Partilhar

Cachorro pode comer açafrão?

Cachorro pode comer açafrão?

Ver fichas de  Cachorros

O açafrão ou cúrcuma é uma planta nativa da Índia com uma raiz muito semelhante ao gengibre em sua forma e cheiro, mas com uma cor laranja bem mais intensa. Embora todas as suas partes sejam utilizadas para fins terapêuticos e culinários, o mais usado é justamente a sua raiz na forma de pó.

É cada vez mais comum encontrar este tempero em nossas receitas culinárias e tratamentos naturais, no entanto, você sabia que ele também pode ser benéfico para nosso animal de estimação? Neste artigo do PeritoAnimal, falamos sobre as suas propriedades e usos mais comuns e respondemos a pergunta "cachorro pode comer açafrão?". Continuo lendo e descubra toda a informação sobre esse condimento na dieta dos cães!

Também lhe pode interessar: Porquinho da Índia não come

Composição nutricional do açafrão

Antes de detalhar os vários componentes desta raiz popular, é importante notar que os cães podem consumir o açafrão. No entanto, como acontece com outros produtos, como a levedura de cerveja ou o óleo de salmão, a chave para o sucesso está na quantidade e na frequência. Dito isso, mostramos abaixo a composição nutricional por 100 gramas de açafrão, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA):

  • Energia: 312 calorias
  • Proteínas: 9,68 g
  • Gordura: 3,25 g
  • Carboidratos: 67,14 g
  • Fibra: 22,7 g
  • Água: 12,85 g
  • Vitamina B total: 1,685 mg
  • Vitamina C: 0,7 mg
  • Vitamina K: 0,134 mg
  • Vitamina E: 4,43 mg
  • Magnésio: 208 mg
  • Ferro: 55 mg
  • Fósforo: 299 mg
  • Cálcio: 168 mg
  • Potássio: 2,08 g
  • Sódio: 27 mg
  • Zinco: 4,5 mg
Cachorro pode comer açafrão? - Composição nutricional do açafrão

Benefícios do açafrão para cachorros

Agora que sabemos que os cães podem comer açafrão e a quantidade de cada um dos seus componentes, vamos rever as suas propriedades mais notáveis, tanto para tratar como para prevenir problemas de saúde nos cães.

Propriedades digestivas

O açafrão é considerado uma das plantas carminativas mais eficazes, portanto, tem propriedades digestivas potentes que favorecem o trânsito intestinal do cão, estimulam a produção de suco gástrico e ajudam a aliviar problemas de estômago. Da mesma forma, beneficia a vesícula promovendo o fluxo biliar e age como um protetor hepático. Se isso não bastasse, as propriedades digestivas do açafrão não terminam aqui, já que esta especiaria aumenta a produção de probióticos, fato que resulta numa melhoria da flora intestinal do cão.

Propriedades anticancerígenas

Embora ainda se investigue sobre as propriedades anticâncer do açafrão, estudos como o realizado pela Associação Americana de Investigação do Câncer, Pharmacodynamic and Pharmacokinetic Study of Oral Curcuma Extract in Patients with Colorectal Cancer ou outro estudo realizado pelo Centro de Investigação do Câncer Amala, Potential anticancer activity of turmeric, se observou que esta planta pode melhorar o estado clínico de pacientes com certos tipos de câncer. No entanto, como mencionamos, os resultados ainda não são considerados conclusivos e não é possível confirmar precisamente que o açafrão impede ou trata o desenvolvimento do câncer, apenas que melhora a condição do paciente.

Os inúmeros estudos realizados até o momento determinam que a eficácia do açafrão é aumentada em pacientes com câncer do cólon e do estômago, no entanto, também encontraram resultados positivos em pacientes com câncer de pulmão, pâncreas e fígado, entre outros. Essas propriedades anticâncer também são refletidas nos cães, portanto, podem ajudar a reduzir as chances de desenvolver tumores ou aliviar os sintomas do câncer em cães.

Propriedades antioxidantes

A riqueza de minerais e vitaminas do açafrão faz dele um poderoso antioxidante. Especialmente se alimentamos o cão apenas com base de ração, a falta destas substâncias tão benéficas para a saúde deve ser coberta com a ingestão de suplementos vitamínicos, como o açafrão. Assim, a planta pode desintoxicar o organismo do cachorro e prevenir a oxidação celular.

Propriedades anti-inflamatórias

Graças às propriedades anti-inflamatórias do açafrão, esta especiaria é cada vez mais utilizada na produção de suplementos nutricionais naturais uados no tratamento de problemas nas articulações em cães, cavalos e outros animais. Desse modo, através da ingestão direta da raiz em pó, é possível, ainda, aliviar os sintomas de várias doenças relacionadas com articulações e promover a prevenção da mesma.

