, o borneol e o alcanfor, entre outros. Também contém ácido rosmarínico que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. É um ingrediente imprescindível para quem faz dietas para cachorros diariamente.

Todas estas propriedades que o alecrim contém beneficiam diretamente o organismo do cachorro, melhorando o seu sistema digestivo, regenerando o fígado, favorecendo a expulsão de gases e urina, assim como acalmando os cachorros que sofrem de espasmos ou convulsões.

Alecrim é bom para cachorro? - Benefícios e propriedades do alecrim para cachorro

Usos do álcool de alecrim para cachorros

O álcool de alecrim é uma mistura excepcional para uso externo que pode beneficiar o seu cachorro de várias formas. É um excelente remédio caseiro para a artrose, assim como para cachorros que sofrem de contraturas ou reumatismo.

Podemos aplicá-lo com massagens suaves, diretamente sobre a derme do cachorro, especialmente em zonas com pouco pelo, como as patas, muito afetadas quando sofrem de doenças degenerativas. Contudo, a sua aplicação pode ser mais eficaz e fácil em cachorros de pelo curto ou muito curto.

Usos da água de alecrim para cachorros

Também destacamos o uso da água de alecrim como um dos remédios caseiros contra as pulgas mais populares, embora também possa ajudar a controlar a presença de piolhos ou ácaros da sarna, sempre que não se trate de uma infestação severa.

O alecrim possui alcanfor, uma substância química analgésica e ligeiramente antisséptica que ajuda a desinfetar as picadas e as pequenas feridas provocadas pelo ato de coçar, assim como aliviar transtornos que o cachorro possa sentir. Também destacamos que a água de alecrim possui propriedades antimicrobianas que ajudam a controlar o crescimento de fungos, bactérias e parasitas em geral.

Não esqueça que, se a presença de parasitas no cachorro é geral, deve utilizar produtos antiparasitários potentes e mais eficazes para eliminar a maior parte da infestação. Do mesmo jeito, na presença de feridas graves, deve consultar um veterinário para que o tratamento não provoque dor e mal-estar.

Alecrim é bom para cachorro? - Usos da água de alecrim para cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alecrim é bom para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Solange
Bom Dia,
Meu cachorrinho tem uma Pancreatite crônica e infecção no Duodeno, posso oferecer Chá de alecrim para ele??
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Solange. Neste outro artigo a veterinária Carla Moreira explica como alimentar um cão com pancreatite: https://www.peritoanimal.com.br/como-alimentar-um-cao-com-pancreatite-24167.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
Rosana
Desinfetar pisos com chá de alecrim e um pouco de álcool pode fazer mal a cachorros? Tenho um yorkshire, que tem bronquite!
Andréa Santos
Gostei muito dos artigos de alecrim e ômega mas seria muito bom se fosse mencionado a quantidade para cada peso pois tenho um York Shire q tem problemas com a pele (Falta de ômega) mas fico c medo da quantidade q posso aplicar nas refeições. Mesmo assim obrigada .. fiquei muito contente com o artigo do alecrim. Vou testar.
A sua avaliação:
Roberto Dias
Gostaria de saber se o alecrim pode ser fresco ou seco e se posso dar todos os dias nas refeições
mariahelena
Pode o animal tomar também o alecrim?
1 de 3
Alecrim é bom para cachorro?