menu
Partilhar

Como refrescar o cachorro

 
Por Maria Besteiros. 31 julho 2021
Como refrescar o cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Com a chegada das altas temperaturas, os cães podem sofrer com o calor, assim como nós. E este fato não deve ser ignorado. Um cachorro com excesso de calor corre o risco de sofrer insolação, hipertermia e golpe de calor, problemas que surgem quando sua temperatura corporal aumenta a ponto de causar danos irreversíveis a seu organismo.

Para evitar sustos, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar como refrescar o cachorro quando ele já está passando mal com o calor ou como medida preventiva. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como refrescar o gato no calor

A importância da hidratação

Quando falamos em maneiras de como refrescar o cachorro, a primeira coisa que nos vem à mente é água. Mas não apenas para molhá-lo ou brincar com ela: a água é essencial para uma hidratação adequada. Todos os cães devem ter água limpa e fresca à sua disposição 24 horas por dia.

Em épocas de calor, além de trocar a água do bebedouro tantas vezes quanto necessário, devemos nos certificar de que eles nunca fiquem sem água, por exemplo, se sairmos e a tigela de água puder virar. Por outro lado, se vamos levá-lo para uma longa caminhada, é aconselhável levar água ou um bebedouro portátil para oferecer a ele de vez em quando. Lembre-se de que se ele estiver muito quente, não é bom para ele beber muito de uma só vez.

A água também pode ser congelada para fazer cubos de gelo. Você pode dá-los diretamente ao seu cão, o que vai fazer com que ele ingira mais água, vai refrescá-lo e mantê-lo entretido, ou colocá-los em seu bebedouro, o que manterá a água mais fria por um tempo maior.

Se você notar que o cachorro bebe pouco ou tem uma doença diagnosticada que compromete sua hidratação, além da água, você pode encorajá-lo a ingerir mais água dando-lhe caldos de carne, peixe ou vegetais, desde que sejam preparados sem sal ou gordura. Os caldos também podem ser dados na forma de cubos.

Além disso, se o cão for alimentado com ração, pode ser necessário aumentar sua hidratação utilizando ração úmida. Tenha em mente que eles podem comer menos por causa do calor. Uma boa ideia é é oferecer alimentos nas horas mais frescas do dia, como cedo pela manhã ou à noite.

Como refrescar o cachorro - A importância da hidratação

Os benefícios da água para os cachorros

Além de servir para a hidratação, a água é uma ótima opção de como refrescar o cachorro. Por exemplo, podemos molhar seu pelo passando uma uma toalha ou pano mergulhado em água fria. Em geral, qualquer cachorro aceitará esta ação. Por outro lado, o contato direto com a água em uma banheira, piscina ou no mar não é aceito por todos os cachorros. Você deve respeitar seu cachorro e nunca forçá-lo a fazer o que não gosta.

Se, por outro lado, nosso companheiro de quatro patas adora água, as possibilidades são infinitas. Podemos levá-lo a lugares com água, como a praia, trilhas leves com rios e cachoeiras, sempre evitando caminhadas ou atividades físicas intensas durante as horas mais quentes do dia. Além disso, se você tiver uma varanda, pátio ou quintal, ele vai adorar ter sua própria piscina para cachorro, e ela não precisa ser grande.

Uma simples bacia será suficiente para ele colocar as patas, beber e até mesmo sentar-se ou deitar-se. Mude a água diariamente para evitar a proliferação de insetos. Mangueiras e jatos d'água também são excelentes opções para refrescar os cachorros que não têm medo da água.

Como refrescar o cachorro - Os benefícios da água para os cachorros

Sorvete para cachorros

Uma ótima opção de como refrescar o cachorro é oferecendo a ele nada mais, nada menos, que um sorvete! Os sorvetes são um sucesso na estação quente quente do ano, tanto para pessoas quanto para cães, mas se prepare para limpar o chão depois! Se não quisermos complicar as coisas, podemos simplesmente oferecer-lhes cubos de gelo que mencionamos, ou um simples iogurte natural, sem açúcar, previamente congelado.