Propriedades anti-glicêmicas

Além de todas as propriedades anteriores, o açafrão também pode promover a função do pâncreas, o órgão que produz a insulina. Desta forma, este condimento ajuda a equilibrar os níveis de insulina, triglicerídeos e açúcar no sangue, além de fortalecer o sistema imunológico do cão.

Benefícios e usos do açafrão para os cães

As propriedades do açafrão para cães mencionadas acima se traduzem em uma série de benefícios que nos permitem usar esta planta para tratar os seguintes problemas de saúde:

Gases

Sendo uma planta carminativa de poderosas propriedades digestivas, o açafrão é ideal para tratar e prevenir a flatulência e os gases em excesso nos cães, desde que a causa destes problemas seja uma alimentação inadequada, falta de mastigação ou má digestão. Quando os gases são produzidos pela presença de uma determinada doença ou o desenvolvimento de uma alergia alimentar, é essencial ir ao veterinário para seguir o melhor tratamento.

Cólicas estomacais, gastroenterite e diarreia

Além disso, devido às suas propriedades digestivas, o açafrão é um remédio natural perfeito para combater os problemas de estômago, como cólicas, gastrite, gastroenterite, azia, diarreia e vômitos, principalmente.

Fígado gorduroso

Como mencionamos, o açafrão é um protetor natural do fígado, portanto, é altamente benéfico para o tratamento do fígado gorduroso em cães e outros problemas relacionados a este órgão, sempre seguindo as instruções do veterinário. Da mesma forma, e graças às suas propriedades antioxidantes, também é ideal para melhorar a função renal.

Problemas osteoarticulares

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, os cães podem tomar açafrão para aliviar os sintomas da artrite, artrose, osteoartrite e, geralmente, qualquer problema de caráter osteoarticular. É claro que, como em todas as patologias, o açafrão nunca deve ser um substituto para o tratamento estipulado pelo veterinário, mas sim um complemento que favoreça o estado clínico do animal.

Adequado para cães com diabetes

Devido à sua composição nutricional, suas propriedades antiglicêmicas e anti-inflamatórias, o açafrão ajuda a tratar e prevenir o diabetes em cães. Graças à sua capacidade de regular os níveis de glicose no sangue e estimular a função do pâncreas, é possível reduzir as chances de desenvolver resistência à insulina.

Cachorro pode comer açafrão? - Benefícios e usos do açafrão para os cães

Dose recomendada de açafrão para cachorros

Dependendo do uso que queremos dar ao açafrão, a quantidade recomendada pode variar. Assim, se pretendemos usar esta planta para prevenir o desenvolvimento das patologias e problemas de saúde mencionados acima, podemos usá-la como condimento utilizando nas receitas caseiras, nunca excedendo 60 mg por dia. Se o cão não seguir uma dieta caseira, não é recomendado polvilhar açafrão na ração pronta.

Por outro lado, se estivermos interessados em dar açafrão a um cão para tratar problemas estomacais, podemos oferecer 2 a 3 gramas por dia, sempre com a aprovação do veterinário e no prazo estabelecido pelo especialista. Para problemas nas articulações, a dose diária recomendada para cães é de 1 grama no máximo.

Todas as quantidades indicadas destinam-se a cães de raças grandes (25-35 kg), pelo que devem ser adaptadas em função do tamanho do animal.

Cachorro pode comer açafrão? - Dose recomendada de açafrão para cachorros

Cachorro pode comer curry?

Agora que sabemos que os cães podem comer açafrão e qual é a dose recomendada para cada caso, consideraremos se eles também podem consumir o curry, já que uma das principais especiarias que o compõe é precisamente aquela que tratamos neste artigo, o açafrão. Bem, como existem várias receitas diferentes de curry, os ingredientes para fazer a mistura, que podem ser encontrar facilmente, são:

  • Açafrão
  • Coentro
  • Cominho
  • Feno-grego
  • Gengibre
  • Pimenta caiena
  • Pimenta-do-reino
  • Sementes de mostarda

Embora alguns dos seus ingredientes separadamente sejam bons condimentos para as receitas caseiras dos nossos cães, a verdade é que o conjunto de todos eles, na forma de curry, não é recomendado. Isto é principalmente devido aos componentes dos ingredientes picantes que podem causar má digestão e desenvolver problemas estomacais no animal, como diarreia ou vômitos. Desta forma, concluímos que os cães não devem comer curry. Se você querer condimentar as refeições do seu amigo peludo, é preferível optar por aquelas que são benéficas para eles, individualmente, ou usar apenas um fio de azeite de oliva.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer açafrão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Cachorro pode comer açafrão?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
davide
afinal, os cães podem comer cúrcuma. obrigado peritoanimal

Cachorro pode comer açafrão?
1 de 4
Cachorro pode comer açafrão?

Voltar ao topo da página