menu
Partilhar

Cachorro se escondendo nos cantos - Causas

 
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 15 outubro 2021
Cachorro se escondendo nos cantos - Causas

Ver fichas de  Cachorros

É comum que os tutores associem o fato de que o cachorro está agindo de forma estranha com uma doença. Mas a verdade é que existem outras causas que explicam alguns comportamentos caninos, além de uma patologia. Por esta razão, neste artigo do PeritoAnimal, revisamos as mais comuns.

O que pode ser quando o cachorro fica se escondendo? É importante que, se estamos diante de um cachorro se escondendo nos cantos, e isso não é normal nele, identifiquemos a origem do problema, pois é possível intervir quer se trate de uma causa física ou psicológica. Continue lendo para descobrir porque seu amigo peludo passou a agir de forma estranha ultimamente.

Cachorro se escondendo nos cantos quando está doente - Por que faz isso?

Os cachorros doentes tendem a se esconder simplesmente porque procuram um lugar calmo e isolado para ficar. Entretanto, é importante esclarecer que quando estamos diantes de um cachorro se escondendo nos cantos e agindo de forma estranha, isso pode ocorrer devido a diferentes causas, não apenas por uma doença. Observar o cão de perto para identificar outros sintomas ou o estímulo desencadeador de tal comportamento é muito útil para descobrir a origem do problema. Se houver suspeita de doença, é sempre indicada uma visita ao veterinário.

Os motivos mais frequentes que podem deixar um cachorro se escondendo de forma estranha são as seguintes, que desenvolveremos nas diferentes seções:

  • Doença.
  • Síndrome da disfunção cognitiva (SDC).
  • Medo.
  • Arrependimento.
  • Desgosto ou desconforto.

Meu cachorro está com um comportamento estranho

Quando um cachorro não está bem porque está amuado possivelmente porque está sofrendo de uma doença, é normal que sua atividade diária seja afetada. Entre um grande número de sintomas possíveis, dependendo dos órgãos ou sistemas afetados, é provável que o cachorro fique apático, estático e prefira não se mover de certos lugares. Às vezes, o cachorro fica se escondendo nos cantos porque, já tendo sido diagnosticado, temos que aplicar a medicação e ele quer fugir dessa situação. Os cães são muito observadores e descobrem rapidamente nossas intenções. Assim, eles sabem que está se aproximando do momento de tomar o xarope, a pílula ou de trocarmos um curativo e, por isso, ele se esconde na tentativa de evitar essa situação.

Outras vezes temos um cachorro se escondendo nos cantos por medo. É fácil reconhecer esta situação porque outros sinais, como tremores ou hipersalivação, são comuns. Tais casos podem ser tratados por especialistas em comportamento canino ou etólogos.

Cachorro se escondendo nos cantos - Causas - Meu cachorro está com um comportamento estranho

Meu cachorro se esconde em outros cantos da casa

Se nosso amigo peludo está estranho se escondendo em um outro cômodo da casa, outra possibilidade é que ele esteja desanimado por alguma razão, o que nem sempre é perceptível para nós. É um sinal de mal-estar. Um exemplo disso é o caso da administração de medicamentos discutido na seção anterior.

Outro motivo para que o cachorro se esconda, embora controverso, é que o cão está experimentando algum arrependimento. Esta é a situação típica onde na nossa ausência o cachorro destrói algo e, quando chegamos, ele se esconde, evita olhar para nós, etc. Como humanos, interpretamos isto como um sinal de remorso. O cachorro sabe que fez algo que não deveria e se esconde para evitar a repreensão. A explicação dos especialistas é que o cachorro, como grande observador dos humanos, detecta nossos primeiros sinais de raiva e responde a eles demonstrando um comportamento submisso, que, na realidade, é o produto do medo. Dizemos que esta é uma questão controversa porque há cães que se escondem antes de descobrirmos sua ação. É possível que isto se deva à memória de que a ação similar anterior foi punida.

Se este é o seu caso e está diante de um cachorro se escondendo nos cantos de maneira estranha por medo de sua reação, é essencial enfatizar que punições, gritos e, é claro, violência física não são a solução. Como você pode ver, estas situações só geram um sério estado de medo e estresse no animal, o que pode ter consequo se fechar com todos os seus problemas. Por esta razão, é importante usar reforços positivos para educar o cachorro e visitar um etólogo se você precisar modificar algum comportamento.

Cachorro se escondendo nos cantos - Causas - Meu cachorro se esconde em outros cantos da casa

Cachorro se escondendo nos cantos

Os cães mais idosos podem sofrer do que é conhecido como síndrome da disfunção cognitiva (SDC). Similar ao Alzheimer em humanos, esta condição pode explicar porque ficamos diante de um cachorro se escondendo nos cantos de forma estranha. Isso se deve a uma deterioração das faculdades mentais que afeta diferentes áreas de forma progressiva.

Inclui sintomas como desorientação, procura de cantos para se esconder, dificuldades em encontrar as portas dos quartos, não reconhecer os membros da família, não responder ao seu nome, dormir mais durante o dia e menos à noite, vaguear, diminuição da atividade, andar em círculos, urinar dentro de casa, etc. Se detectarmos algum desses sintomas, devemos ir ao veterinário para descartar qualquer causa física. As disfunções cognitivas podem ser tratadas com medicamentos.

O que fazer se meu cachorro está estranho e se escondendo?

Tendo passado pelas causas mais comuns que explicam porque estamos diante de um cachorro se escondendo nos cantos, é importante enfatizar que devemos visitar um veterinário para examinar o animal e determinar exatamente o que está errado. Embora estas sejam as principais razões, a verdade é que estes sintomas podem aparecer por muitas outras razões. É por isso que uma visita a um especialista é tão importante.

Por outro lado, se a causa for um problema comportamental ou psicológico, teremos que visitar um adestrador de cães ou um etólogo para analisar a situação e estabelecer um plano de ação adequado ao nosso caso. Se um cachorro se esconde e se comporta de maneira estranha, isto não é normal e sempre indica que algo está errado, então devemos dar-lhe a atenção que merece e agir de acordo.

E já que estamos falando sobre comportamento canino, você já parou para pensar sobre o que leva os cachorros a esconderem a comida? Descubra no vídeo a seguir:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro se escondendo nos cantos - Causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
  • Morris, Desmond. (1988). Observe a su perro. Barcelona. Plaza Janés.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro se escondendo nos cantos - Causas
1 de 3
Cachorro se escondendo nos cantos - Causas

Voltar ao topo da página