Mas também podemos preparar receitas simples em casa. Aqueles que preparamos para as pessoas não funcionarão, mas teremos que procurar por outros específicos para cachorros. Neste artigo você tem 4 receitas de sorvete para cachorro fáceis de fazer à base de frutas e legumes, tais como melão ou cenoura. Nunca dê sorvete de humanos para o seu cachorro.

Como refrescar o cachorro - Sorvete para cachorros

Como proteger o cachorro do calor

Para saber como refrescar o cachorro, é importante levar em consideração como os cachorros suam. Para regular sua temperatura corporal, eles não suam por todo o corpo como nós, mas basicamente usam sua respiração. Desta forma, eles trocam o ar quente dentro deles com o ar mais fresco do ambiente. Mas quando o calor é considerável, esta troca se torna menos eficaz. Portanto, para manter uma boa temperatura corporal de um cachorro, é importante oferecer-lhe sempre um lugar protegido e na sombra.

Se ele vive dentro de casa, a mesma temperatura que é boa para nós, e que conseguimos baixando persianas, abrindo janelas, arejando ou por meio ventiladores ou ar condicionado, também será válida para o cachorro. Entretanto, se estiver do lado de fora, é essencial garantir que ele tenha um lugar com sombra durante todo o dia, como um quintal com telhado ou mesmo uma garagem.

Os cachorros que ficam em um terreno com vegetação e terra costumam fazer um buraco debaixo de uma sombra para eles mesmos, onde podem entrar e se manter frescos. Verifique também com um veterinário sobre a conveniência do uso de protetor solar para cachorro.

Cama refrescante para combater o calor

Nas épocas mais quentes do ano, certamente você vai encontrar seu cachorro dormindo estirado, diretamente no chão mais frio da casa, como o banheiro ou a cozinha. É por isso que é uma boa opção recorrer às camas ou tapetes anti-térmicas ou de refrigeramento. Eles podem ser colocados no chão ou em cima da cama habitual, e contam com a particularidade de manterem sua superfície fria.

Como refrescar o cachorro - Como proteger o cachorro do calor

Cuidado com a tosa

Embora à primeira vista possa parecer que um cão completamente raspado sentirá menos calor, há algumas coisas a serem levadas em conta. Em particular, nunca é recomendável raspar todo o pelo, pois ele oferece ao cachorro proteção contra ferimentos, queimaduras solares, frio ou calor. É por isso que a raspagem de pelo está limitada a áreas específicas onde a cirurgia veterinária deve ser realizada ou onde há uma ferida a ser curada.

Com relação à tosa, ela não é adequada para todas as raças. A capa interna de pelagem que alguns cães têm cria uma câmara de ar que os ajuda a combater o calor. Portanto, se o cortarmos, estaremos retirando-lhe sua proteção. A escovação frequente é a melhor opção para eles. Desta forma, removemos os pelos mortos, evitamos nós e, em resumo, mantemos o pelo que está em boas condições para que possa cumprir eficientemente sua função protetora. Em qualquer caso, se tivermos alguma dúvida sobre se é ou não apropriado tosar o cachorro, é melhor consultar um profissional da pet shop.

Finalmente, apesar de nossos esforços em descobrir as melhores maneiras de como refrescar o cachorro, tais tentativas podem não ser suficientes, especialmente se nosso companheiro peludo é mais velho ou ainda um filhote, está doente, tem um problema de coração, está acima do peso ou pertence a uma das raças de cães braquicefálicos.

Agora que você já viu como ajudar um cachorro com calor refrescando-o, no vídeo a seguir deixamos seis cuidados fundamentais com um cachorro no verão:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como refrescar o cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia

Carlson y Giffin (2002): Manual práctico de veterinaria canina. Madrid: Editorial el Drac.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como refrescar o cachorro
1 de 5
Como refrescar o cachorro

Voltar ao topo da página